Produção de aves: 4 dicas de ouro para aumentar seu faturamento

Produção de aves: 4 dicas de ouro para aumentar seu faturamento

 

Assim como toda a população e as formas de realizar as coisas, a produção rural também foi alterada com o avanço tecnológico. O paradigma de que o produto rural é um senhor que não se atenta para as novas tecnologias para melhorar o seu negócio ficou para trás.

 

Essa mudança de paradigma foi muito importante para a melhoria na produção de muitos produtos essenciais para a vida humana. Um tipo de produção que mudou – e muito – com os tempos e as inovações foi a produção de aves.

 

A produção de aves, ou avicultura, cresceu muito nos últimos anos e a exportação dessa produção para o exterior, como a China, e as normas sanitárias, impuseram ao produtor rural outros modos de trabalhar.

 

Antes de mostrarmos o que preparamos, é importante que você se mantenha atualizado no seu negócio, lendo esse artigo sobre fazendas Inteligentes. Aproveite e fique por dentro das novidades para sua produção rural lendo as demais publicações do nosso blog.

 

Pensando em todas essas mudanças, como a tecnologia e o crescimento da demanda, muitos negócios surgiram e a competitividade aumentou em números expressivos. Por isso, preparamos uma série de dicas importantíssimas para aumentar a qualidade do seu produto e, consequentemente, o faturamento do seu negócio.

 

Mas antes de aprendermos como alavancar seu negócio, vamos entender um pouco sobre a produção de aves?

 

 

O que a Embrapa considera importante para a produção de aves?

 

A produção de aves é muito importante para a economia brasileira. Segundo o site da Embrapa, existem alguns processos da produção de aves que são necessários para aumentar a qualidade do produto.

 

Aves vermelhas juntas
A atenção a cada processo a produção de aves, garante um produto de melhor qualidade

 

Sabemos que a qualidade do produto é muito importante, tanto para o comércio nacional, quanto internacional. Os processos que a Embrapa considera importante são o melhoramento genético, produção, nutrição, biosseguridade, bem estar animal e boas práticas de produção.

 

Sabendo disso, vamos às 4 dicas de ouro para aumentar o faturamento da sua produção de aves, seja ela de frango, galinhas, codornas, aves exóticas ou ornamentais. Essas dicas envolvem tanto a qualidade do seu produto, quanto os processos envolvidos nessa melhora.

 

 

1. Invista em tecnologia

 

A primeira dica é aumentar o investimento em tecnologia. A tecnologia é um dos parceiros mais presentes no mercado, por isso, aumentar esse investimento é facilitar a vida do produtor e aumentar a qualidade do produto.

 

Esse investimento na tecnologia na produção de aves é importante desde a genética da sua ave até mesmo a fase final desse animal. Podem ser feitos melhoramentos genéticos nas aves, além de criar rações específicas para as necessidades de cada animal, além de criar ambientes mais confortáveis para o desenvolvimento da ave.

 

Aves brancas de qualidade
Investimento em tecnologia genética, alimentar ou estrutural é essencial para a avicultura

 

Existem também impressoras 3D que podem funcionar como uma estratégia para solução de diversos problemas nesse ramo.

 

 

2. Capacite a equipe

 

Sabemos que quando o nosso negócio cresce é preciso confiarmos o nosso sustento nas mãos de funcionários e outros profissionais. Portanto, não adianta você adquirir todo o conhecimento do mundo sobre a produção de aves e os seus funcionários ficarem no esquecimento.

 

Investir em workshops e cursos para a equipe é uma maneira de ter um retorno mais rápido e também de aumentar os rendimentos. Uma equipe que sabe lidar com as novas tecnologias e sabe lidar com os processos, faz tudo ficar mais fácil. Além disso, o investimento em conhecimento pode incentivar os trabalhadores a trabalharem mais e com maior qualidade.

 

É importante investir para que o retorno venha posteriormente, ou seja, esse investimento em conhecimento é um dinheiro que pode não retornar no exato momento, porém, a longo prazo ele trará diversos frutos.

 

 

3. Melhore a estrutura

 

Melhorar a estrutura de uma empresa é um gasto consciente. Aumentar o local e melhorar as condições de trabalho e de sobrevivência dos animais é um modo interessante de tornar o processo mais tranquilo.

 

Galpão com muitas aves
Uma boa estrutura otimiza todos as etapas de produção de aves

 

Cada tipo de animal se adapta mais a algumas condições de ambiente, sejam condições climáticas ou outros tipos. Por isso, esse investimento na estrutura não é aumentar em número, mas em qualidade.

 

Pense que com essas adaptações o seu produto se tornará melhor, assim como você poderá servir de exemplo para outras empresas do mesmo ramo.

 

 

4. Cuide bem dos animais

 

Trabalhar com aves ou qualquer outro animal é trabalhar com a vida. Cuidar dos animais não impede que o seu trabalho continue sendo feito, muito pelo contrário, ele cria condições para que o seu trabalho se desenvolva.

 

Um animal em condições ruins de crescimento se desenvolve de maneira lenta e causa prejuízo para o produtor, já um animal criado com conforto, alimentação, temperatura e umidade adequadas, possui maior qualidade.

 

Esse cuidado pode se estender ao meio ambiente, afinal, é ele quem dá muitos dos recursos que se utiliza na produção de aves. Reutilizar a água e utilizar placas solares no espaço de criação é um jeito de pensar no planeta e de quebra economizar.

 

Acompanhe a alimentação, montando um cardápio regrado, assim seu animal não sofrerá de sobrepeso ou magreza, assim, aumentando a qualidade do produto final.

 

 

Considerações finais

 

As dicas que passamos para vocês, na verdade, fazem parte de um desejo maior que deve estar envolvido na política do seu negócio. Se inovar e cuidar dos animais, por exemplo, são jeitos de buscar cada vez mais a qualidade do produto que chega à casa das pessoas.

 

Quando você inicia um empreendimento e acredita também que esse empreendimento pode mudar a vida das pessoas, você precisa levar essa missão como um mantra. Cuidar dos funcionários e tratar os animais com respeito é um modo de melhorar o produto e, consequentemente, a vida das pessoas.

 

Esperamos que todas essas dicas sejam utilizadas e que o seu negócio, de fato, aumente o faturamento, além de aumentar a sua qualidade de vida e a dos seus funcionários.

 

Para mais informações sobre o ramo agropecuário é só ficar atento aos artigos e matérias publicados em nossa categoria de notícias agrícolas.

 

Conheça também o site MF Rural, site onde você pode comprar ou vender produtos agro para todo Brasil. Trata-se do maior marketplace do Brasil focado no segmento agropecuário. Nós apenas promovemos o encontro, a negociação é com você!

 

Veja também: