Gado Canchim: conheça suas características principais

Gado Canchim: conheça suas características principais

Ei você, pecuarista, já conhece a raça de gado de corte desenvolvida 100% no Brasil? Raça submetida a vários estudos e provas? Está por dentro das principais características que o gado Canchim apresenta?

Pecuaristas são empresários do campo, e colaboram ativamente na engrenagem do agronegócio, então, produzir com o máximo de eficácia é sempre o alvo. Dessa forma, associar conhecimento técnico, comercial, estudos genéticos e a prova diária que vem da lida no campo, contribui muito para girar a engrenagem do agro.

Então, se você quer conhecer os motivos por traz do despertar de interesse de muitos criadores, vem comigo na leitura desse artigo e conheça as principais características do gado Canchim. Afinal, não é à toa que esses animais vêm conquistando cada vez mais a atenção dos pecuaristas. Confira!

A necessidade aliada a ciência

Temos um país de clima predominantemente tropical, o que torna o leque de opções de raças para a pecuária de corte limitado, considerando questões como precocidade e rendimento de carcaça, especialmente.

Ainda assim, o gado zebuíno, frequentemente presente nos rebanhos, apresenta características rústicas e excelente resistência ao nosso clima, porém, é carente no quesito de ganho de peso e maturidade sexual precoce.

Por conta disso, a necessidade de melhorar a raça por meio de cruzamentos dirigidos, ou seja, através do melhoramento genético.

Dessa maneira, através de muito estudo e empenho, a Embrapa de São Carlos desenvolveu a raça Canchim, que é fortemente precoce, com alto peso de abate e boa ambientação ao clima quente e seco.

Vacada Canchim soltas a pasto
Rebanhos de gado Canchim contribuem muito para alavancar o mercado da pecuária de corte no Brasil e são lucrativos ao produtor. Foto: Concelina Cássia Leme.

Mas porque o nome Canchim? Isso se deve a presença abundante da árvore que carrega o mesmo nome, na cidade de São Carlos, onde a raça foi desenvolvida.

Conhecendo melhor a origem do gado Canchim

Pensando em originar um gado melhorado, os cruzamentos se iniciaram na década de 40, com animais principalmente das raças Indubrasil, Nelore e Guzerá, juntamente com a raça europeia Charolesa, que foi selecionada justamente por sua precocidade e alto rendimento de carne, além de ser a que melhor se adapta ao clima tropical do Brasil, não interferindo diretamente na rusticidade herdada do zebu.

O desafio dos pesquisadores era conseguir manter a rusticidade do gado zebu aliado a produção e qualidade de carne, além da precocidade do gado europeu, a fim de conseguir elevar a qualidade produtiva da bovinocultura de corte.

Sendo assim, o Canchim é composto de 3/8 de sangue zebu, o que traz características como rusticidade, boa adaptação ao clima, pelo curto, e menor exposição a parasitas. Os outros 5/8 são Charolês, trazendo precocidade, maior ganho de peso, melhoria de carcaça e docilidade.

Reprodutivamente falando, o touro Canchim quando cobre as vacas com sangue predominante zebu, produz novilhos precoces e com um bom rendimento de carcaça.

Sob o mesmo ponto de vista, o gado Canchim surpreende em relação às outras raças, não só por ser uma raça sintética, ou seja, fruto de cruzamentos dirigidos, mas também por apresentar várias características de interesse produtivo que reduzem os custos da criação, e é essencial para a lucratividade.

Rebanho Canchim sendo alimentado no cocho
Devido ao cruzamento industrial, ou dirigido, entre o gado zebu e o gado europeu, a raça Canchim alia a rusticidade à docilidade e à melhora na condição corporal. Foto: Concelina Cássia Leme.

Leia também: Bonsmara: conheça a raça de gado de corte “do futuro”.

Principais características físicas do gado Canchim

Finalmente, fique atento, pois abaixo seguem algumas das principais características físicas do gado Canchim:

  • Uniformidade de pelagem na cor creme em várias tonalidades;
  • Cabeça com peso, tamanho, comprimento e largura médios;
  • Orelhas de tamanho pequeno a médio;
  • Mochas ou amochados, não tem chifres;
  • Tamanho maior para os machos e menor para as fêmeas (considerar também a idade reprodutiva);
  • Pescoço de comprimento médio e musculoso para os machos, sendo mais longo e delicado na fêmea;
  • Dorso e lombo largos, compridos e bem cobertos de músculos, do garrote a garupa;
  • Comportamento: docilidade, temperamento fácil.
Características físicas do gado canchim a pasto
Os animais da raça Canchim são fortes e musculosos de cor predominante creme, mochos com boa musculatura. Fonte: MOREIRA, Danilo de Paula – EMBRAPA.

Características zootécnicas de interesse comercial

Por conseguinte para o padrão racial, considerando os atributos zootécnicos, os machos possuem maior fertilidade e produzem gerações mais pesadas. Os novilhos precoces ganham peso de terminação antes do esperado, quer sejam terminados em pasto ou em confinamento, submetidos a dietas básicas.

Com toda a certeza isso significa que a precocidade parte da relação do ganho de peso, maturidade sexual, e acabamento da raça. Assim, o Canchim chega primeiro ao peso de abate. No mesmo contexto, as fêmeas entram adiantadas no programa de reprodução, uma vez que geralmente a raça atinge o peso ideal antes que outros rebanhos.

O sistema de criação pode ser tanto em confinamento para terminação, como em livre pastejo. A conformação de carcaça será satisfatória.

Abaixo, seguem as principais características de interesse produtivo presentes no gado Canchim:

  • precocidade no ganho de peso;
  • precocidade na maturidade sexual;
  • alta fertilidade;
  • melhor aproveitamento de carcaça;
  • rusticidade;
  • boa terminação de carcaça;
  • carne de alta qualidade – marmoreio.

Isso significa que, para o coração da pecuária de corte no Brasil, ou seja, nos estados do MT, MS, PA e GO, o interesse comercial nessa raça é intenso, e vai movimentar consideravelmente a engrenagem do agronegócio.

Gado Canchim no cocho de alimentação, boa deposição muscular
O trato oferecido ao gado Canchim pode ser o convencional para rebanhos de corte, assim mesmo a deposição muscular tende a ser muito boa. Foto: Concelina Cássia Leme.

Conhecer para escolher!

Em suma, neste artigo destacamos os pontos de maior atenção para os empresários do campo, ou seja, você, pecuarista de corte!

O Canchim é uma excelente escolha em sua produção tanto intensiva quanto extensiva, devido a alta produção de qualidade, associado ao bom lucro gerado tanto por redução de custos quanto por maior giro comercial de abate, uma vez que a precocidade do rebanho garante isso. Além disso, o grande diferencial de boa adaptação a climas predominantemente quentes no Brasil.

Quando o assunto é a criação de raça, sabemos que tudo pode ser aperfeiçoado. Por isso, o objetivo continua sendo a evolução e o aprimoramento das características zootécnicas reprodutivas e produtivas de maior interesse.

O controle genético pode ser definido por meio do registro genealógico, controlado pela pela ABCCAN (Associação Brasileira de Criadores de Canchim), que mantém o controle de toda a raça em um sistema informatizado, além de também auxiliar na compra e venda de animais e incentivar a reprodução assistida.

Se desejar, sinta-se a vontade para entrar em nosso site e encontrar criadores da raça.

E então, gostou de saber mais sobre a raça Canchim? Aproveite e acesse também o nosso post sobre a raça Montana. Boa leitura!

Post Relacionado