Tipos de melão: confira os principais e os seus benefícios

Tipos de melão: confira os principais e os seus benefícios

Refrescante, saudável e doce, o melão é um fruto já tradicional no Brasil, onde é muito cultivado, em seus diferentes tipos. Utilizado em receitas, principalmente nos períodos mais quentes do ano, o melão também traz inúmeros benefícios à nossa saúde devido as suas vitaminas.

O que muita gente não sabe, é que existem pelo menos cinco tipos de melão cultivados no Brasil, cada um com suas características distintas, e que conferem aspectos especiais. Convidamos você a conhecer melhor cada um desses tipos e aprender como eles podem trazer benefícios à nossa alimentação. Confira!

Conheça um pouco mais sobre o melão

Antes de tratar diretamente sobre os tipos de melão mais produzidos e consumidos no Brasil, conheça um pouco sobre essa fruta.

Sua origem ainda causa controvérsia entre os historiadores. Alguns falam que seria a Índia e o Irã; outros acreditam que surgiu na África. O certo é que o seu cultivo é bem antigo: há registros que já ocorria no Egito e no Irã desde cerca de 2.500 a.C.

No Brasil, ele chegou na década de 1950. A produção dessa fruta logo se concentrou na região Nordeste devido às condições climáticas favoráveis, isto é, temperaturas que variam de 25°C aos 32°C, e clima seco na maior parte do ano (o excesso de umidade pode causar fungos na planta).

Melões amarelos com lavoura ao fundo
Existem diferentes tipos de melão. Trata-se de uma fruta muito cultivada e consumida no Brasil, com muitos benefícios à nossa saúde.

Mas, caso você esteja em outras regiões do país e queira investir no cultivo dessa fruta, não se preocupe porque existem alternativas.

Como essa fruta se adapta melhor em áreas mais quentes, o ideal é que o plantio ocorra no período de agosto a novembro, justamente de maior calor nessas outras áreas do país. Mas fique atento a questão da umidade, que é um dos fatores decisivos para o sucesso dessa cultura.

Quer saber tudo sobre o plantio desse fruto, desde o preparo do solo, detalhes sobre a época ideal de plantio, os tratos culturais e a colheita? Então acesse nosso post: Melão: entenda mais sobre o plantio e cultivo.

Agora, vamos tratar dos principais tipos de melão plantados em solo brasileiro e seus benefícios.

Leia também: Conheça 6 tipos de maracujá e suas características.

Principais tipos de melão

Agora que já conhece mais detalhes dessa fruta, vamos tratar diretamente sobre os principais tipos de melão cultivados e consumidos no Brasil. Cada um deles com aparência e sabores diferenciados.

Diferentes tipos de melão
Da família Cucurbitácea (a mesma da melancia, abóboras e pepino), o melão fornece vitamina C, fibras, sódio e potássio.

Logicamente, iremos começar com o mais conhecido e consumido: o melão amarelo. Confira abaixo:

Melão amarelo

Entre os tipos de melão mais conhecidos e consumidos no Brasil está o amarelo, independente da região. Trata-se de um fruto com peso médio de 1,5 kg a 2 kg, com casca na cor “amarelo canário” e polpa espessa e suculenta, de cor branco-esverdeada a creme.

Esse tipo de melão contém uma grande quantidade de substâncias antioxidantes (bioflavonoides), vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, bem como potássio e fibras. Tem um papel importante no controle de peso e do colesterol.

Dica: consumir logo cedo, junto com o café da manhã e in natura.

Mas, como saber quando o melão amarelo está realmente maduro, a fim de desfrutar melhor do seu sabor? Trata-se de um desafio até mesmo aos compradores mais experientes. Mas, calma! Temos duas dicas para te ajudar nessa “missão”:

  • A casca deve estar com uma cor amarela bem forte, sem áreas e faixas verdes (que indicam que foi colhido antes da época certa);
  • O fruto deve ser firme e pesado, sem áreas amolecidas e escuras.
Melões amarelos inteiros sobre mesa de madeira, com fatias de melão em um prato branco, com mar ao fundo
Entre os tipos de melão, o “amarelo” é o preferido dos brasileiros pela sua refrescância e benefícios à saúde.

Melão cantaloupe americano (ou europeu)

Primeiro, vamos aprender a diferenciar o melão cantaloupe americano dos demais: esse fruto é arrendondado, tem a casca da cor verde e enrugada, enquanto a polpa é alaranjada.

Quando comparado com os outros tipos, é bem fácil perceber que ele é mais firme, sendo uma boa opção para receitas que envolvem bater a fruta.

A exemplo do tipo amarelo, também possui muitos macronutrientes importantes à uma dieta equilibrada: alta quantidade de fibras, vitaminas e minerais. É uma boa pedida para quem quer um sistema imunológico fortalecido.

É um tipo de melão usado no mercado de processados e muito apreciado pelo mercado francês e inglês para consumo in natura.

Fatias de melão do tipo cantaloupe americano, sobre tábua de madeira
Essa variedade de melão também pode ser chamada de melão japonês, melão mel, ou melão Harper.

Veja também: Tipos de banana: conheça os mais comuns no Brasil.

Melão cantaloupe italiano

Esse melão recebeu o nome após ser levado por missionários à um castelo em Cantalupo, na antiga Roma. Suas características principais são: casca espessa verde clara com riscos verde escuro e polpa alaranjada.

Ele se assemelha muito ao tipo americano. É rico em betacaroteno, agregando um grande poder antioxidante à esse fruto. Cerca de 95% de sua produção é destinada ao mercado externo.

Melão do tipo cantaloupe italiano cortado em cima de um tronco de madeira, com folhas
Esse tipo de melão é bastante consumido na Europa, principalmente na Itália.

Melão pele de sapo

Apesar desse nome meio estranho, trata-se de um dos tipos de melão também muito consumidos no Brasil, além de ser exportado para a Europa.

Este nome certamente se dá pela semelhança à pele do animal: tem uma casca verde manchada e estriada em cores mais claras, com um formato ovalado.

Quem já experimentou, garante: o sabor deste melão é inigualável. Ele também é bastante nutritivo, oferecendo fibras, vitaminas A e C e minerais. A polpa é clara, enquanto as sementes têm partes alaranjadas.

Melão do tipo pele de sapo
Do volume total de produção desse tipo de melão, 75% é destinado à exportação, e apenas 25% permanece no mercado interno.

Melão gália

Trata-se de um melão um pouco mais caro em relação aos demais tipos que citamos neste post. Em contrapartida, é muito nutritivo e extremamente saboroso.

Na verdade, é uma espécie de “mistura” dos demais. Conhecido também como melão israelense, o gália é pequeno, com a casca amarelada e estrias brancas, embora um pouco mais enrugada do que a variedade amarela.

Sua polpa é branca no centro e levemente esverdeada próxima a casca. Essa variedade também oferece grandes quantidades de potássio, cálcio e ferro.

Melão gália cortado ao meio
Entre os tipos de melão, a variedade “gália” é considerada mais “nobre” pelo preço e por ser muito saboroso.

Portanto, existem diversos tipos de melão, com diferentes sabores, cores e até cascas. Mas, todos têm algo em comum: são bem nutritivos e trazem muitos benefícios à nossa saúde.

Conforme citamos no começo do texto, o melão pertence à família Cucurbitácea, da qual a melancia também faz parte. Por isso, que tal conferir nosso artigo que trata dos tipos de melancia mais produzidos no Brasil? Acesse já e boa leitura!

Post Relacionado