Investimentos em tecnologia agilizam o restabelecimento de energia

Investimentos em tecnologia agilizam o restabelecimento de energia

A Enel Distribuição Goiás segue trabalhando e investindo na implantação de tecnologia no sistema elétrico da zona rural. Até o mês de maio deste ano, já foram instalados mais de mil equipamentos telecomandados na zona rural.

Esses aparelhos são controlados direto do Centro de Operações, em Goiânia. Em casos de falhas no fornecimento de energia, os equipamentos identificam e isolam o defeito, fazendo com que o menor número de clientes possível fique sem energia e possibilitando ações mais rápidas para resolver o problema.

As manutenções nas redes elétricas da zona rural são constantes. “Goiás é um Estado com dimensões de País, existem circuitos muito extensos, que passam por áreas rurais com locais em que o acesso é quase impossível.

Por conta disso, a empresa também conta com a ajuda de helicópteros para inspecionar a rede elétrica, especialmente na zona rural, para identificar locais que precisam de manutenção”, destaca José Januário, responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás.

Os helicópteros são equipados com câmeras e sensores de calor, que registram o voo sobre a rede. Com essas imagens, as inspeções são muito mais rápidas e precisas, pois é possível ver a rede de cima para baixo, identificando problemas como cruzetas podres, cabos deteriorados, isoladores quebrados e objetos presos aos fios, e indicando o local exato em que as equipes de solo precisam chegar para realizar as manutenções.

A companhia reforça, ainda, que tem intensificado as ações de manutenções preventivas na rede elétrica de Goiás e as ações incluem podas de galhos em contato com a rede, trocas de equipamentos danificados e substituições de cabos e postes em mau estado de conservação.

Enel Multimídia: confira essa matéria em vídeo e infográfico

Vídeo com José Januário:

Infográfico explicativo:

www.mfrural.com.br/infografico-investimentos-em-tecnologia

Post Relacionado