Trator elétrico autônomo é lançado na China

Trator elétrico autônomo é lançado na China

O lançamento do trator elétrico autônomo na China marca o primeiro passo para o futuro do agronegócio. Como segunda maior economia e o país mais populoso do planeta, o gigante asiático certamente tem grandes desafios. Afinal, depende do agronegócio para alimentar esta população.

Portanto, existe uma grande busca no agronegócio chinês, assim como em todo o mundo, para modernizar o setor. O Super Tractor I já começou a trabalhar no país, desde 2019, com uma tecnologia que já se espalha por todo mundo.

Conheça o site com maior oferta de tratores usados do Brasil, veja mais de 1.500 máquinas à venda com preço.

Continue lendo o post e entenda tudo sobre o lançamento do trator elétrico autônomo na China.

Tecnologias por trás do trator elétrico autônomo

Evidentemente, a tecnologia é a base de funcionamento desta solução. Ele usa a Internet das Coisas, para enviar e receber informações, além de um sistema de direção autônoma e outro de controle inteligente.

Ou seja, além de dirigir sozinho, o trator ainda permite total controle da operação para os produtores.

E este não é o único esforço de tecnologia autônoma empregado na China. Antes disso, uma colheitadeira autônoma também vem sido usada para colher arroz, sem motorista.

O que isso significa para o agronegócio chinês?

A China tem um setor de agronegócio colossal. Porém, enfrenta alguns problemas, como o envelhecimento da força de trabalho rural.

Para complicar, este sempre foi um país muito focado no campo, que agora desponta como uma potência tecnológica. Isso leva a uma mudança de pensamento da população mais jovem, que não quer lidar com os esforços do campo. Ou seja, a necessidade de automatizar e inovar é enorme.

Outras grandes potências mundiais, como a Austrália e os Estados Unidos, também estão buscando inovar e tornar o agronegócio mais moderno. Isso significa que existe um esforço em conjunto em todo o mundo, para inovar.

O que o trator elétrico autônomo significa para o agronegócio brasileiro?

No Brasil, o desafio é semelhante, mas por motivos diferentes. O produtor brasileiro está ficando mais novo, e tendo cada vez mais acesso à tecnologia. Combina-se a isso o fato de o agronegócio ser a maior força da economia brasileira e a necessidade de inovação existe para ser mais eficiente.

Portanto, os tratores elétricos autônomos já começaram a aparecer no Brasil. Além do chinês, existem modelos japoneses, britânicos e americanos.

Está gostando do post? Lembre-se de guardar nossa página de notícias para ficar por dentro de todas as novidades do agronegócio!

Quais são as vantagens do trator elétrico autônomo?

Falando um pouco mais sobre o produto em si, o trator elétrico autônomo traz diversas vantagens. Primeiramente, por ser elétrico, não emite poluentes que podem afetar a produção. Além disso, é um modelo bem versátil, podendo ser equipado com rodas e esteira. As fabricantes também prometem um baixo custo de manutenção.

Para as fabricantes e muitos entendidos do agronegócio, a automação é essencial para aumentar a eficiência, diminuir os custos e tornar o modelo mais eficiente.

Trator elétrico sem motorista conectado a um implemento
A proposta deste trator é aumentar a eficiência e diminuir os custos. Imagem: CHIAIC/Divulgação

Existem desvantagens no trator elétrico autônomo?

Por outro lado, esta não é uma solução que está pronta para ser totalmente adotada. Primeiramente, é um equipamento bem caro. Além disso, existe uma grande variedade no terreno brasileiro, o que pode levar a uma dificuldade de adaptação.

Por fim, existe a questão do tamanho das produções. Para uma fazenda menor, é um investimento que faz pouco sentido do ponto de vista do custo-benefício.

A conclusão que é possível tirar é que o lançamento de um trator elétrico autônomo na China, e no resto do mundo, marca o primeiro em uma tendência inevitável. A automação do agronegócio é essencial e valiosa demais do ponto de vista financeiro e da sua eficiência.

Contudo, a tecnologia precisa ser um pouco mais refinada até estar pronta para ser adotada em massa. Veja um vídeo de divulgação do trator.

Fonte do youtube: New China TV

Gostou do post? Então, confira outros artigos que preparamos para você:

Post Relacionado