Irrigação e segurança alimentar: qual o papel da eficiência?

Irrigação e segurança alimentar: qual o papel da eficiência?

Em um mundo onde cerca de 820 milhões de pessoas não têm acesso à quantidade de alimento suficiente para manter níveis básicos de saúde e onde dois terços da população enfrentam algum problema de falta de água, o grande desafio a ser enfrentado é desenvolver estratégias para balancear produção de alimento com o uso de água.

A irrigação é, sem dúvida, uma tecnologia fundamental em qualquer planejamento estratégico que vise segurança alimentar. O crescimento da irrigação, entretanto, não pode mais ser fundamentado apenas no aumento do uso de recursos hídricos.

O crescimento desejado e possível é cada vez mais dependente dos ganhos de eficiência nos sistemas já existentes.

Sabe onde encontrar bombas de irrigação? Visite nosso site e encontre vários modelos!

Cuidados com a irrigação

A irrigação ineficiente e inadequada resulta em desperdício de água e energia, o que representa perda de recursos que são finitos e que estão cada dia mais escassos.

Pivô central - sistema de irrigação
Sistema de irrigação por pivô central.

O desafio da agricultura irrigada é a promoção do irrigar com qualidade. Isto quer dizer que deve ser buscado continuamente uma elevada eficiência e produtividade de uso das águas.

A eficiência, entretanto, é uma parte da solução do problema hídrico. Ela deve vir associada a um planejamento integrado da bacia, que inclua práticas efetivas de conservação de água e solo.

Estudos indicam que, de maneira geral, melhorar apenas a eficiência de irrigação não reduz necessariamente o consumo de água, podendo, ao contrário, aumentar o seu uso, pois o aumento da uniformidade de irrigação e de outros fatores de produção, como, por exemplo, fertilizantes, podem aumentar a evapotranspiração e o rendimento.

Água desperdício nas lavouras
Na irrigação de uma lavoura, é preciso ter cuidado para evitar desperdícios no uso da água.

Segundo os autores, não haverá economia de água na escala de bacia se os volumes evaporados e transpirados pelas culturas e os usos não benéficos, como, por exemplo, os considerados com plantas daninhas continuarem os mesmos.

Eficiência de uso da água

Alguns trabalhos ressaltam que melhorias na eficiência de uso da água podem reduzir tanto os usos consuntivos quanto os não consuntivos. Esses trabalhos destacam ainda que reduzir os usos consuntivos contribui para aumentar a oferta de água da bacia.

Na perspectiva do irrigante, reduzir a captação de água reduz custos com água e energia e ainda aumenta a eficiência na aplicação de fertilizantes e outros químicos.

Além disso, aumenta o rendimento e a qualidade da produção, com consequente aumento da renda do produtor, reduzindo a vulnerabilidade dos sistemas aos períodos de baixa disponibilidade hídrica.

Alimentos produzidos em lavoura com irrigação
Uma irrigação bem executada garante a produção de alimentos e garante a segurança alimentar.

A melhoria na eficiência da irrigação tem como benefício aumentar a confiabilidade do sistema hídrico, isto é, reduz os riscos de não atendimento das demandas, além de contribuir para melhorar a qualidade dos cursos de água.

A eficiência de irrigação é sem dúvida um fator importante a ser observado, mas os grandes desafios para o desenvolvimento da agricultura irrigada estão relacionados a fatores externos e estão fora do alcance do produtor, tais como as limitações à construção de barragens e a outorga do direito de uso de recursos hídricos.

A agricultura será cada vez mais pressionada a aumentar a eficiência de uso de seus insumos. A agricultura irrigada, por sua vez, tem ainda o desafio de melhorar a eficiência de uso de dois insumos estratégicos para a sociedade: água e energia.

Post Relacionado