O que faz uma planta crescer sadia

O que faz uma planta crescer sadia

Qualquer tipo de planta necessita de vários nutrientes no sentido de se manter viva e crescer sadia, assim como os seres humanos.

Com o propósito de entender um pouco mais sobre isso é importante cultivar uma planta da forma correta fornecendo o que ela precisa. Nesse sentido, você sabe quais são esses nutrientes necessários para uma planta crescer sadia?

Veja, neste artigo, o que faz uma planta crescer sadia e obtenha maior conhecimento sobre o solo e o que as plantas mais necessitam!

Solo, água e luz solar ajudar uma planta a crescer sadia

Como destacamos acima, os nutrientes são essenciais para que as plantas consigam se desenvolver de forma saudável. Isso acontece por meio do solo, da água e da luz solar, portanto, essas três coisas são indispensáveis.

Diferentes tipos de solo para cultivo
Cada tipo de solo possui uma quantidade diferente de nutrientes e nem sempre essa quantidade é suficiente visando uma planta cresça sadia.

De acordo com o Dr. Hélio Grassi Filho, professor titular do Departamento de Nutrição Mineral de Plantas e Recursos Ambientais da Unesp, em Botucatu, os nutrientes são a base da cadeia alimentar.

São os nutrientes, que regulam o metabolismo da planta, que formam a base da produção vegetal para alimentar diretamente o homem ou o gado e, consequentemente, alimentar indiretamente o homem com proteína animal”, afirma o especialista.

A planta encontra alimento no solo, por meio de dois tipos de nutrientes, os macronutrientes e os micronutrientes. Aliás, ambos são compostos químicos que permitem que o metabolismo da planta funcione de forma eficiente, nutrindo as células.

Com o intuito de entender melhor cada um, veja logo abaixo quais são e a quantidade necessária para que as plantas se mantenham sadias.

Conheça os macronutrientes

Os macronutrientes são alguns dos elementos que qualquer tipo de planta necessita e eles devem estar em quantidade suficiente no solo. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento, bem como na formação de frutos, folhas e flores.

Alguns dos macronutrientes principais são:

  • Potássio;
  • Nitrogênio;
  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Enxofre.
Planta sadia com macronutrientes
O balanceamento ideal dos macronutrientes no solo são essenciais e, com isso, garantir um melhor desenvolvimento da planta de forma sadia.

Se não houver a quantidade necessária no solo, é preciso realizar a reposição por meio de fertilizantes sustentáveis e recomendados para o tipo de planta específico e, dessa maneira, ela possa crescer sadia.

Quais são os micronutrientes para uma planta crescer sadia?

Além dos macronutrientes, os micronutrientes também são essenciais no crescimento pleno de uma planta.

Ao contrário dos elementos mencionados no tópico anterior, os micronutrientes são necessários em quantidade bem reduzida no solo, não sendo abundantes.

Os principais, são:

  • Cloro;
  • Boro;
  • Molidbênio;
  • Cobre;
  • Zinco;
  • Ferro;
  • Manganês.

Esses elementos também estão presentes nos fertilizantes utilizados com o intuito de tornar o solo mais rico em nutrientes e proporcionar um crescimento mais sadio da planta.

Processo de absorção dos nutrientes pela planta

Além de as plantas necessitarem de um solo com todos os nutrientes mencionados acima, apenas eles não conseguem oferecer uma vida sadia à planta. É preciso também de água.

A água consegue dissolver os nutrientes do solo e, dessa maneira, as raízes fazer a absorção, transportando os nutrientes à todas as partes da planta.

Processo de fotossíntese para uma planta sadia.
Através da fotossíntese, a planta absorve a luz solar, transformando água e dióxido de carbono em oxigênio e nutrientes, e, com isso, se desenvolvendo de forma sadia.

Depois disso, a clorofila, presente nas folhas e outras partes da planta que ficam expostas ao sol, faz a absorção da luz solar no processo conhecido como fotossíntese.

A fotossíntese faz a conversão do gás carbônico e da água em açúcares, o alimento das plantas, tendo como fonte de energia a luz solar. Assim sendo, nesse processo, a molécula de água é dividida em átomos de hidrogênio e oxigênio.

Portanto, o sol também é outro elemento essencial para que todo esse processo possa ocorrer de forma eficiente e possibilite uma planta crescer saudável.

Considerações finais

Levando em consideração tudo que foi citado, podemos compreender que as plantas possuem necessidades parecidas com as dos seres humanos, ou seja, de “alimentos” como absorção de água, nutrientes e luz solar.

Planta com folha amarelada. Alerta que não está sadia
O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta, até então sadia, não consegue transformar alimento em energia.

Com isso, seguindo as orientações acima, certamente você terá sucesso na sua produção agrícola, fazendo com que as plantas tenham um desenvolvimento de forma sadia, por meio de solo fértil e com as quantidades suficientes de água e sol.

No vídeo abaixo, conheça 7 fertilizantes naturais que estimulam o crescimento das plantas:

Fonte: Assim que faz.

Por falar em nutriente para uma planta crescer sadia, confira também nosso post sobre o uso do pó de rocha na agricultura. Boa leitura!

Post Relacionado