Fatores que influenciam na escolha do sistema de irrigação

Fatores que influenciam na escolha do sistema de irrigação

A irrigação está sendo cada vez mais usada pelos agricultores, mas depende de fatores importantes para definir a escolha do sistema ideal para cada lavoura. Todo esforço é necessário para suprir a falta ou as irregularidades de chuva.

Primordialmente precisamos apresentar os principais fatores que o agricultor deve levar em conta: tipo de plantio, características do solo, clima da região e também qual a disponibilidade de água na sua propriedade.

Neste artigo, estaremos explicando esses fatores que influenciam na escolha dos tipos de irrigação com o propósito de ajudar você, agricultor, a garantir uma boa produtividade de sua lavoura e, ao final, o tão esperado lucro. Boa leitura!

Confira também nosso artigo sobre os sistemas de irrigação na produção agrícola.

Irrigação das lavouras

Desde os tempos antigos o homem busca maneiras de fornecer água para seus cultivos, porque o objetivo sempre foi aumentar a produção e diminuir a dependência das condições climáticas.

Hoje, uma das técnicas mais utilizadas é a irrigação que consegue suprir a falta de chuva. Para se ter uma ideia, cerca de 40% de todas as lavouras do planeta dependem da irrigação.

Mas, no Brasil esse índice não ultrapassa 10%, ou seja, a maioria dos plantios agrícolas ainda depende da chuva. Em muitos casos porque nem sempre um sistema de irrigação é viável economicamente.

Lavoura com sistema de irrigação
Mesmo pequenas lavouras muitas vezes precisam de um sistema de irrigação. É que dependendo do tipo de plantio, fatores como a falta de chuva podem comprometer a produtividade.

Dependendo dos investimentos necessários, vai impactar diretamente no custo final de produção da lavoura. Dessa maneira, é preciso levar em conta os fatores que citamos acima para favorecer o desempenho das culturas.

Aliás, um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que agricultura de sequeiro, feita em cultivos que não recebem irrigação, passou por um déficit hídrico médio de 37% entre 2013 e 2017.

A produção agrícola brasileira poderia aumentar expressivamente com a redução do déficit hídrico em áreas de sequeiro, o que depende não só de chuvas abundantes e bem distribuídas, mas também de manejo adequado do solo e da água nas propriedades rurais”, destacou esse estudo.

Portanto, cada vez mais a irrigação é uma espécie de “divisor de águas” entre o sucesso e a incerteza de uma lavoura no Brasil.

Benefícios da irrigação

Como mostramos acima, a irrigação é um dos fatores importantes para o sucesso das lavouras, desde que bem planejada e executada, trazendo uma série de benefícios para as lavouras e bons resultados na produção para o agricultor. Confira alguns:

  • Aumenta a produção agrícola (pode ser até três vezes superior à produção da agricultura de sequeiro, que depende da chuva);
  • Aumenta a oferta e regularidade de disponibilização de alimentos e outros produtos agrícolas;
  • Melhora a qualidade e padronização dos produtos agrícolas;
  • Possibilita a exploração agrícola em regiões de clima árido ou semiárido;
  • Permite abertura de novos mercados;
  • Diminui custos de produção e viabiliza maior rentabilidade;
  • Aumenta oferta de empregos;
  • Moderniza sistemas de produção estimulando introdução de novas tecnologias;
  • Proporciona a diversificação de culturas.

Fatores que definem o sistema de irrigação

Para definir o sistema de irrigação, o agricultor deve levar em conta fatores importantes que influenciam nessa escolha. Confira quais são:

1- Tipo de plantio

É o fator primordial que deve ser levado em conta: qual cultura agrícola que o sistema de irrigação será destinado.

Lavouras como de feijão, milho e batata, por exemplo, normalmente são irrigadas por um sistema de irrigação por aspersão.  Já no caso do arroz e da melancia, a irrigação mais utilizada é por superfície.

Um exemplo da importância da irrigação vem dos agricultores localizados na região do Distrito Federal.

Com a implantação desse sistema, eles conseguiram superar fatores negativos, como a falta de chuva, para garantir a produção de batata doce. Confira no vídeo:

Fonte: Fabélia Oliveira.

2- Características do solo

O tipo de solo é outro detalhe importante para definir o sistema de irrigação. É do solo que as plantas vão retirar a maioria dos nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Vai depender, por exemplo, da velocidade de infiltração da água, ou seja, o processo pelo qual ocorre a entrada de água no solo através da sua superfície.

Em regiões onde há uma velocidade alta de infiltração, o sistema de irrigação indicado é por aspersão. Naquelas em que há velocidade média, a maioria dos sistemas disponíveis atende às necessidades da lavoura. E naquelas áreas de baixa velocidade, os agricultores preferem utilizar a irrigação localizada.

Sistema de gotejamento para irrigação de lavoura
Entre os fatores, o agricultor precisa levar em conta a topografia. Se a área for muito inclinada, o melhor sistema de irrigação será o gotejamento.

A topografia da área a ser irrigada também deve ser levada em conta pelo agricultor. Nem sempre as áreas de plantio são planas. Assim, dependendo do relevo e da inclinação, o custo de implementação pode tornar o investimento inviável.

O gotejamento é o melhor método para áreas com alta declividade. Assim, pode ser implementado em áreas de até 60% de declínio, contra 30% de sistemas por aspersão e 15% para método por superfície.

3. Clima

O foco da irrigação vai depender necessariamente do clima na região onde ocorrerá o plantio. Nesse sentido, são os fatores climáticos que ditam se o sistema será de complementação (regiões com altos índices pluviais) ou necessário (áreas em que quase não há chuva).

Pivô de irrigação por aspersão
Fatores climáticos, como vento forte, afetam diretamente na escolha do sistema de irrigação.

Para se ter uma ideia, em regiões com ventos constantes e fortes, usar o sistema de irrigação por aspersão pode ser comprometida. Nesse caso específico, os técnicos aconselham o uso da irrigação localizada.

4- Disponibilidade de água

A água influencia muito na escolha do tipo ideal de irrigação, ou seja, levar em conta fatores como a vazão e disponibilidade.

É indispensável saber qual a quantidade de recursos hídricos necessários para a cultura durante o ciclo completo. Posteriormente, levar em conta a eficiência do sistema escolhido.

Aliás, a água disponível para irrigação também tem que ser de boa qualidade. Para saber se essa água é adequada, análises são feitas para determinar teores de sais, materiais em suspensão e a presença de agentes patogênicos.

Portanto, esses fatores podem afetar a escolha do sistema de irrigação e da cultura a ser implantada.

Política Nacional de Irrigação

É importante destacar também que o Brasil possui uma legislação específica para irrigação, ou seja, a Política Nacional de Irrigação (PNI).

Ela tem como principal finalidade a promoção do desenvolvimento local e regional, com a formação de importantes polos do agronegócio no Brasil.

Confira os objetivos dessa legislação que procura incentivar e regulamentar a irrigação em nosso país, levando-se em conta a sustentabilidade ambiental:

  • Incentivar a ampliação da área irrigada e o aumento da produtividade em bases ambientalmente sustentáveis;
  • Reduzir os riscos climáticos inerentes à atividade agropecuária, principalmente nas regiões sujeitas a baixa ou irregular distribuição de chuvas;
  • Promover o desenvolvimento local e regional, com prioridade para as regiões com baixos indicadores sociais e econômicos;
  • Aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro e para a geração de emprego e renda;
  • Contribuir para o abastecimento do mercado interno de alimentos, de fibras e de energia renovável, bem como para a geração de excedentes agrícolas para exportação;
  • Capacitar recursos humanos e fomentar a geração e transferência de tecnologias relacionadas a irrigação;
  • Incentivar projetos privados de irrigação, conforme definição em regulamento.

Conclusão

Portanto, como mostramos nesse post, é preciso levar em conta fatores como a escolha da lavoura, características do solo, clima, e disponibilidade de água, para definir o melhor sistema de irrigação para sua propriedade.

Além disso, é um assunto que conta com regulamentação federal e busca inclusive conciliar a irrigação e o meio ambiente.

Isso sem falar, muitas vezes, na necessidade de recorrer à financiamentos para compra e instalação dos equipamentos, com base no sistema escolhido.

Quer saber mais sobre os produtos disponíveis para irrigação? Acesse o MF Rural e confira os principais anúncios.

Post Relacionado