Poço artesiano: o que você precisa saber sobre?

Poço artesiano: o que você precisa saber sobre?

Perfurar um poço artesiano muitas vezes pode ser a única saída para manter a regularidade no abastecimento de água na propriedade e, com isso, garantir o desenvolvimento do seu agronegócio.

Ter um poço artesiano é uma opção excelente não apenas para evitar problemas em época de estiagem, como também para reduzir os custos da propriedade rural.

Mas, a perfuração de um poço artesiano não é algo tão simples. Além disso, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Então, preparamos esse conteúdo para que você entenda tudo sobre o assunto.

Acompanhe o post e descubra as diferenças entre os tipos de poços, as vantagens da sua instalação, que cuidados é preciso tomar e de que forma a manutenção deve se feita.

Afinal, o que é um poço artesiano?

Como dissemos acima, dependendo da localização da fazenda, se a distribuição de água na zona rural for inconsistente, poderá causar muitos prejuízos para o produtor em períodos de seca e, dessa forma, precisa buscar alternativas.

Muitas vezes isso ocorre com a perfuração de um poço artesiano. Trata-se de um poço tubular profundo e vertical, que é feito no solo para a extração de água armazenada nos lençóis freáticos.

Aliás, o termo “artesiano” é usado desde o século XII, quando um poço desse tipo foi construído na cidade francesa de Artois, ou Artésia, em 1126.

Apesar disso, o poço artesiano é muito mais antigo: há indícios de que os chineses realizavam perfurações como essa por volta de 5.000 a.C.

Como a água que sai do poço jorra naturalmente, esse sistema também é chamado de poço jorrante.

Confira como é feita a medição de um poço artesiano usando um fio de cobre:

Fonte: PLANTIO E IRRIGAÇÃO.

O principal objetivo é a captação da água de boa qualidade e que seja ideal para o consumo, isto é, com características físicas, químicas e biológicas adequadas e que sejam.

Isso ocorre porque a água localizada sob grande profundidade não sofre ação direta do ser humano, mantendo suas propriedades.

Qual a diferença entre poço artesiano, semi-artesiano e freático?

A perfuração de um poço tubular profundo é uma obra de engenharia e deve obedecer às normas 12212 e 12244 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Dependendo da forma como é feito e da profundidade perfurada, há três tipos de poços tubulares, como veremos a seguir.

Poço Artesiano

O poço artesiano normalmente tem profundidade entre 100 e 600 metros, mas pode chegar a 2 mil metros.

A captação da água vem de um aquífero. Mesmo com a pressão da água, é preciso instalar equipamentos para garantir o bombeamento até à superfície.

Encontre empresas que prestam serviços de perfuração de poços artesianos, além se assistência e regularização.

As bombas submersas são as mais indicadas para os poços artesianos. Elas são instaladas dentro do poço e permanecem abaixo no nível da água, ou seja, o funcionamento acontece de forma submergida.

Poço artesiano jorrando água
O poço artesiano é o mais profundo de todos os sistemas e tem vazão média de 2 mil litros por hora.

Para esse tipo de poço, somente a primeira camada de solo (cerca de 20 metros) precisa ser revestida com material impermeabilizante, como uma tubulação de plástico ou aço.

Esse revestimento é cimentado para que não haja nenhum risco de água contaminada cair no poço. Por sua vez, a água do aquífero é filtrada naturalmente por sedimentos e rochas.

Isso faz com que ela seja própria para o consumo, pois mantém suas propriedades originais, sem qualquer ação do homem. Devido à grande profundidade que precisa ser perfurada, é necessário um maquinário específico, capaz de perfurar rochas, chamado perfuratriz.

Como esse equipamento tem aproximadamente 7 metros de largura, dessa forma é preciso que o poço artesiano seja localizado em uma área que comporte tal maquinário.

Poço semi-artesiano

Costuma ter entre 20 e 60 de profundidade e a água costuma vir do lençol freático, da mesma forma que um poço raso. No entanto, a água não é mais considerada da superfície.

Poço semi-artesiano com água jorrando
Nos poços semi-artesianos, a vazão pode variar de 2 mil a 100 mil litros/dia, dependendo da localização e características geológicas do local.

Depois de perfurado, precisa da instalação de um conjunto de bombeamento de pressão para que a água atinja a superfície. Sendo assim, é o tipo que requer mais custo de equipamento de bombeamento e retirada da água.

A maioria dos poços semi-artesianos utilizam bombas submersas, que são instaladas dentro da lâmina de água e funcionam permanentemente.

Mas, é preciso ficar atento às manutenções preventivas, que garantem a boa qualidade da água e o funcionamento correto das bombas de pressão.

Poço freático

Também conhecido como poço caipira, cacimba ou cisterna, é um reservatório localizado no interior do solo, a uma profundidade de cerca de 20 metros e capta água do lençol freático, que é a reserva mais próxima da superfície.

Devido a sua pouca profundidade, é o tipo mais propício à ocorrência de impurezas e contaminações na água. Desse modo, não há garantia de que a água seja segura para o consumo humano.

Contudo, pode ser utilizada para tarefas domésticas, bem como na irrigação de lavouras, pastos e outras atividades da fazenda.

Poço freático ou caipira em propriedade rural
Conhecido como “caipira”, esse poço produz pouca água que pode ser facilmente contaminada.

Para esse tipo de poço, geralmente são utilizadas bombas centrífugas ou injetoras.

A escolha depende de fatores como a tensão de alimentação a ser aplicada, diâmetro e vazão do poço, distância entre a saída do poço e local onde a água será levada, desnível do terreno, entre outros.

Por que ter um poço artesiano em sua propriedade?

Investir em um poço artesiano traz uma série de vantagens para sua fazenda. A seguir, confira os principais benefícios.

Economia com a conta de água

O investimento da perfuração de poço artesiano traz um excelente custo-benefício para o seu negócio. Afinal, o mundo agro não sobrevive sem água de boa qualidade, não é mesmo?

Depender exclusivamente do abastecimento das concessionárias é algo extremamente caro.

Logo, esse custo precisa ser repassado ao consumidor final, fazendo com que os preços do produto não sejam competitivos e diminuindo a lucratividade do agronegócio.

Instalações de poço em uma propriedade rural
Os poços são importantes para o abastecimento das propriedades rurais, visando o consumo humano, dos animais e garantir a produção agrícola.

Do mesmo modo, não há possibilidade de depender apenas dos fatores climáticos, visto que a estiagem traz grandes prejuízos.

Ao optar por ter um poço artesiano em sua propriedade, você terá água de boa qualidade à sua disposição e, assim, reduzirá os custos da sua fazenda.

Fornecimento ininterrupto de água

Outra grande vantagem do poço artesiano é que com ele não haverá falta de água e, consequentemente, sua fazenda não sofrerá os danos causados pela seca.

O abastecimento contínuo de água também possibilita expandir o seu negócio, permitindo mais culturas e garantindo sua alta produtividade.

Dependendo do tamanho da sua propriedade, é possível perfurar mais que um poço, assegurando que toda a região seja abastecida continuamente.

Boa qualidade da água

Como comentamos, o poço artesiano conta com uma grande profundidade. Assim, a água ainda não sofreu contaminação com as ações humanas e, por isso, conta com uma ótima qualidade e normalmente não precisa ser quimicamente tratada.

De qualquer forma, há a recomendação de realizar um teste de potabilidade antes da água ser consumida.

Valorização da propriedade rural

Caso haja o interesse de vender sua propriedade, o abastecimento contínuo garante mais valor ao terreno. Logo, a perfuração de um poço artesiano é um bom investimento também a longo prazo.

Sustentabilidade

A agricultura sustentável tem sido vista como uma solução ecológica para a melhoria da gestão e da diversidade da agropecuária.

A perfuração do poço artesiano não coloca a natureza em risco e é uma forma de captar água sem agredir o meio ambiente.

E o gasto com energia elétrica?

Um dos pontos que podem ser considerados negativos na perfuração de um poço artesiano seria o aumento no consumo de energia elétrica já que é preciso bombear a água até a superfície.

Mas, existem alternativas para reduzir esse gasto. Uma delas é geração de eletricidade através da utilização da energia solar. Ela ocorre de forma limpa e ecologicamente correta, pois não agride o meio ambiente.

Confira no vídeo abaixo como funciona esse sistema e os resultados que eles estão alcançando.

Fonte: Rio Grande Rural.

Quais os cuidados necessários para perfurar um poço artesiano?

Para perfurar um poço artesiano, é preciso contratar uma empresa que tenha as autorizações concedidas pelo órgão gestor dos recursos hídricos do seu Estado.

A licença concedida regulamentará a construção do poço e a outorga permitirá o direito de uso da água extraída. Sendo assim, é fundamental que a empresa tenha certificações concedidas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Essas empresas também deverão realizar a manutenção preventiva do poço, que inclui verificações de rotina e periódicas na estrutura e nos equipamentos.

Em geral, a manutenção inclui a vistoria do funcionamento das máquinas submersas, dos quadros de controle operacional e da qualidade da água.

Aliás, é fundamental realizar semestralmente testes de análise físico-química e bacteriológica da água extraída para garantir sua qualidade e potabilidade.

Curiosidade: no vídeo abaixo, um agricultor afirma ter conseguido cavar um poço manual, gastando apenas R$130,00. Confira como ele fez:

Fonte: Mêdson Cabral, ideias p jardim.

Portanto, investir na perfuração de poço artesiano em sua fazenda é uma maneira extremamente eficaz de garantir o abastecimento contínuo de água de boa qualidade no agronegócio. Além disso, promove a sustentabilidade e a expansão das culturas e criações.

Veja também: DIA MUNDIAL DA ÁGUA – Sistema Agropecuário Inovador tem água como elemento central

Post Relacionado