Palmeira real x palmeira imperial: quais as diferenças?

Palmeira real x palmeira imperial: quais as diferenças?

Embora apresentem características morfológicas semelhantes, as palmeiras real e imperial possuem algumas diferenças. Nesse sentido, é importante saber quais são as particularidades de cada uma delas na hora de definir o projeto paisagístico que deseja executar.

Uma das principais diferenças está na altura entre essas duas espécies, além das distinções em relação ao estipe (tronco), folhas e ao tamanho do palmito. De qualquer maneira, ambas chamam atenção pela beleza que proporcionam ao ambiente onde são plantadas, como jardins e praças.

Neste post, vamos apresentar as principais diferenças entre essas duas palmeiras. Dessa maneira, você poderá tomar a decisão certa na hora de comprar a sua. Confira!

Leia também: Como cuidar de palmeiras? Confira um guia completo!

Principais usos das palmeiras

As palmeiras são da família Arecaceae, surgiram no final do período Cretáceo e são muito comuns nos hemisférios norte e sul. Possuem um ciclo de vida muito longo, que pode chegar a até 200 anos, como é o caso das tamareiras (Phoenix dactylifera).

Palmeiras em uma praça
As palmeiras são plantas que chamam a atenção pela beleza que proporcionam em praças e jardins.

Além da beleza ornamental, entre as milhares de espécies distribuídas em centenas de gêneros, as palmeiras têm outras finalidades.

Uma delas é a produção do palmito, um alimento consumido em todo o mundo, por ser muito saboroso e macio, que é extraído principalmente de espécies como juçara, pupunha e do açaizeiro. Ademais, os frutos de algumas espécies também são explorados comercialmente, como o açaí, a tâmara, o coco, o babaçu e o tucumã, por exemplo.

Palmeiras real e imperial: conheça um pouco sobre essas espécies e suas diferenças

Agora, vamos tratar diretamente sobre essas duas espécies e, no transcorrer do texto, iremos mostrar as suas diferenças.

Palmeira imperial

Cientificamente chamada de Roystonea oleracea, a palmeira imperial é a espécie mais alta, podendo atingir de 30 a 40 metros de altura na fase adulta, o que equivale a um prédio de 13 andares.

Além disso, apresenta um crescimento rápido, podendo desenvolver-se um metro por ano. O palmito da palmeira imperial possui em torno de dois metros de comprimento e é destinado ao consumo humano.

Palmeiras imperiais plantadas em fileira, céu azul com nuvens brancas ao fundo
Entre as espécies de palmeiras, a imperial é a mais alta. Pode atingir o dobro de tamanho em relação à palmeira real.

Embora aprecie o calor e a umidade tropicais, é possível cultivar essa planta também em clima subtropical, em centros urbanos e vales, desde que não ocorram geadas nem frio intenso.

A palmeira imperial é uma planta muito versátil, podendo ser cultivada em jardins públicos e privados, assim como em parques, praças, escolas, sítios, trilhas etc.

Ademais, a palmeira imperial tem folhas extensas, de colocação verde, medindo de 3 a 5 metros de comprimento, o que contribui para formar sombras no local onde ela é plantada. Elas são pinadas, isto é, os folíolos partem da raque (como uma pena), arqueados e inseridos no mesmo plano.

Já o seu caule (estipe) possui diâmetro entre 40 e 60 centímetros, de cor cinza-claro, liso, cilíndrico e com uma base um pouco mais engrossada.

Estipe de palmeira imperial e folhas
A palmeira imperial tem uma estipe mais grossa se comparado com a espécie real e as folhas também são maiores.

Por sua vez, os seus frutos possuem uma forma cilíndrica e tonalidade roxa, apreciados por pássaros, principalmente araras e papagaios.

Palmeira real

Conhecida também pelo nome de palmeira real australiana e com nome científico Archontophoenix cunninghamiana, a palmeira real tem um tamanho menor em relação à palmeira imperial: normalmente alcança entre 15 e 20 metros de altura. Essa espécie gosta das regiões litorâneas e tropicais, onde há muito calor e umidade.

Apesar de ser menor que a palmeira imperial, ela também possui crescimento rápido e, por isso, é muito usada no paisagismo.

A estipe é proporcional à esse tamanho, ou seja, tem em torno de 20 cm de diâmetro (metade em relação à imperial). Por sua vez, as folhas também são pinadas, porém menores em relação à outra espécie: de 1,8 a 3,0 m de comprimento, de pecíolo curto e coloração verde-brilhante.

Exemplares de palmeira real vistas debaixo, com céu azul e nuvens brancas ao fundo
Embora menor em tamanho, a palmeira real também encanta pela beleza que proporciona ao paisagismo.

O palmito da palmeira real fica recoberto pelas bainhas foliares e é muito usado na gastronomia pelo seu sabor. Já suas flores são brancas e normalmente atraem abelhas, principalmente arapuás, o que demanda cuidado constante do produtor. Seus frutos possuem cor vermelha e atraem passarinhos.

Se forem plantadas bem próximas (em duplas ou trios), proporcionam um efeito escultural interessante: ficam ligeiramente curvas.

No vídeo abaixo, confira algumas dicas para o plantio de palmeiras:

Fonte: Hora da Roça.

E então, gostou do artigo? Para resumir todas essas informações, fizemos um comparativo entre as duas espécies, para que você possa salvar e consultar sempre que quiser. Compartilhe também com seus amigos apaixonados por paisagismo!

Comparativo entre as palmeiras imperial e real, destacando suas diferentes características
Comparativo entre a palmeira imperial e a palmeira real.

Agora que você já sabe como diferenciar as palmeiras real e imperial, é só escolher a sua preferida e adquirir a muda no site MF Rural! Acesse os links e encontre o vendedor mais perto de você.

Clique aqui para comprar palmeira imperial ou clique aqui para adquirir sua palmeira real.

Aproveite e acesse também o nosso post com 6 espécies de palmeiras para ambientes internos. Boa leitura!

Post Relacionado