Acidentes com tratores: principais riscos e cuidados

Acidentes com tratores: principais riscos e cuidados

Os tratores são ferramentas de uso diário nas propriedades e por isso merecem atenção e cuidados. O trabalho no meio agrícola com essa máquina é fascinante, mas, como em toda função, sempre há riscos.

No caso deste segmento, os principais problemas que podem acontecer são os acidentes no momento da operação ou no manuseio dessas máquinas. Por isso, é fundamental que a atenção de quem atua na área seja redobrada em vários casos.

Neste conteúdo, abordaremos alguns pontos específicos, como os tipos de acidentes que ocorrem com maior frequência, além da importância de ter cuidado e fazer um bom trabalho de prevenção para evitar ao máximo qualquer questão negativa. Confira!

Acidentes mais comuns com tratores

Para começar, vamos elucidar quais são os acidentes mais comuns que podem acontecer quando falamos em uso de tratores para o trabalho. Os principais riscos são capotamento (ou tombamento) e também problemas no manuseio da TDP (Tomada de Potência) e do eixo cardan.

Capotamento

O trabalho de pilotar um trator exige atenção e cuidados. Trata-se de uma máquina pesada que demanda conhecimento em sua operação, evitando velocidades mais altas do que o recomendado e movimentos bruscos que podem causar o capotamento.

Trator capotado em campo
Um dos acidentes mais comuns com tratores é a capotagem.

Se não houver experiência por parte do operador, é possível que a máquina acabe perdendo o controle e a estabilidade, causando tombamento. As principais causas desse tipo de acidente são:

  • trafegar ou manobrar muito próximo de valetas;
  • operar o trator em alta velocidade;
  • tracionar ou rebocar implementos por outros meios que não seja pela barra de tração;
  • trafegar em estradas ou terrenos muito inclinados;
  • tentar subir rampas muito íngremes;
  • realizar curvas com velocidade acima do recomendado, principalmente com carregadores frontais.

Vale destacar que o tombamento pode ser lateral ou longitudinal, que é quando o trator tomba pra trás, em torno do seu eixo traseiro. Em um capotamento longitudinal, o índice de letalidade é muito grande, devido à velocidade em que acontece (cerca de 1,5 segundo).

Em ambos os casos, o risco para quem está no trator é real e pode ocasionar acidentes sérios, com sequelas graves para a pessoa, até risco de morte.

Tratando-se da manutenção da máquina, os eixos e a bitola precisam estar em um estado perfeito de equilíbrio. Caso contrário, perde-se estabilidade e pode acontecer o acidente.

TDP e eixo cardan

Outro perigo existente e que, estatisticamente, está entre os acidentes mais comuns com tratores, é a questão de tomada de potência, ou TDP, que fica na parte traseira da máquina.

Para que o operador não fique em risco, é preciso ter muita atenção no acionamento dessa peça, além da correta manutenção do equipamento. A TDP possui uma proteção fixa que deve ser mantida, pois evita acidentes.

A transmissão do movimento de rotação da TDP para os implementos é realizada pelo eixo cardan, que é responsável por acionar roçadoras, pulverizadores hidráulicos, colhedoras e outros implementos. É de extrema importância que essa peça seja utilizada com o protetor de cardan, pois evita acidentes graves, como mutilação e até morte.

Trator com proteção da TDP e proteção do eixo cardan
A tomada de potência e o eixo cardan são peças que devem estar com suas respectivas proteções e precisam ser manuseadas com extremo cuidado e atenção, pois podem causar graves acidentes.

Leia também: Higienização de tratores: confira como fazer.

Riscos para os operadores

Portanto, sabendo quais são alguns dos principais acidentes envolvendo tratores, é importante falar sobre os riscos reais que estas situações trazem para quem opera a máquina.

É preciso entender que, por conta do peso de um trator e de sua potência e força, os riscos são altos. Não adianta minimizar a situação. Saber o tamanho do problema que pode acontecer é um ponto crucial para que o trabalho seja feito de maneira mais cuidadosa.

Há o risco, sim, de morte. As peças são cortantes, principalmente ao falarmos da TDP e do eixo cardan. Nos casos de capotagem também há riscos da máquina acabar esmagando o operador, dependendo da forma como ocorre o acidente. Além disso, mutilações estão entre os perigos envolvidos em acidentes com trator, assim como fraturas em caso de capotagem.

Estatísticas relacionadas a acidentes

Alguns estudos indicam que o capotamento corresponde à aproximadamente 51% do total de acidentes. As 3 principais causas estão relacionadas à:

  • Falta de conhecimento sobre medidas de segurança na operação da máquina (32,77%);
  • Falta de atenção à tarefa executada (32,22%);
  • Equipamento inadequado (22,22%).

Cerca de 78% dos acidentes estão relacionados à falta de atenção, cansaço, pressa, embriaguez ou até mesmo desconhecimento de como operar corretamente o trator e apenas 22% dos acidentes são decorrentes à limitações relacionadas ao trator.

Portanto, é necessário investir não só em manutenção das suas máquinas como também em treinamento e conscientização dos operadores.

Homem e trator parados em campo
É importante ficar atento às manutenções periódicas dos seus equipamentos e investir em treinamento e conscientização dos operadores.

Principais cuidados

Como mencionamos, a TDP e o eixo cardan merecem atenção. A falta de cuidados no manuseio dessas peças traz riscos de acidentes, mas eles podem ser minimizados se o trator estiver em bom estado de conservação e o operador estiver atento e trabalhando de forma consciente.

Para evitar problemas com esses dipositivos, é importante seguir algumas dicas como:

  • manter as proteções da TDP;
  • usar roupas adequadas para evitar enroscamentos;
  • manter a proteção do eixo cardan;
  • desligar TDP e motor antes de descer do trator;
  • em hipótese alguma passar por cima ou pular o eixo cardan.

Veja, no vídeo abaixo, alguma dicas de como evitar acidentes com a TDP:

Fonte: INPROTEC CURSOS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS.

Um problema que também aumenta os riscos de acidentes é a colocação de peças “não oficiais”, as famosas gambiarras, para manter a máquina em funcionamento, mesmo que haja algum problema. Dê preferência a componentes novos e originais.

Eixos e bitola em bom estado, criando uma estrutura geral ideal para o trator, diminuem as chances de qualquer distanciamento que tire a estabilidade, o que ajuda a evitar tombamentos.

É importante ressaltar que qualquer operação precisa ser feita com atenção redobrada e com a pessoa em perfeito estado físico. Os trabalhos com trator não podem ser feitos, em hipótese alguma, sob efeito de álcool, privação de sono e falta de conhecimento sobre como realizar a operação. São detalhes que fazem toda a diferença.

Portanto, é essencial investir em treinamento e na conscientização dos operadores, pois assim, os riscos de acidentes são minimizados.

Veja também: Entenda o que é a lastragem de tratores.

Cuidados pós-acidente

Imaginando que o acidente, infelizmente, tenha ocorrido. O que fazer para tentar minimizar o problema?

É importante tentar não se debater e mexer muito, principalmente se falamos em tombamento, pois podem ter peças soltas e com perigo de causar ferimentos. Ficar nervoso e buscar sair de qualquer jeito também não são as melhores opções.

O ideal é pedir por ajuda e acionar protocolos para casos de acidentes. Desta forma, diminui-se o risco e aumenta a chance de que as sequelas referentes ao acidente sejam menores.

Muitas máquinas têm tecnologia e peças de proteção, visando o menor risco possível em caso de acidente. Se isso estiver em dia, é possível que o operador consiga se proteger de alguma forma, acionar ajuda ou, ao menos, diminuir o impacto do imprevisto.

E então, gostou do conteúdo? Aproveite e acesse também nosso post sobre como fazer um checklist operacional do trator. Boa leitura!

Post Relacionado