Conheça 6 tipos de palmeiras de crescimento rápido

Conheça 6 tipos de palmeiras de crescimento rápido

Apesar de muitas palmeiras que conhecemos terem crescimento lento até atingirem a altura máxima, é possível encontrar algumas espécies com crescimento mais rápido. Elas são indicadas àquelas pessoas que querem ter o seu jardim formado sem esperar por um longo tempo.

Pensando nisso, preparamos este artigo apresentando 6 tipos de palmeiras de crescimento rápido e suas respectivas características. Confira!

1- Palmeira areca (Dypsis lutescens)

Considerada uma das palmeiras mais populares do mundo, sendo muito utilizada na decoração tanto de jardins externos como em ambientes internos, a Areca – ou Areca-bambu – possui folhagem grande, verde e recurvada, composta por 20 a 50 pares de subdivisões de folhas.

Trata-se de uma das espécies de crescimento rápido, podendo se desenvolver com muitos caules em forma de arbusto (atingindo até três metros) ou com poucos caules e, com isso, chegando a até nove metros de altura.

Para se desenvolver bem e ter um crescimento rápido, a palmeira areca precisa de ambientes com meia sombra ou luz difusa, solo fértil, leve, com boa drenagem, adubado e umedecido. Se o plantio for em vasos em ambientes internos, precisam receber luz solar indireta.

Palmeira areca plantada em um vaso, em uma sala de estar com sofá e tapete ao fundo
A palmeira areca é muito utilizada na decoração de ambientes internos e é uma das que têm crescimento rápido.

2- Palmeira alexandra (Archontophoenix alexandrae)

Conhecida também como “palmeira real australiana“, é uma das espécies consideradas mais bonitas do mundo. São fáceis de cuidar, se adaptando bem em vasos ou pequenos jardins, mesmo em temperaturas baixas e até geadas.

Com crescimento rápido, a palmeira alexandra pode ultrapassar os 20 metros de altura, possuindo tronco delgado, anelado e ligeiramente escalonado, com espessura de cerca de 30 cm. As folhas são em formato de pena (pinadas), podendo atingir de 3 a 4 metros, com uma cor verde intensa.

Trata-se de mais uma espécie de palmeiras de crescimento rápido, desde que cultivadas em pleno sol e com bastante disponibilidade de água.

No caso do plantio em vaso, a irrigação deve ser a cada 3 ou 4 dias, ou seja, ao constatar que o substrato está seco. Aliás, esse substrato deve ser rico em matéria orgânica. Se o plantio for em um jardim, o recomendado é irrigar uma vez por semana.

Palmeira Alexandra, de crescimento rápido, com céu azul com nuvens ao fundo
A palmeira alexandra pode superar 20 metros de altura e é uma das espécies de crescimento rápido.

Leia também: Como cuidar de palmeiras? Confira um guia completo!

3- Palmeira real (Archontophoenix cunninghamiana)

De porte elegante e origem australiana, possui crescimento mais rápido do que outras espécies, podendo alcançar de 15 a 20 metros de altura e cerca de 20 cm de diâmetro.

Conhecida também como palmeira seafórtia, essa espécie é muito usada no paisagismo em virtude da beleza tropical que proporciona aos parques e jardins.

Nesse sentido, o plantio pode ser feito de forma isolada ou em duplas/trios, formando um efeito escultural por serem ligeiramente curvas.

Com objetivo de atingir um crescimento mais acelerado, recomenda-se que o plantio ocorra em regiões úmidas e com temperatura média anual de 17 a 22°C, além de em solo com boa fertilidade. Mas, a palmeira real não tolera muito o transplante quando já adultas (somente em mudas jovens).

Palmeiras enfileiradas formando uma passagem
Palmeira real é muito usada nos projetos de paisagismo em parques e jardins. Seu crescimento também é rápido.

4- Palmeira rabo-de-raposa (Wodyetia bifurcata)

Trata-se de mais uma espécie de origem australiana, com estipe único, de cor cinza, anelado, bem elegante e com diâmetro de cerca de 25 cm. Essa espécie de palmeira pode atingir de seis a nove metros de altura, com uma copa formada por 8 a 10 folhas.

A palmeira rabo-de-raposa é muito utilizada por paisagistas devido a sua beleza e rusticidade. O plantio pode ser feito isolado (como destaque) ou em agrupamentos. Se plantá-las em conjuntos de duas ou três, o desenvolvimento será curvado, e torna-se bastante atrativo.

O crescimento dessa espécie ocorre de forma mais rápida desde que você siga algumas recomendações básicas, ou seja, cultive sob sol pleno ou meia sombra, em solos drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente no período de crescimento. Assim, é capaz de crescer de 60 a 90 centímetros ao ano.

Palmeira rabo de raposa com detalhe na folhagem e frutos
Entre os tipos de palmeiras, a “rabo-de-raposa” chega a crescer até 90 centímetros por ano.

5- Coqueiro (Cocos nucifera)

O coqueiro também é uma espécie de palmeira de estipe único, podendo atingir até 30 metros de altura, com folhas grandes e pinadas, que podem chegar a até 6 metros de comprimento. Dessas folhas, são extraídas fibras utilizadas em artesanatos e até na construção de abrigos.

Existem três tipos de coqueiros: gigante (muito alto e destinado a produção de coco seco); a variedade anã (não ultrapassa 3 metros e destinada a exploração do coco verde); e os de plantas híbridas (cruzamento entre anãs e gigantes – destinado a produções de água de coco, de fibras e principalmente de polpa ou albúmen sólido).

O desenvolvimento do coqueiro é mais rápido desde que o cultivo ocorra em sol pleno, solos arenosos ou areno-argilosos, profundos, férteis, e com irrigação em intervalos regulares. Devido a esse crescimento, essa espécie de palmeira também é muito usada em projetos de jardins tropicais e não apenas litorâneos.

O coqueiro gigante cresce mais rapidamente do que o anão, podendo atingir 20 a 30 metros de altura, porém, com uma produção menor (até 80 frutos/planta/ano) em relação a variedade anã (150 a 200 frutos/planta/ano).

Coqueiro anão com cocos em gramado, muro de pedras ao fundo
Entre os tipos de coqueiro, a variedade anã não cresce tão rápido quando a “gigante”, porém, tem uma produção maior.

Veja também: Palmeiras nativas: 4 espécies para usar no paisagismo.

6- Palmeira rabo-de-peixe (Caryota urens)

Da nossa lista de palmeiras de crescimento rápido, finalizamos com mais uma espécie ornamental. A palmeira rabo-de-peixe geralmente tem múltiplos estipes, podendo chegar a até 10 metros de altura e cerca de 15 cm de diâmetro, com touceiras bem fechadas.

Aliás, como o próprio nome já diz, o formato de seus folíolos (subdivisões das folhas) faz lembrar muito a cauda de um peixe, com folhas verde claras que podem atingir cerca de 3 metros de comprimento.

O crescimento dessa palmeira é considerado de moderado a rápido, desde que cultivada a meia sombra e em climas úmidos. As plantas jovens devem ser protegidas do sol intenso, uma vez que isso pode afetar justamente esse desenvolvimento mais rápido, além de prejudicar a beleza das folhas, que ficam amarelas e com pontos marrons.

A palmeira rabo-de-peixe não é exigente quando ao tipo de solo, entretanto, as adubações devem ocorrer a cada 6 meses, utilizando fertilizantes orgânicos e químicos (principalmente os nitrogenados), que ajudam no seu crescimento mais rápido e também a manter uma cor verde brilhante.

Palmeira rabo de peixe com céu azul ao fundo
A palmeira-rabo-de-peixe, como seu próprio nome diz, se parece muito com a cauda de um peixe e tem crescimento rápido.

Conclusão

Portanto, neste post procuramos apresentar 6 espécies de palmeiras de crescimento rápido e que se adaptam muito bem ao clima tropical, característica predominante na maior parte de nosso país.

Além das características próprias de cada tipo citado acima, é preciso enfatizar que fatores como clima (sol pleno ou meia sombra), adubação e irrigação influenciam diretamente no desenvolvimento mais acelerado das palmeiras.

Uma dica: acesse nosso marketplace e confira onde encontrar as melhores mudas de palmeiras das espécies que citamos acima ou outras variedades disponíveis no mercado.

Confira também: 5 espécies de palmeiras exóticas para incluir no paisagismo.

Post Relacionado