Palmeiras para ambientes internos: conheça 6 espécies

Palmeiras para ambientes internos: conheça 6 espécies

As palmeiras são plantas muito requisitadas no paisagismo, estando presentes em parques, praças, avenidas e jardins. Mas e em ambientes internos, será que dá para ter palmeira? A resposta é sim, dependendo da espécie da palmeira, e desde que exista pelo menos um pouco de iluminação natural.

Nos ambientes internos, as palmeiras conseguem proporcionar elegância, frescor e um toque tropical que é sempre muito bem-vindo, principalmente em salas e jardins de inverno.

Sendo assim, neste artigo selecionamos 6 espécies de palmeiras que podem ser usadas para decoração em ambientes internos, agregando a beleza da natureza no local. Confira!

Palmeira Areca-bambu

A palmeira Areca-bambu (Dypsis lutescens) é, na verdade, uma palmeira de área externa, pois pode alcançar até 6 metros de altura. Porém, na sua fase jovem, enquanto ainda não possui anéis bem demarcados no seu estipe, ela tolera locais de meia sombra, podendo ser usada em ambientes internos, plantadas em vasos grandes.

Esse tipo de palmeira chama atenção principalmente pela coloração de suas folhas verdes, que entram em contraste com a nervura amarela, adicionando um toque tropical à decoração.

Palmeira areca-bambu plantada em vaso em uma sala
A palmeira areca-bambu é uma das mais populares do mundo e apresenta rápido crescimento.

Palmeira Chamaedorea

Existem várias palmeiras do gênero Chamaedorea, como a Chamaedorea metallica e a Chamaedorea elegans, mas a mais utilizada é a Chamaedorea seifrizzi, também chamada de palmeira bambu.

Essa espécie de palmeira se apresenta em touceira, isto é, possui vários caules, tem porte elegante e folhagem pinada verde-escura. Atinge uma média de 2 metros de altura, costuma ser barata e fácil de encontrar. Sua inflorescência é amarelo-claro e seus frutos brilhantes e avermelhados, mas não são comestíveis.

Palmeiras da espécie Chamaedorea seifrizii vistas de cima
A chamaedorea é nativa de florestas tropicais úmidas da América Central.

Palmeira Licuala

A palmeira Licuala (Licuala grandis), também chamada de palmeira-leque, chama atenção justamente por suas folhas em formato de leque, extremamente vistosas. Diferentemente de outras espécies com folhagem em formato de leque, a licuala possui as folhas inteiras e plissadas.

Ela possui porte baixo, se adapta muito bem à meia-sombra e a ambientes internos com claridade. É importante que o local em que vai ser colocada seja amplo, pois suas folhas podem atingir 1,5 metro de diâmetro.

Palmeira licuala; palmeiras para ambientes internos
A palmeira licuala não tolera muito bem locais frios, não sendo indicada para ambientes com ar-condicionado.

Palmeira Petrópolis

A palmeira de Petrópolis (Lytocaryum weddellianum) é uma espécie nativa do Brasil, mais especificamente da região de Petrópolis, como o próprio nome diz. Trata-se de uma planta muito delicada, com folhagem fina em formato de penas e caule estreito.

Também chamada de coqueiro-miniatura ou coco-wedeliano, essa palmeira atinge um porte máximo de 1,5 metro, quando cultivada em vasos e vai bem em locais de pouco sol.

Folhagem de palmeira de petrópolis
Essa espécie de palmeira já esteve em risco de extinção, por isso, se for adquirir, procure produtores autorizados.

Palmeira Pinanga

A palmeira Pinanga (Pinanga kuhlii), por sua vez, é uma espécie bem exuberante. Possui folhas pinadas com folíolos largos, que quando jovens, apresentam coloração acobreada.

É indicada para espaços grandes, com pé direito duplo ou jardins internos, podendo atingir até 5 metros de altura. Seu tronco é liso, anelado, semelhante ao bambu.

Folhagem da palmeira pinanga
As folhas da pinanga podem atingir 1,5 metro de comprimento e 80 centímetros de largura.

Palmeira Ráfis

Por fim, temos também a palmeira Ráfis (Rhapis excelsea), talvez a palmeira mais utilizada em ambientes internos. Ela possui estipes múltiplos e folhas em formato de leque.

Originária da China, essa palmeira apresenta crescimento lento e alcança no máximo 4 metros de altura. Não tolera ambientes muito frios e secos e pode ser cultivada à meia-sombra.

Palmeiras ráfis plantadas em vasos; palmeiras para ambientes internos
Os estipes da palmeira ráfis são revestidos de uma fibra marrom.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse o nosso post com dicas de 5 palmeiras exóticas. Boa leitura!

Post Relacionado