Palmeiras exóticas: 5 espécies para incluir no paisagismo

Palmeiras exóticas: 5 espécies para incluir no paisagismo

Apesar de o Brasil ser um país extremamente propício ao desenvolvimento das palmeiras, por ser um país tropical, a maioria dos exemplares cultivados no país é de origem estrangeira, ou seja, são consideradas palmeiras exóticas.

A diversidade da família das palmeiras é tão grande que podemos incluir mais de 180 gêneros, com cerca de 2.600 espécies. Com tanta variedade assim, não é difícil entender o quanto é rico o uso dessa planta no paisagismo tanto interno quanto externo.

Neste artigo, selecionamos cinco espécies de palmeiras exóticas que podem ser usadas com o fim de compor o ambiente de seu jardim. Confira!

1. Leque-de-Fiji

Entre as palmeiras exóticas usadas no paisagismo, primeiramente vamos destacar a leque-de-fiji (Pritchardia pacifica), também conhecida como palma-abanico.

Ela tem origem nas Ilhas Fiji, um país da Oceania que está localizado na porção sudoeste do Oceano Pacífico e é conhecido pelas suas praias repletas de palmeiras.

A palmeira leque-de-fiji possui as folhas em formato de leque, chega a 12 metros de altura e está adaptada ao pleno sol e regiões litorâneas. Ademais, é muito exigente em umidade relativa do ar.

Tipos de palmeiras exóticas: leque-de-fiji
Entre as palmeiras exóticas temos a leque-de-fiji que, como o próprio nome já diz, possui folhas em formato de leque. É uma bela opção de paisagismo.

Ela tem um grande efeito paisagístico pela sua forma e aspecto bastante ornamental das folhas. Enquanto jovem, é possível cultivar a palmeira em vaso. No entanto, na vida adulta, recomenda-se o plantio definitivo no solo.

Dicas importantes: adubar regularmente essa espécie de palmeiras nas estações quentes e remover as folhas velhas e secas.

Leia também: Tipos de palmeiras: conheça mais para escolher melhor.

2. Palmeira-leque

Outro tipo de palmeira exótica com folhas em formado de leque é a Licuala grandis. Diferentemente das outras palmeiras que têm folhas em forma de disco e margens pontiagudas, as folhas da palmeira-leque formam praticamente um disco perfeito, lembrando as folhas da vitória régia.

Trata-se de uma espécie de pequeno porte, que normalmente não ultrapassa os três metros de altura. Com crescimento lento, é ideal na decoração de ambientes internos bem iluminados.

Ademais, essa palmeira prefere regiões tropicais, com clima quente e úmido.

Palmeira em formato de disco perfeito
As folhas da palmeira-leque ou lucuala também formam praticamente um disco perfeito.

3. Latânia rubra

Com fortes cores vermelhas, a latânia rubra (Latania commersonni) é originária das ilhas Mascarenhas. É uma espécie rara, contudo, ainda encontra-se alguns exemplares disponíveis no mercado brasileiro para uso em projetos paisagísticos.

Suas folhas formam grandes discos sustentados por um pecíolo embainhado e resistente. Pode atingir até 15 metros de altura, de tal forma que pode ser usada tanto em vasos (quando jovens), quanto em ambientes externos, como parques e jardins, já em sua fase adulta.

Ademais, suas folhas são avermelhadas quando jovem e, ao atingirem a fase adulta, passam a ter uma cor verde esbranquiçada, de segmentos com nervura central também avermelhada.

Latânia, mais um exemplo de palmeiras exóticas
O tom avermelhado forte é uma das características da latânia, mais uma espécie de palmeiras exóticas.

4. Palmeira alexandra

Oriunda a Austrália, a palmeira alexandra (Archontophoenix alexandrae), tem esse nome em homenagem a princesa Alexandra, da Dinamarca. Porém, também pode ser conhecida como palmeira real australiana.

Essa palmeira é bem parecida com a sua “irmã” Archontophoenix cunninghamii chamada de seafórtia ou palmeira real, diferindo-se por uma maior dilatação na base do estipe e anéis mais salientes.

Essa espécie pode atingir até 20 metros de altura e cerca de 20 cm de diâmetro, coberta por anéis e sem ramificações.

Amplamente difundida no paisagismo, tem crescimento rápido e prefere solos úmidos, suportando até encharcamentos temporários.

Exemplares da espécie de palmeira chamada palmeira alexandra
Pode ser plantada em vasos, contudo, quando atingir cerca de um metro de altura, é aconselhável transplantá-la ao lugar definitivo.

5. Palmeira triangular

A palmeira triangular (Dypsis decaryi) tem origem nas ilhas de Madagascar, habitat de diversas outras espécies raras, não só de palmeiras, como de plantas e animais em geral.

A principal diferença dessa palmeira está, sem sombra de dúvida, na disposição das suas folhas na coroa da planta. Situada no topo do estipe, a gema apical foliar dispõe as folhas novas e antigas em um formato de triângulo, o que confere uma estética especial e única à espécie.

As folhas alcançam 2,5 metros de comprimento e a palmeira pode atingir até 6 metros.

Tamanho das folhas da palmeira triangular
A palmeira triangular se destaca pela disposição das folhas que alcançam até 2,5 metros de comprimento.

E então, gostou de conhecer essas cinco espécies de palmeiras exóticas? Aproveite e acesse também o nosso post sobre espécies de palmeiras nativas. Boa leitura!

Post Relacionado