Como plantar mamão e os benefícios dessa fruta

Como plantar mamão e os benefícios dessa fruta

Encontrado facilmente nas feiras e supermercados durante o ano todo, o mamão (Carica papaya L.) é originário da América tropical, mas logo se espalhou por praticamente todo o mundo pelas mãos de viajantes do século XVIII. Até 2019, o Brasil era o terceiro maior produtor de mamão, ficando atrás apenas da Índia e República Dominicana.

Trata-se de uma das frutas mais tradicionais na alimentação do brasileiro. Ela traz muitos benefícios ao nosso organismo, sendo muito conhecido em ajudar a flora intestinal, com o seu efeito laxante. Além disso, é uma boa opção de espécie para cultivo em propriedades de agricultura familiar.

Neste conteúdo, mostraremos um pouco mais sobre como plantar mamão e os benefícios desta fruta ao nosso organismo. Ademais, no final do post você encontra uma deliciosa receita de como fazer doce de mamão. Confira!

Afinal, como plantar mamão?

Primeiramente, é preciso explicar que existem mais de 50 tipos de mamão, sendo que as variedades mais cultivadas pertencem aos grupos solo (são vermelhos e pequenos, de 300g a 650g, destinados à exportação, como é o caso do papaya) e formosa (tamanho médio, acima de 1 kg, também avermelhado).

Variedades de frutas e seu consumo
O mamão possui diferentes variedades e é uma fruta muito consumida em todo o mundo.

Aliás, embora você encontre o mamão praticamente durante o ano todo, é preciso observar que nos meses de janeiro, fevereiro, junho, outubro e novembro, os frutos estão mais saborosos e normalmente o preço mais em conta.

Outro detalhe é que a se a plantação for feita em locais com boa umidade e períodos de chuva, é possível evitar maiores gastos com irrigação.

É importante destacar, ainda, que as mudas são feitas a partir de sementes, que podem ser compradas em lojas especializadas ou mesmo retiradas de outros exemplares da fruta.

Nesse caso, indica-se lavar as sementes, para retirar a membrana que as envolve. Depois, deixe secá-las em locais sem influência da luz.

Cultivo do mamão características
O plantio do mamão é relativamente simples já que é uma fruta que não exige muitos cuidados.

Leia também: Benefícios da banana, fruta cheia de nutrientes.

Local de plantio

Depois de preparar as sementes, o plantio pode ser feito diretamente no solo. Existe a opção de plantar em um vaso, mas, será preciso fazer um transplante quando esse recipiente não comportar mais o tamanho do pé de mamão.

Se o plantio for feito diretamente no solo, a profundidade ideal das sementes deve ser em torno de 1 cm. O espaçamento deve ser de 3 a 4 metros entre as linhas, e de 1,80 a 2,50 entre as plantas.

No caso de optar por uma escala comercial, o que é uma boa dica no caso da agricultura familiar, é preciso fazer uma seleção das mudas, quando estiverem com aproximadamente 90 cm. Neste tamanho será possível ver se a planta é “macho” ou “fêmea”.

O mamão macho tem seu florescimento primeiro e possui um caule fino e longo com as flores, enquanto a flor do mamão fêmea é próxima ao caule e maior que a da planta macho. É preciso ter pelo menos um mamão macho para cada 10 ou 15 mamões fêmea, com o propósito de produzir uma maior quantidade de frutos.

Plantio do mamão realizado em vaso
O mamão pode ser plantado também em vaso. Mas, depois de um certo tempo é preciso transplantá-lo ao solo.

Solo ideal e adubação

O solo ideal para a plantação do mamão é aquele com característica arenosa, de preferência com pH perto do neutro, entre 5,5 e 7, com uma boa profundidade porque vai facilitar o enraizamento.

Em relação ao adubo, o ideal é que seja orgânico, usando esterco de galinha ou de gado; ou até mesmo usar torta de mamona. As adubações de cobertura devem ser feitas a cada um ou dois meses, em solos úmidos.

Aliás, conforme citamos acima, a irrigação é outro detalhe que merece atenção, uma vez que o mamão precisa de uma quantidade considerável de água para crescer corretamente e dar bons frutos.

Fique atento também na retirada das plantas daninhas.

Área de plantio da fruta
O plantio do mamão é uma boa fonte de renda ao agricultor, mas é preciso seguir as recomendações de plantio e de cultivo dessa fruta.

Confira também: Lichia: conheça mais sobre essa fruta e como cultivá-la.

Colheita e doenças do mamão

Seguindo todas as recomendações acima, colheita do mamão vai ocorrer normalmente de quatro a seis semanas após a abertura da flor, quando os frutos amadurecem, dependendo da variedade escolhida.

Contudo, durante o cultivo é preciso ficar atento ao aparecimento de doenças que podem até comprometer toda a produção. As mais comuns são a virose do mosaico e o vírus da mancha anelar do mamoeiro, cujos sintomas são o amarelecimento e enrugamento das folhas mais novas.

Nesses casos, a dica é fazer um controle preventivo já no viveiro, retirar as plantas velhas, adotar o sistema de rotação de culturas e evitar o plantio de hospedeiras do vírus, como as cucurbitáceas.

Com o intuito de manter uma boa produtividade do mamão, a renovação do pomar deve ocorrer normalmente entre dois a quatro anos.

Benefícios do mamão

Para finalizar, falemos agora sobre os benefícios do mamão. Essa fruta ajuda no funcionamento intestinal, porque é uma fruta muito rica em fibras e água, assim como auxilia no controle do colesterol. Ademais, o consumo de sementes do mamão é indicado para tratamento de vermes intestinais.

Suco de mamão benefícios à nossa saúde
O mamão traz muitos benefícios ao nosso organismo. Experimente fazer um suco dessa fruta.

Além disso, a imunidade também fica fortalecida, assim como os ossos ficam mais fortes, por conta da presença de cálcio e fósforo.

Experimente usar as folhas de mamão em forma de chá. Elas possuem propriedades que ajudam no retardando o envelhecimento celular.

Enfim, não poderíamos deixar de trazer uma receita com o mamão. No vídeo, conheça uma das mais tradicionais e apreciadas: como fazer o doce de mamão.

Fonte: Adriano Tavares.

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também o nosso post em que abordamos como plantar couve e os seus benefícios. Boa leitura!

Post Relacionado