Plantabilidade: o que é e quais os fatores envolvidos

Plantabilidade: o que é e quais os fatores envolvidos

Uma lavoura produtiva tem início com um processo de semeadura eficiente. Para isso, é preciso ter uma boa plantabilidade, que nada mais é do que a capacidade de distribuir as sementes de forma uniforme por todo o sulco de plantio, respeitando o espaçamento e a profundidade recomendados para a cultura.

Neste artigo, vamos explicar a importância de ter uma boa plantabilidade e os principais fatores que podem interferir na qualidade da semeadura. Confira!

Importância da plantabilidade

Para exemplificar a importância da boa plantabilidade, o professor Paulo Arbex, doutor em Mecanização Agrícola da Unesp de Botucatu, ensina que para cada 10% de aumento na variação do espaçamento entre as sementes de milho no campo, perde-se 1,5 saco de grãos produzidos por hectare.

Isso porque a má distribuição das sementes no sulco de plantio resulta em dois cenários que causam a queda da produtividade: o aparecimento de falhas e de plantas duplas.

As falhas de plantio diminuem o estande de plantas e possibilitam o aparecimento de plantas daninhas. Já as plantas duplas têm o desenvolvimento prejudicado pela falta de espaço, tornando-se estioladas pela busca da luz, com caules de menor diâmetro, enfraquecidas, menos ramificadas e com raízes fracas, ficando mais propensas ao acamamento.

Processo de plantabilidade nas lavouras
Uma boa plantabilidade garante fileiras de plantas uniformes, ajudando no sucesso da lavoura.

Por isso, ter o cuidado de garantir uma distribuição homogênea das sementes no sulco de plantio é imprescindível para obter um bom estande inicial, com plena capacidade de desenvolvimento.

Leia também: Semeadura de precisão: veja como realizá-la.

Quais são os principais fatores que afetam a plantabilidade?

Agora que já entendeu a importância de garantir uma boa plantabilidade, é preciso conhecer alguns dos principais fatores que podem afetá-la:

Condições do solo

O tipo de solo e as condições de compactação e umidade são fatores que influenciam na plantabilidade, pois podem dificultar a abertura dos sulcos e causar alterações na profundidade de disposição das sementes, provocando desuniformidade no plantio. Ademais, em solos mais úmidos pode ocorrer problemas com embuchamento dos discos durante a semeadura.

Além disso, em sistemas de plantio direto a semeadora precisa estar preparada para a presença de palhada no solo, equipadas com discos capazes de cortar a palha para que a semente seja depositada diretamente no solo. Ao mesmo tempo, esses discos evitam que partes da forragem acabem entrando na semeadora, prejudicando a sua atividade. Certificar que a palha esteja seca também ajuda a evitar o envelopamento das sementes.

Qualidade dos insumos

A qualidade dos insumos é outro fator determinante. Sementes de qualidade certificada proporcionam uma melhor germinação e plantas de maior vigor, além de serem classificadas por tamanho, que também ajuda a melhorar a plantabilidade, pois sementes com tamanhos uniformes facilitam a melhor distribuição pela semeadora.

Qualidade das sementes que serão destinadas à plantação
Adquirir sementes de qualidade é outro fator que vai contribuir numa boa formação da lavoura.

A qualidade dos fertilizantes também deve ser levada em conta. Adubos de tamanho uniforme se dispersam menos dentro das máquinas, causando menos entupimentos nos mangotes e consequentemente, reduzem o número de paradas para manutenção. Ademais, a dosagem também deve ser bem calculada.

Regulagem do equipamento dosador de sementes

Nas semeadoras, existem dois principais mecanismos dosadores de sementes: mecânico e pneumático.

O sistema mecânico é composto por discos horizontais, que se deslocam de acordo com a movimentação da semeadora, e as sementes se alojam nos orifícios do disco. Existem diversos discos que são adequados para sementes de diferentes culturas. Desde que a regulagem e a velocidade da semeadora estejam adequados, a qualidade do plantio por semeadoras com esse tipo de equipamento dosador pode ser satisfatória.

Entretanto, é comum que ocorram problemas de singulação, quando o alvéolo do disco da semeadora acaba ficando com duas sementes, fazendo com que elas sejam plantadas no mesmo lugar. Ele também pode ficar sem nenhuma semente, gerando um espaço maior do que o necessário no sulco de plantio.

O outro tipo de mecanismo dosador é o pneumático. Nele, as sementes são forçadas à aderir aos alvéolos dos discos por meio da ação do vácuo, o que diminui as chances de ocorrência de falhas e plantas duplas. Portanto, oferece maior precisão na semeadura.

Uso de equipamentos de precisão na agricultura
Na plantabilidade, o uso de modernos equipamentos modernos também influencia positivamente. É o caso de uma semeadora pneumática de alta precisão.

Além disso, é fundamental que as máquinas utilizadas para semear a lavoura passem por manutenções periódicas. Dessa maneira, evita-se que algum problema atinja os alvéolos do disco ou que outra peça interfira diretamente na disposição das sementes na hora do plantio.

Aliás, em casos mais graves, esses defeitos podem afetar a funcionalidade do equipamento, além de colocarem em risco a vida das pessoas que operam os equipamentos. Sendo assim, organize um calendário de revisões e manutenções do maquinário de maneira preventiva.

Velocidade de deslocamento das semeadoras

Este é o fator que mais influencia na distribuição das sementes na linha de plantio, portanto, o que mais afeta a plantabilidade. Mesmo assim, ele é comumente negligenciado.

Uma velocidade de semeadura acima do recomendado reduz a profundidade de semeadura, causa falhas no estande e diminui o potencial produtivo da lavoura. Quanto maior a velocidade, maior a irregularidade na distribuição das sementes.

A velocidade indicada para semeadoras mais modernas, com sistema de distribuição pneumática, é de no máximo 8 km/h. No caso de semeadoras com sistema mecânico de discos, a velocidade deve ficar entre 4 e 6 km/h.

Velocidade dos equipamentos influencia na plantabilidade
Os funcionários responsáveis pela plantação devem ficar atentos à velocidade dos equipamentos. Assim, as sementes serão distribuídas corretamente no solo.

Dessa maneira, seguindo as recomendações técnicas dos fabricantes das máquinas, dos distribuidores de sementes e dos agrônomos, o agricultor vai conseguir fornecer um bom espaçamento entre as plantas.

Conclusão

Portanto, com este artigo, procuramos apresentar os detalhes mais importantes envolvendo a plantabilidade, com o propósito de que tenha sucesso na sua lavoura. Abaixo um resumo das principais dicas que citamos:

  • Realize um bom preparo do solo. No caso do plantio direto, garanta uma boa distribuição de palhada na área;
  • Utilize uma semeadora de qualidade e com revisões periódicas que permitam o seu bom funcionamento;
  • Verifique a regulagem dos equipamentos, levando em conta as condições de solo e de umidade;
  • Fique atento ao espaçamento, profundidade e distribuição das sementes. Faça testes antes de realizar o plantio;
  • Respeite a velocidade de plantio indicada pelo fabricante;
  • Utilize apenas sementes certificadas e de alta qualidade;
  • Faça a limpeza dos equipamentos após o seu uso.

Assim, esperamos que você tenha condições de analisar como está a plantabilidade em sua lavoura e fazer as mudanças que forem necessárias na sua propriedade rural.

No vídeo abaixo, confira a importância de uma boa regulagem dos equipamentos no processo de semeadura:

Fonte: Embrapa Milho Sorgo.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse o nosso post sobre as diferenças entre semeadora, plantadora e transplantadora. Boa leitura!

Post Relacionado