Uso correto dos equipamentos de semeadura

Uso correto dos equipamentos de semeadura

O uso correto dos equipamentos de semeadura é uma tarefa importante para garantir uma boa produção agrícola e evitar desperdícios de sementes colocadas no solo.

Portanto, deve ser tratado com muita responsabilidade pelos agricultores.

Nesse artigo, iremos apresentar dicas importantes relacionadas a utilização desses equipamentos. Boa leitura!

Como funcionam os equipamentos de semeadura?

A semeadora foi inventada em 1701, pelo agricultor inglês Jethro Tull, considerado um dos “pais” da agricultura científica. 

Aliás, graças à essa invenção, quem cultiva soja, milho e outras culturas, que são plantadas através de sementes, esse equipamento de semeadura passou a ser fundamental.

Após preparar o solo, a semeadora vai permitir que as sementes se acomodem da melhor forma para germinação de forma uniforme.

Porém, para que tudo saia como planejado, é preciso que as semeadoras estejam sempre com a manutenção em dia e reguladas durante todo o período do plantio.

Confira também nosso artigo sobre 6 passos para acertar na escolha de máquinas agrícolas.

Evite falhas

Sabe por que falhas no uso dos equipamentos de semeadura podem trazer muitos prejuízos para você?

Agricultor analisa as sementes plantadas no solo
O agricultor deve ficar atento durante o processo de semeadura. Falhas nos equipamentos podem causar prejuízos.

Porque uma vez que o processo de semeadura é feito, se ele não for realizado da maneira correta e ocorrerem erros, não será mais possível corrigir no mesmo ciclo de cultura.

São muitos os fatores que podem afetar a operação de uma semeadora. estar relacionados à semente, ao solo, à máquina, ao clima e ao operador.

A seguir, vamos listar alguns aspectos gerais que devem ser considerados para o uso correto dos equipamentos de semeadura.

Manutenção dos equipamentos

A cada entressafra, o produtor deve verificar aos equipamentos de semeadura. Certamente esta é uma das melhores maneiras de evitar prejuízos e imprevistos e deve ser o começo de tudo.

Nesse processo, ele deve ver se existem peças com defeitos, pois elas podem atrapalhar em muito o seu processo de semeadura.

Caso uma peça com defeito não seja trocada, a sua semeadora pode parar a operação no meio do caminho, prejudicando o processo de plantio.

O agricultor deve substituir os óleos, revisar engrenagens, verificar a limpeza dos condutores de fertilizantes e sementes e trocar as correias com sinais de desgaste.

Então, além dos processos citados, existem vários outros componentes que devem ser revisados. Fique sempre atento às orientações dos fabricantes.

Regulagem dos equipamentos de semeadura

A regulagem dos equipamentos de semeadura tem muito a ver com processo de manutenção.

Após verificar todos os componentes, agora é hora ajustar para que eles possam cumprir o seu papel. Isso significa aplicação das sementes de maneira correta no solo.

Equipamento de semeadura abre sulcos no solo para colocação das sementes
A regulagem na abertura dos sulcos, para colocação das sementes, é outro fator importante durante a semeadura.

Durante o período de plantio, o ideal é que a regulagem dos equipamentos seja verificada diariamente, assim como a lubrificação.

Um dos primeiros itens que devem ser ajustados é a abertura dos sulcos. Isso independe do tipo de semeadora.

É esse sistema que realizada a abertura no solo e podem ser regulados por meio da pressão nas molas, dos batentes dessas molas. Isso vai depender da sua máquina.

Verifique ainda os dosadores de sementes e fertilizantes, se estão lubrificados ou obstruídos. Calibre também a pressão dos pneus e o nivelamento pelo cabeçalho da semeadora.

Verifique sempre o manual de instruções do fabricante da sua semeadora. Ele será o guia para uma regulagem sem erros.

Portanto, a regulagem dos equipamentos é uma tarefa fundamental que envolve diretamente máquina e operador ao preparar o solo para o plantio. Confira como isso deve ser feito no vídeo abaixo:

Fonte: Sementes Manejo.

Fertilizantes

Uma das partes importantes da regulagem de uma semeadora é saber a forma adequada das dosagens de fertilizantes e também a taxa de distribuição de sementes.

A aplicação do fertilizante deve seguir a análise do solo e a quantidade do produto distribuído por área. Dessa forma, normalmente, uma regra de quilogramas por hectare.

Existe determinado tipo de solo que necessita de maiores quantidades de fertilizantes, exigindo maior número de abastecimentos durante o processo. Por isso esta análise é tão importante e interfere na regulagem.

Sementes

Quanto às sementes, é preciso levar em consideração as suas características, pois cada uma apresenta suas especificidades. No entanto, aspectos gerais já podem ser levados em consideração, como a profundidade em que elas serão colocadas.

Se inseridas a menos de 2 cm no solo, pode ser que haja dificuldade para a germinação das sementes, por exemplo. O controle dessa profundidade é feito pelas rodas limitadoras de profundidade dos equipamentos. No caso de máquinas múltiplas, permite o ajuste em diferentes plantios.

Já a quantidade das sementes deve ser considerada a partir da fertilidade do solo, da umidade, entre outros fatores. Além disso, é preciso estar atento a sua uniformidade, para que possam ser melhor reconhecidas pelos mecanismos dosadores.

Ainda sobre as sementes, o tratamento prévio delas pode alterar a forma como o processo de semeadura irá acontecer. Se elas estiverem tratadas com inseticidas, por exemplo, sua superfície é alterada.

Desse modo, é muito necessário testar discos e anéis, componentes que movimentam os sistemas de distribuição.

Confira no vídeo abaixo, como deve ser feita a semeadura de uma lavoura de soja:

Fonte: Embrapa.

Velocidade e profundidade dos equipamentos de semeadura

A velocidade dos equipamentos na distribuição das sementes no solo interfere diretamente no rendimento e qualidade de uma operação de semeadura.

Por exemplo, se há um aumento na velocidade dos equipamentos, consequentemente há uma diminuição dos espaços entre as sementes, podendo aumentar o número de falhas no processo.

Podemos dizer, então, que a velocidade ideal é aquela que abre e fecha o sulco com uma mínima remoção do solo. Isso poderá ser verificado de acordo com a recomendação do fabricante. Geralmente, o ideal é que ela não ultrapasse os 8 km/h.

Como dito anteriormente, se colocadas em profundidades inadequadas no solo, as sementes podem não germinar da melhor forma ou até mesmo nem germinarem.

Operador de máquina de semeadura realizando o plantio
O operador deve ficar atento à velocidade dos equipamentos de semeadura para sucesso do plantio.

Isso porque vai haver uma cobertura deficiente da semente e também um contato inadequado com o solo. O contrário também pode acontecer: sementes que são colocadas profundas demais.

O operador da máquina é um outro fator determinante para que a semeadura ocorra como o planejado. É ele quem vai manter o equipamento de semeadura em sua velocidade adequada de operação, para manter o espaço adequado entre as linhas de semeio no solo.

Por isso, além de ter boas máquinas, é sempre bom investir em profissionais capacitados.

Mãos à obra!

Você já fez toda a revisão e regulagem dos equipamentos, verificou as sementes e o fertilizante, aguardou o período de chuva e preparou bem o solo? Então, já está pronto para iniciar o processo de semeadura.

Como vimos durante o texto, o uso correto dos equipamentos de semeadura depende de diversos fatores. Além disso, cada semeadora terá uma forma diferente de ser regulada e manuseada.

Dessa forma, reforçamos sempre que se deve seguir os manuais de instrução do seu fabricante.

Para concluir nosso artigo, conheça agora como funciona a semeadura em contorno, uma das técnicas mais eficientes para controle da erosão do solo:

Fonte: Embrapa.

Post Relacionado