Conheça quatro tipos de manga mais comuns no Brasil

Conheça quatro tipos de manga mais comuns no Brasil

Em todo o mundo, existem mais de 1.600 tipos de manga, cada um com suas características próprias. No Brasil, são cultivadas pelo menos 10 variedades, sendo quatro delas produzidas em maior escala para consumo.

Aliás, a manga é uma das frutas mais apreciadas, principalmente in natura ou por meio de processamentos como suco, sorvete, geleias e doces. Além disso, ela proporciona muitos benefícios à nossa saúde.

Neste post, iremos apresentar os quatro tipos de manga mais consumidos em nosso país, com suas respectivas características. Também vamos citar quais são esses benefícios. Boa leitura!

Leia também: Frutas como fonte de renda para agricultura familiar

Manga: fruta antiga e muito consumida

A manga (Mangifera indica L.) teria sido descoberta na Índia por volta de 2000 a.C. Originária da Ásia, passou a ser cultivada em vários países. Esta fruta chegou ao Brasil no século XVI, trazido pelos portugueses.

Os primeiros tipos de manga plantados em solo brasileiro eram bem diferentes daqueles que conhecemos (e saboreamos) hoje. Eram variedades filipinas, que produziam frutos com polpa fibrosa e de baixa qualidade, por isso, eram limitadas apenas a pequenos pomares.

Manga em destaque no pé. A fruta apresenta coloração amarela e folhagens verdes
Com mais de 1.600 tipos, a manga é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, conhecida por suas cores e sabores variados.

Com a introdução de tipos de manga indiana, procedentes da Flórida (EUA), de melhor qualidade, com pouca fibra, bem coloridas e mais resistentes a doenças, essa fruta passou a ter um consumo muito maior e chamou a atenção da indústria.

A variedade Haden, por exemplo, foi introduzida no Brasil em 1931. No entanto, somente a partir da década de 1960 é que passou a ser cultivada comercialmente, apesar de uma série de limitações, uma vez que era muito suscetível à seca. Posteriormente, veio a Tommy Atkins, em 1970, que se adaptou melhor às condições brasileiras e hoje é a mais cultivada no país.

A mangueira ocupa lugar de destaque na fruticultura brasileira, com plantio comercial em pelo menos 20 estados. Em 2022, por exemplo, o Brasil colheu 1.431.727 toneladas, com destaque nos estados de Pernambuco (608,8 mil toneladas), Bahia (409,3 mil toneladas) e São Paulo (187,4 mil toneladas). O Brasil é o 7º maior exportador mundial dessa fruta.

Mangueira, em pomar, repleta de mangas
A manga pode ser cultivada desde pequenos pomares até em escala comercial.

Hoje, existem mais de 200 variedades cultivadas em nosso país, porém apenas quatro tipos de manga se destacam mais: Tommy Atkins, Palmer, Rosa e Espada. Iremos falar sobre cada uma delas logo mais abaixo. Mas, antes, conheça os benefícios ao nosso organismo e sua utilização na culinária.

Conheça os benefícios da manga

A manga é uma fruta considerada “polivalente”. Pode ser consumida de diversas maneiras, desde in natura, em forma de sucos, néctares, doces, geleia e até como chutneys (molho agridoce de origem indiana), entre outros produtos.

Além de muito saborosa, a manga tem um perfil nutricional que se destaca. Ela traz muitos benefícios à nossa saúde, como melhora da imunidade, saúde digestiva e da visão, além de reduzir o risco de certos tipos de câncer.

Esta fruta contém boas quantidades de fósforo, ácido pantotênico, cálcio, selênio e ferro. Um copo de 165 gramas de manga fornece quase 70% da ingestão diária recomendada (IDR) de vitamina C.

Assim, auxilia o corpo a absorver o ferro, melhorando o sistema imunológico. Essa mesma quantidade consumida fornece 10% das necessidades diárias de vitamina A.

Outros benefícios envolvem deixar o nosso coração mais saudável. Isso porque é rica em magnésio e potássio que ajudam a manter a pressão saudável e os vasos sanguíneos relaxados, reduzindo a pressão arterial. Mais ainda: pode diminuir o colesterol no sangue, triglicerídeos e níveis de ácidos graxos livres.

Confira também: Laranja: saiba qual a sua importância econômica e como cultivá-la

Saúde dos olhos e ajuda a prevenir o câncer

Se você é daqueles que, ao apreciar uma manga, “enche os olhos”, saiba que essa fruta também ajuda a saúde ocular. Isso ocorre por ter dois nutrientes essenciais: os antioxidantes luteína e zeaxantina.

Esses nutrientes se concentram na retina, responsável pela conversão da luz em sinais cerebrais para que o cérebro possa interpretar o que está sendo visto.

Mangas empilhadas com colorações vermelha e amarela
Incluir a manga no seu cardápio nutricional é uma boa dica a quem busca qualidade de vida e saúde.

Estudos realizados em tubos de ensaio e em animais constataram que os polifenóis da manga (compostos vegetais que funcionam como antioxidantes) ajudam a reduzir o estresse oxidativo. Com isso, interromperam o crescimento ou até destroem muitas células cancerígenas, incluindo leucemia, câncer de cólon, pulmão, próstata e mama.

Existem outros benefícios que essa fruta saborosa traz ao nosso organismo. Mas, vamos citar só mais um: por ser rica em vitamina C, ajuda na produção de colágeno, uma proteína que dá estrutura à pele e cabelos, combatendo flacidez e rugas na pele.

Conheça os principais tipos de manga

Agora que você já conhece um pouco sobre a história e os principais benefícios dessa fruta, vamos tratar do tema principal desse artigo: os quatro principais tipos de manga mais cultivados e consumidos no Brasil.

Só recordando que vamos tratar das variedades Tommy Atkins, Palmer, Rosa e a Espada. Logicamente existem muitos outros tipos que são plantados em nosso país e que também atraem o paladar de muita gente.

Tommy Atkins

Dos quatro tipos de manga mais consumidos, começamos com a variedade que é a “líder de paladar” dos brasileiros: a Tommy Atkins. Ela já atrai logo pela sua aparência, com tamanho médio a grande (quase meio quilo) e uma coloração laranja-amarela coberta com vermelho e púrpura intensos, além de possuir casca grossa.

Mulher segurando um dos tipos de manga mais consumido no Brasil, a variedade Tommy Atkins
A Tommy Atkins é um dos tipos de manga mais produzidos e consumidos no Brasil.

Originária da Flórida (EUA), a Tommy possui uma polpa firme e suculenta, com teor de fibra médio. Devido à sua alta produtividade e resistência ao transporte, é uma variedade destinada principalmente à exportação nos países onde é cultivada, como é o caso do Brasil. Amadurece bem quando colhida ainda imatura e tem boa durabilidade na prateleira.

A árvore da manga Tommy Atkins pode alcançar até 8 metros de altura, portanto, requer um bom espaço para um desenvolvimento adequado. Sua altura pode ser facilmente controlada através de podas regulares.

Manga Palmer

A Palmer é mais um dos tipos de manga trazidos da Flórida. Os frutos dessa variedade possuem casca fina, na coloração roxa quando estão ‘de vez’ e vermelha quando já maduros.

Chegam a pesar 650g, com um caroço de menor volume. Possuem polpa amarelada, firme e saborosa, com pouca ou nenhuma fibra. Devido ao seu sabor, a manga Palmer apresenta boa durabilidade na prateleira e produção regular, sendo bem aceita no mercado interno.

Mangas da variedade Palmer em cestas. Os frutos apresentam coloração verde e arroxeada
A manga Palmer possui coloração roxa quando os frutos ainda não estão totalmente maduros.

O pé dessa variedade atinge uma altura média de 10 a 15 metros, com uma copa ampla e densa que proporciona sombra abundante. A produção é tardia, o que permite o prolongamento do período das safras.

Manga Espada

A manga Espada é uma das frutas mais antigas e populares no Brasil, sendo muito consumida principalmente devido ao seu baixo preço e sabor.

O fruto é mais fibroso e apresenta uma coloração amarelada e esverdeada, com formato alongado (pesando em torno de 300 g) e casca lisa e espessa.

Pé de manga Espada repleto de frutos verdes
Uma das características da manga espada é o seu formato alongado, sendo um dos tipos de manga mais populares do país.

O pé da manga Espada é muito vigoroso, de porte elevado (podendo chegar a até 30 metros de altura). Além disso, possui uma boa produtividade. Ao optar pelo seu plantio, é importante escolher um local espaçoso que permita o crescimento vertical da planta.

Manga Rosa

A exemplo da variedade “Espada”, a manga Rosa é uma das variedades brasileiras mais conhecidas. Com peso médio em torno de 350 g, o seu fruto varia das cores amarelo ao rosa-vermelho.

Possui casca espessa e lisa, polpa na cor amarelo-ouro, moderadamente suculenta, fibrosa e de sabor agradável. Com crescimento acelerado, adaptou-se perfeitamente ao clima do Nordeste e Centro-Oeste.

Destaque para os frutos de manga Rosa no pé, com coloração primordialmente avermelhada e parte amarelada
A manga Rosa é muito resistente às doenças, o que proporciona boa produtividade. É muito popular no Brasil. Foto: Prefeitura de São João do Piauí.

A mangueira da variedade Rosa possui porte médio, crescimento lento e copa arredondada. Normalmente produz em mais de uma época do ano.

Veja também: Conheça 6 frutas nativas brasileiras

Como saber se uma manga está madura?

Conforme mostramos acima, os tipos de manga mais produzidos no Brasil possuem colorações e tamanhos diferentes. Para quem não está muito acostumado a comprar essa fruta, aqui vão algumas dicas que vão garantir que você desfrute o melhor do seu sabor.

Ao chegar à um supermercado ou varejão de sua preferência, a primeira medida é dar uma “apertadinha” (de leve mesmo!) no fruto. Se estiver com uma textura mais molinha, indica que está pronta para o consumo.

Mas se, ao apertar, perceber que está dura, significa que ainda não está madura. Em seguida, sinta o aroma da fruta próximo ao cabo. Se estiver com um cheiro bem forte, isso indica que a manga está madura e pronta para ser consumida.

Mão feminina segurando manga em frente à expositor de supermercado
Ao comprar uma manga, uma das dicas é dar uma “apertadinha de leve” para saber se o fruto está maduro.

Caso você queira levar para casa uma manga ainda “de vez” visando consumir depois de alguns dias, sem problemas. Existe uma técnica bem simples.

Embrulhe a manga em um saquinho de pão vazio (de papel) ou em folhas de jornal, deixando-a em temperatura ambiente por aproximadamente 12 horas.

Durante esse período, em contato com o papel, o fruto produz um gás chamado etileno, que acelera naturalmente o processo de amadurecimento. Dessa forma, a manga ficará com um aroma bem forte e estará pronta para o consumo.

Dica: deixe um pedaço descoberto para que o gás etileno possa escapar. Se ficar totalmente embrulhada, há o risco de criar mofo e o fruto apodrecer.

Assista no vídeo abaixo uma entrevista com um produtor de manga de sucesso, Carlos Damasceno, que fala sobre a cultura e dá dicas e informações valiosas sobre a fruta:

Fonte: MF Cast.

Conclusão

Portanto, neste post, demonstramos que essa fruta possui nutrientes abundantes, trazendo diversos benefícios ao nosso organismo, além de ser muito saborosa.

Citamos apenas quatro dos principais tipos de manga mais consumidos no Brasil. No entanto, recomendamos que, sempre que possível, você experimente outras variedades disponíveis, expandindo assim sua experiência gustativa e conhecendo melhor a diversidade dessa fruta tão apreciada.

Se você é um apreciador de frutas, recomendamos, como leitura complementar, acessar o nosso artigo sobre algumas das frutas exóticas existentes no Brasil. Até a próxima!

Post Relacionado