O impacto do clima na cultura do algodão

O impacto do clima na cultura do algodão

Condições climáticas são um dos principais fatores que interferem na cultura do algodão, assim como acontece com todos os tipos de plantação. Por esse motivo, é importante ficar bastante atento e entender o impacto do clima dentro desse processo.

O Brasil é um dos cinco maiores produtores mundiais de algodão, ao lado de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Chamado de “ouro branco“, em 2019 a produção e exportação do produto no país geraram uma receita de US$ 2,6 bilhões, superando o ano anterior em quase US$ 1 bilhão.

O principal produtor do país é o Mato Grosso, colhendo 1.882.738 toneladas na safra 2018/2019, o que representou cerca de 30% da produção nacional. Essa atividade agrícola está crescendo no país por conta da alta demanda, especialmente no setor têxtil, nos mercados nacional e internacional.

Devido a sua importância econômica para o país, os cotonicultores investem em tecnologia para produção de uma fibra com qualidade superior. Mas, as ações do clima ainda são predominantes porque o algodão é uma cultura muito sensível.

Confira os fatores que influenciam na colheita:

  • Temperaturas
  • Quantidade de chuvas (quantidade, distribuição e intensidade)
  • Umidade relativa do ar
  • Ação solar

Saiba mais detalhes sobre de que forma as condições climáticas interferem nesse tipo de plantação.

Veja também: Plantio direto: conheça as vantagens dessa prática

Excesso de chuvas

No período da colheita, a quantidade excessiva de chuva, durante mais de uma semana, afeta a abertura dos frutos, além de reduzir a qualidade da fibra do algodão. Este segundo fator acontece porque chuva demais provoca grande perda das ceras, que são fundamentais no processo de fiação.

Máquinas colhendo o algodão no campo
Na colheita, o excesso de chuva pode afetar a qualidade da fibra do algodão.

A deterioração das ceras acontece também em consequência da umidade excessiva do ar, levando à perda de resistência, do brilho e da brancura da fibra, além da sua sedosidade.

Ocorre ainda que a chuva em excesso faz com que a atmosfera fique excessivamente úmida, o que, durante a frutificação, pode facilitar o surgimento de doenças, através da ação de fungos, que iniciam sua colonização e levam ao apodrecimento dos frutos dentro de um processo irreversível.

Temperatura

As baixas temperaturas também exercem forte influência na cultura do algodão. Elas dificultam o crescimento das plantas, pois reduzem o metabolismo celular, ao mesmo tempo que restringem o desenvolvimento de ramos frutíferos.

Algodão cultivado em clima frio
Além da chuva, outro fator que influencia diretamente o algodão são baixas temperaturas.

Diante disso, é indicado que a semeadura ocorra nas épocas em que as temperaturas estejam entre 20°C e 30°C. Não é praticável o cultivo em temperaturas menores a 14°C e superiores a 40°C.

A ocorrência de inversão térmica também pode contribuir negativamente para o cultivo do algodão. Ou seja, dias muito quentes e noites muito frias não são favoráveis à plantação.

Melhor clima para o cultivo

Por ter um ciclo vegetativo relativamente curto, é possível aproveitar o período de apenas uma estação para a produção e desenvolvimento da planta. Para resultados satisfatórios, o algodão precisa de um espaço de 180 a 200 dias sem geadas, bastante sol e temperatura média mensal acima de 20°C. No período vegetativo, há necessidade de precipitações totais de 500 a 1500 mm.

Nesse cenário, a estação do ano que oferece condições que mais se aproximam das necessidades da cultura do algodão é o verão. Em outras épocas do ano, dependendo da região, pode ser inviável considerar o cultivo, já que as chances de condições climáticas favoráveis são mínimas ou nulas.

Agora que você já conhece os aspectos mais importantes sobre o impacto do clima na cultura de algodão, leia também sobre o uso de irrigação artificial de luz e saiba como ela pode aumentar a produtividade das lavouras, clique no link.

Para obter outras informações importantes sobre o agronegócio e acesso aos melhores produtos para a sua atividade, navegue pelo nosso site e conheça as opções anunciadas.