A produção de batata no Brasil passou por condições difíceis nos últimos anos. Mas, será que o setor foi afetado pela pandemia do novo coronavírus?
Qual é a perspectiva para os próximos anos? Confira as respostas neste artigo!
Produção de batata: a hortaliça mais importante do país
Conforme o levantamento mais recente do International Potato Center (CIP), a produção anual mundial de batata é de cerca de 300 milhões de toneladas, ficando atrás apenas do arroz, do trigo e do milho.
No Brasil, a batata é considerada a hortaliça mais importante, com produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas e cerca de 130 mil hectares plantados.
Entretanto, o país não está entre os principais produtores do mundo. Na verdade, como a demanda nacional é grande, o Brasil é um dos maiores importadores dessa hortaliça.
Principais estados produtores
No território nacional, as regiões sul e sudeste detém cerca de 98% de toda área de cultivo de batata no Brasil.
De acordo com o levantamento feito pelo IBGE (julho/2020), só estado de Minas Gerais é responsável por 34,9% da produção de batata no Brasil, com 1.194,3 mil toneladas, assumindo a primeira posição no ranking nacional.
Em segundo lugar, o estado do Paraná produz um pouco mais de 760 mil toneladas (22,2%).
Já o estado de São Paulo é responsável por 17,9% (613,1 mil toneladas) da produção nacional, ocupando a terceira posição entre os estados que mais cultivam batata.
Produção de batata no Brasil em 2019
A produção de batata no Brasil tem passado por momentos difíceis nos últimos anos. Entretanto, no ano de 2019 houve um aumento de 0,5% no setor em relação a 2018.
Por outro lado, conforme infirmado no Anuário 2019|2020 da Hortifruti Brasil, o plantio de batata de mesa teve redução de 4%, o que resultou em cotações acima dos custos ao longo do ano.
Embora o balanço geral de 2019 tenha sido positivo para o mercado de produção de batata, o investimento não deverá aumentar, pois grande parte do lucro obtido será usado para quitar a dívida de anos anteriores.
Impacto da pandemia de coronavírus no mercado
De forma geral, os produtos essenciais e de baixo custo, como a batata, não sofreram muito impacto com a crise financeira causada pela pandemia.
Todavia, outros fatores influenciaram o mercado de forma indireta. Por exemplo, o aumento do dólar limitou a importação de batatas congeladas.
Além disso, o fechamento parcial dos restaurantes diminuiu a demanda nacional e fez com que as importações de batata pré-fritas fossem reduzidas.
Conforme a edição de setembro de 2020 de “Como o cenário econômico, em plena pandemia, afeta o bolso do produtor de HF?”, da Hortifruti Brasil, com retomada das atividades em junho de 2020, as aquisições de batata congelada começaram a ser retomadas.
Estatísticas de produção 2020 e 2021 de batata
Para os próximos anos, a expectativa é que o setor de plantio de batatas continue em expansão até que o Brasil atinja a sua capacidade total de processamento.
Segundo a Hortifruti Brasil, neste ano é esperado um crescimento de 3,5% em relação a 2019, especialmente para o seguimento de batata pré-frita.
Dessa forma, a tendência é que o Brasil continue registrando queda nas importações de batata, assim como aconteceu em 2019.
Portanto, neste post procuramos fazer uma análise econômica sobre a produção de batata no Brasil e as perspectivas para os próximos anos.
Leia também: “Medidas do governo para o agronegócio em meio à crise do Covid-19”