Galinhas ornamentais: tudo o que você precisa saber

Galinhas ornamentais: tudo o que você precisa saber

Você conhece as galinhas ornamentais? Elas são aves domésticas e, portanto, não somente destinadas à produção de ovos e carne.

Galinhas ornamentais ou exóticas são criadas em casas e jardins, e há um vasto mercado. Dessa forma, confira, a seguir, todas as informações sobre as galinhas ornamentais, suas espécies, linhagens e o mercado no Brasil.

Por falar em mercado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em todo o país há 39 milhões de aves domesticadas (entre elas as galinhas ornamentais) e o setor cresce a uma taxa de 10% ao ano. 

Assim, para ser considerada uma ave ornamental, a galinha não deve ser criada com o objetivo do abate. Por isso, a alimentação precisa de atenção, assim como os cuidados com a plumagem.

Você entenderá que muitas espécies de galinhas ornamentais também são boas para produção de carne. Mas, pelo preço diferenciado, talvez não seja exatamente o mais rentável.

Espécies de galinhas ornamentais

Existem diversas espécies de galinhas ornamentais. A maioria delas produz ovos de qualidade. No entanto, são consideradas aves ornamentais e cada uma delas possui uma particularidade. Conheça algumas delas, a seguir.

Criança segunda uma espécie de galinha exótica
As galinhas ornamentais ou exóticas fazem cada vez mais sucesso entre as aves domésticas.

A espécie cara de palhaço é  originária da Espanha, por isso também pode ser chamada de “espanhola”. É uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento.

Apesar de ser uma ótima produtora de ovos, a raça é conhecida como ornamental por ter uma plumagem exótica.

Seu rosto é todo branco e isso lembra a maquiagem do palhaço. Seus pés são parecidos com os das galinhas comuns, mas as penas são negras e muito brilhantes. O peso pode variar entre 2 e 2,5 kg.

Também vinda da Espanha, a galinha flor d’ametller é muito calma. Por causa da sua plumagem, é considerada uma ave ornamental, mas também é uma ótima chocadeira, sendo dos seus ovos, ou não.

É, também, uma boa produtora de ovos. Suas penas podem ser perdiz com branco ou preta com branco. Além disso, os pés são brancos e podem apresentar manchas pretas. A crista é vermelha e serrilhada. É uma mini galinha, já que seu peso vai de 700 g a 1,05 kg.

Veja como um criador do Paraná transformou a criação de galinhas ornamentais em um negócio:

Fonte: Negócios da Terra.

Origem europeia

Muitas espécies de galinhas ornamentais são originárias da Europa. A galinha pedrês portuguesa, por exemplo, é mais uma delas. A raça é boa para produzir carne e ovos. Mas também é ornamental, por ter a plumagem mosqueada em cinza e branco.

A crista é dentada e vermelha, enquanto que os pés são laranjas, como os das galinhas “normais”. Seu peso pode variar entre 2,5 e 4,0 kg.

Com origem conhecida na Bélgica, a malinas é bastante parecida com a pedrês portuguesa. Entretanto, sua plumagem pode ser branca ou pedrês. Pesa entre 3,7 e 5,0 kg.

yokohama é uma raça originária da Alemanha. É conhecida por sua cauda longa, que pode chegar a 3 metros.

Galinha ornamental da espécie yokohama
A espécie yokohama é considerada uma das galinhas ornamentais mais bonita do mundo, por sua cauda longa.

É considerada, por muitos, como a galinha ornamental mais bonita do mundo. Sua plumagem mais comum é vermelha e branca, mas também pode apresentar penas pretas na cauda. Seu peso pode variar de 2,0 a 3,5 kg.

Linhagens de galinhas ornamentais

O mercado mundial dividiu as galinhas ornamentais por suas linhagens, a partir do local de origem.

Linhagens americanas: aves desse grupo desenvolveram-se na América do Norte. Nesse sentido são, basicamente, as que vemos em filmes: New Hampshire; Rhode Island Red; Plymouth Rock e Wyandotte.

Linhagens inglesas: são originárias da Inglaterra. Assim, em sua maioria, possuem a pele branca, brincos vermelhos, ovos vermelhos, tamanho médio ou grande e suas pernas não possuem plumas. Pertencem a esse grupo as raças Cornish, Orpington, Australorp, Sussex, Dorking e Red Cap.

Linhagens mediterrâneas de galinhas ornamentais têm como características principais:

  • Pele amarela
  • Brincos brancos
  • Ovos brancos
  • Porte pequeno
  • Desprovidas de penas nas pernas

A raça mais conhecida desse grupo é a leghorn. Mas existem outras, de grande relevância comercial, como a ancona, a minorca e a andaluza azul.

Linhagem asiática

Por fim, as galinhas ornamentais de linhagem asiática têm como características: pele amarela, com exceção da langshan, brincos vermelhos, ovos vermelhos, porte grande e suas pernas são cobertas por penas.

As raças que representam esse grupo são a brahma, a cochin, a langshan e sedosa do Japão.

Exemplar de galinha Brahma
A raça Brahma está presente em quase todos os aviários que trabalham com a oferta de galinhas ornamentais.

Assim, confira outras espécies de galinhas ornamentais: ameraucana, ancona, andalusian, appenzeller spitzhauben, araucana, aseel, australorps, barnvelder, brabanter, brahma azul, brahma black, brahma buff, brahma carijó, brahma dark, brahma laceado, brahma light, brahma perdiz, buckeye, buttercup, campine, chantecler, cochinchina amarela, cochinchina azul, cochinchina branca, cochinchina dourada, cochinchina perdiz, cochinchina prata laceada, cochinchina preta, cornish, delaware, dominique, fayoumi, gigante de jersey branco, gigante de jersey azul, gigante de jersey preto, hamburguesa, houdan, java, la fleche, çakenvelder, langshan, legbars, leghorn, light sussex, malayo, marans, minorca, new hanpshire, norfolk grey, orpington amarelo, orpington azul, orpington branca, orpington dourado laceado, orpington perdiz, orpington preta, pescoço pelado turco, phoenix dourada, plymouth amarelo, plymouth perdiz, plymouth rock barrado, plymouth rock branco, plymouth rock prata pincelado, polonesa azul, polonesa branca, polonesa camurça, polonesa dourada, polonesa prata laceada, polonesa preta topete branco, red caps, rhodebar, rhodes island branco, rhodes island red, russian orlof, salmon faverolle, speckled sussex, sumatra, vorwek, wyandotte azul, wyandotte azul laceada dourada, wyandotte branco, wyandotte dourada laceada, wyandotte perdiz, wyandotte prata laceada.

Galinhas ornamentais polonesa camurça
Galinha ornamental polonesa camurça: tem um topete de penas sobre a cabeça.

Mercado no Brasil

Você pode encontrar diversas espécies de galinhas ornamentais em empresas especializadas, como pet shops. Confira também os anúncios de nossos parceiros.

Aliás, uma boa oportunidade de conhecer novas espécies galinhas ornamentais também é visitar feiras de exportação, ou exposições de animais, que acontecem em todo o país.

Desse modo, participar de eventos assim pode levar você a conhecer espécies raras e que não seriam encontradas nas lojas do ramo, por exemplo.

Outra dica é conversar diretamente com o criador especializado, é interessante para entender o mercado e a criação das galinhas ornamentais.

É importante ressaltar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) tem leis que regularizam a criação e venda de espécies animais. Então, é importante verificar, junto ao órgão, os requisitos necessários e também para identificar um bom vendedor.

Confira também nosso texto sobre vantagens na criação de galinha da angola.

No vídeo abaixo, confira como fazer a seleção de galinhas ornamentais para iniciar ou ampliar o seu plantel:

Fonte: Rancho LW.

Galinhas ornamentais são muito apreciadas por quem gosta de criar as aves soltas, já que elas chamam bastante atenção por suas plumagens diferenciadas.

Se interessou pelas galinhas ornamentais? Confira também nosso post sobre criação de galinha caipira.

Post Relacionado