Como criar calopsita em casa. Confira!

Como criar calopsita em casa. Confira!

Criar calopsita em casa é uma boa opção para quem busca um pet muito querido e companheiro, além de ter uma beleza exótica.

Tanto que hoje se tornou uma das aves mais amadas pelas famílias brasileiras para criação doméstica, conquistando crianças e adultos.

Pensando na importância do cuidado com esse bichinho, listamos 5 importantes dicas sobre como criar a sua calopsita em casa, de forma bem saudável. Confira!

Calopsita: características

Antes de citar as dicas de como criar a calopsita em casa, vamos falar sobre as principais características dessa ave.

Natural da Austrália, a calopsita chegou ao Brasil por volta de 1970. Essa ave possui uma beleza exótica, companheira do dono, além de ter um belo cantar.

Calopsita de cor cinza
A cor original da calopsita é o cinza, ou seja, é cor predominante em ambiente selvagem.

A calopsita é uma ave dócil, amigável e fácil de criar. Domesticada, gosta de carinho e chega a ficar nos ombros e nos dedos das pessoas. Ela não é barulhenta, mas assobia e, se treinada, pode imitar a voz humana.

Quando bem alimentada e cuidada, a calopsita pode viver de 15 a 20 anos. Portanto, é um fator essencial que deve ser analisado na hora de comprar o pet.

Confira agora as 5 dicas sobre como criar a sua calopsita em casa, de forma harmoniosa e saudável.

1 – Como criar a calopsita, em casa

A ideia de criar pássaros engaiolados reduz a liberdade do bichinho e pode afetar a sua saúde. Presos, estão mais suscetíveis a problemas, como estresse e irritabilidade ao longo de sua vida.

Dessa forma, criar a calopsita de forma que ela fique solta, dentro de casa, é uma maneira de aumentar a sua expectativa de vida, trazendo mais saúde e proporcionando mais felicidade a ave.

No entanto, é preciso alguns cuidados importantes ao criar a ave solta. O primeiro passo é manter a sua casa segura, não havendo possibilidades de fuga do pássaro.

Esse fator é importante pois, uma vez domesticada, a calopsita não conseguiria se adaptar as condições que encontraria na rua.

Calopsita criada ao lado de um gato
Ao lado de outros animais de estimação, a calopsita faz muito sucesso ao criar em casa!

Outra medida importante é colocar telas em janelas e frestas onde ela possa entrar e se perder ou fugir para a rua.

Por ser um animal extremamente sociável, não é recomendado deixar a calopsita sozinha durante o dia, pois ela também corre perigo, mesmo dentro de casa.

Aparar as pontas das asas

Caso você queira mais segurança, para evitar que a sua calopsita fuja, você pode aparar as pontas das asas, o que vai impedir longos voos.

Entretanto, essa experiência é muito arriscada e deve ser feita com muito cuidado. De preferência, busque ajuda de um veterinário especializado em aves.

O recomendado é que se apare as 10 primeiras penas da camada mais longa das asas, de ambos os lados. Assim, não machucará a ave, não a faça perder o equilíbrio e a permita fazer voos curtos.

Portanto, como citamos, caso haja dúvidas e inseguranças para realizar o procedimento, é recomendado fazer uma consulta à um médico veterinário, para obter ajuda e assim não prejudicar a saúde do pet.

2 – Como alimentar a sua calopsita

Para que a sua calopsita cresça de forma saudável, é preciso que sua alimentação seja balanceada. Além disso, ela deve ter acesso a água fresca e limpa sempre.

Por isso, o recomendado é que a alimentação seja composta de, no mínimo, 80% de ração para calopsitas, mais 20% de frutas e vegetais frescos.

Alguns alimentos devem ser evitados para manter a saúde da ave, como chocolate, cafeína, sementes de frutas, abacate e álcool.

Por outro lado, alguns outros alimentos são considerados os favoritos desses bichinhos, como uvas, bananas, brócolis, maçã, melancia, mamão e abobrinha.

Ainda está em dúvida de como alimentar sua calopsita? Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Fonte: Petz.

3 – Em casa, dê carinho a ela!

A calopsita é uma ave extremamente ativa e inteligente. Por isso, ela sempre precisará de atenção e interação com seu dono em casa para ter uma vida saudável e longe do estresse.

Como é uma ave afetuosa, a calopsita cria laços afetivos com muita facilidade com os seus donos e não gosta de ficar sozinha em casa por longos períodos de tempo.

Por isso, brincar e fazer carinho nesse bichinho é fundamental para deixá-lo feliz. Além disso, conversar com ele pode ser uma grande distração, pois calopsitas adoram assobiar e produzir sons diversos.

Menina com uma calopsita dentro de casa
A calopsita é uma ave muito apegada ao seu dono. Ela gosta de carinho e atenção.

Aliás, uma forma de deixar os dias da sua calopsita mais felizes é comprar alguns brinquedos para que ela possa se divertir durante o dia.

4 – Não deixe as calopsitas só, em casa

Por ser uma ave extremamente sociável, as calopsitas não gostam de ficar sozinhas em casa por longos períodos de tempo, o que pode gerar grande estresse nesses bichinhos.

Por isso, sempre que possível, fique com o seu pet e brinque com ele, para que se sinta amado e cuidado.

Caso você fique o dia todo fora de casa, uma boa opção é criar duas calopsitas juntas. Assim, uma fará companhia a outra e se divirtam durante o dia.

Neste caso, escolha outra calopsita do mesmo sexo, pois elas tendem a se reproduzir com facilidade.

Caso isso não aconteça, é possível que o acasalamento entre calopsitas gere entre 4 a 7 ovos, e que sejam incubados em até 20 dias. Após o nascimento, os filhotes vivem com os pais por um período de 60 dias.

Mas a calopsita não faz sucesso só com crianças e adultos. No vídeo abaixo, veja um “flagrante” dela compartilhando a refeição com um cachorro. Esse é um dos motivos de fazer tanto sucesso ao criar essa ave em casa:

Fonte: Rádio Construtiva.

5 – Mantenha o seu ambiente limpo e seguro

Como dissemos antes, caso a sua calopsita tenha o hábito de criar solta em casa, manter telas em janelas é fundamental para evitar que ela fuja.

Mas, caso a calopsita não viva solta, é importante que a gaiola tenha o maior tamanho possível. Pois, como dissemos, elas não gostam de viver presas, o que pode gerar grande estresse no bichinho.

Por fim, cuidados como manter a higienização da gaiola em dia, ter uma troca de ração diária e manter a água fresca e limpa sempre, são fundamentais para a qualidade de vida da sua calopsita.

Gostou das dicas que demos sobre como criar uma calopsita em casa? Confira também nosso artigo sobre outros animais para criar no ambiente doméstico. Os pets merecem muito carinho!

Post Relacionado