Métodos de contenção de bovinos: conheça os mais usados

Métodos de contenção de bovinos: conheça os mais usados

Na lida diária com bovinos, é necessário utilizar de métodos de contenção para realizar alguns cuidados especiais, como vacinação ou deslocamento. Esses métodos têm o propósito de garantir a segurança dos animais e das pessoas responsáveis pela execução do procedimento.

Neste artigo vamos te apresentar os métodos de contenção de bovinos mais utilizados e considerados eficientes, além de indicar quando utilizar cada um deles. Confira!

Cabresto na contenção de bovinos

Conforme citamos acima, existem várias formas de contenção de bovinos e dependem muito da finalidade da tarefa naquele momento. Nesse sentido, os responsáveis pela lida precisam conhecê-las visando escolher a maneira adequada.

Um dos principais métodos é o cabresto. Trata-se de um acessório produzido com cordas que é possível comprar pronto numa loja especializada ou fazer em sua propriedade rural.

Uso de cabresto na convenção de bovinos
O cabresto é uma das formas mais utilizadas na contenção de bovinos. Mas, é preciso não exceder na força.

Através desse acessório, é possível manter o gado firme e com segurança, mas permitindo os movimentos da cabeça. Entretanto, é uma técnica de contenção que exige muita atenção porque o uso excessivo de força pode causar o seu enforcamento.

Por isso, o cabresto é um método indicado quando os animais são mais calmos, principalmente naqueles de pista, em ocasiões como apresentações em exposições, leilões e eventos, ao lado do tratador. É muito usado também em procedimentos veterinários.

No vídeo abaixo, confira como realizar o processo de doma de bovinos usando um cabresto:

Fonte: Fazenda Porangaba.

Brete

Outra forma de contenção de bovinos é o brete. Esse método é utilizado em uma instalação construída no curral, com estrutura principalmente de madeira, que possibilita conter o animal individualmente.

Em geral, o brete é usado nos procedimentos clínicos, como vacinação, curativos, coletas de amostras de sangue e também visando a realização de inseminação artificial. Funciona com a imobilização pelo pescoço, usando uma guilhotina, podendo usada também na parte abdominal do bovino.

Contenção de bovinos em um brete
O brete garante a segurança dos bovinos e também de quem está trabalhando na sua contenção.

Além disso, a instalação deve ter uma trava que vai imobilizar todo o corpo do animal e um corta-coice, com o propósito de evitar acidentes com as pessoas envolvidas nessas operações.

Formigão

O formigão é também um método de contenção que é possível utilizar em bovinos, sendo que nesse caso se usa um instrumento que tem o formato parecido com um torquês (objeto usado na castração de animais).

As pontas dos instrumentos são abauladas e não cortam. As pontas são introduzidas na narina do animal e faz pressão. No caso de ficar agitado, é preciso pressionar um pouco mais até que ele fique calmo.

Em alguns modelos de formigão têm uma corda presa na ponta das alavancas que servem para que o veterinário possa ficar afastado da cabeça do animal. Se ele tentar se mover, durante o procedimento, automaticamente, a corda faz pressão sobre a narina, mantendo-o imobilizado.

O que é a peia na contenção de bovinos?

A peia é outro método usado na contenção de bovinos. Consiste em uma corda que amarra as pernas traseiras dos animais logo acima da região dos joelhos, utilizando apenas uma volta simples e mais uma cruzada formando um “oito”.

Uso da peia para imobilizar o animal
O uso da peia permite imobilizar as pernas dos bovinos. É um método comum de contenção de bovinos.

Esse método é muito eficiente na ordenha das vacas, bem como na contenção auxiliar em outras situações do dia a dia na lida de bovinos pois, ao imobilizar os membros posteriores, impede que esses animais possam dar coices.

Contenção química

A contenção química é outra opção existente no momento de imobilizar um bovino. Nesse tipo de contenção é aplicado algum tipo de anestésico, sedativo ou tranquilizante.

No entanto, diferentemente de outros tipos de contenções, essa não pode ser utilizada sem a presença de um médico veterinário. Só esse profissional tem acesso aos medicamentos e tem conhecimento sobre a dosagem a ser aplicada, que leva em conta principalmente o peso do animal, evitando inclusive que possa morrer durante o procedimento.

Uso de tranquilizante na contenção química de bovinos
Na contenção química, há o uso, por exemplo, de tranquilizantes. Mas, apenas veterinários podem utilizar esse método.

Conclusão

Portanto, são vários os métodos que são utilizados na contenção de bovinos, e é importante que as fazendas ou outros locais de confinamento de animais, tenham à disposição diferentes formas para serem escolhidas dependendo da ocasião. No site da MF, você encontra diversas instalações para contenção de bovinos à venda. Confira!

Ademais, ainda existe a possibilidade de realizar a contenção usando, por exemplo, uma trava imobilizadora ou laço pela cabeça. O importante é sempre garantir o bem-estar dos animais e a segurança dos funcionários que devem ser bem treinados com o propósito de realizar essas tarefas.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse nosso post que trata sobre o uso de volumosos e concentrados na alimentação de bovinos. Boa leitura!

Post Relacionado