Jafarabadi: conheça a maior raça de búfalos no Brasil

Jafarabadi: conheça a maior raça de búfalos no Brasil

Uma das raças de maior importância entre os búfalos é a Jafarabadi. Tratam-se de animais de alto porte e com características produtivas adaptáveis de grande interesse. Apesar do estigma em torno da espécie, atualmente menor mas ainda presente, é fato que os búfalos estão ganhando cada vez mais notoriedade. Inclusive, o maior rebanho do ocidente está no Brasil.

Segundo o IBGE, em 2021 o Brasil contava com mais de 1.500.000 cabeças de búfalos espalhados pelos seus estados. Conhecido por seu grande porte físico, esse grupo de animais está muito ligado à produção de leite e carne, com maior expressividade nos derivados e subprodutos devido ao alto rendimento.

Este artigo irá tratar com mais detalhes sobre a raça Jafarabadi e seus pormenores de interesse produtivo, bem como das suas características físicas e detalhes de interesse. Para ficar por dentro, acompanhe todas as informações, na íntegra do artigo. Boa leitura!

Leia tambémConheça a criação de búfalos no Brasil

Origens do búfalo Jafarabadi

Sabemos que existem 4 raças principais de búfalos que estão expressivamente presentes em nosso território. A crescente demanda por produtos de origem bubalina, a exemplo da famosa muçarela de búfala, tem feito com que produtores busquem cada vez mais por recursos técnicos para a criação desses rebanhos.

Considerando o incentivo a manejos e os recursos tecnológicos, inclusive de natureza mais aprimorada, é importante que sejam baseados nas origens de cada raça, assim como nas particularidades de cada uma, sendo importante atentar-se bem a esse parâmetro.

raça de búfalos Jafarabadi, como a própria nomenclatura nos remete, tem origem na Índia, mais especificamente no Oeste do país em uma cidade chamada Jafarabad.

Os búfalos que existem em nosso país têm origem na Índia, mas a semelhança da raça Jafarabadi com os búfalos africanos é inegável, inclusive no que se refere à rusticidade e resistência.

Trata-se de uma raça muito comum na região indiana, que se assemelha muito em termos de clima e condições geográficas com o Brasil, ponto que fortalece a sua popularização e a melhor adaptação no país. Ambos possuem climas tropicais e, por isso, as temperaturas acabam sendo mais altas que o normal.

A chegada dos búfalos no Brasil

Conforme registros da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB), por volta de 1961 os primeiros animais da raça Jafarabadi foram importados da Índia para o nosso país. A partir de então começa a haver intensidade produtiva e estudos sobre os potenciais da raça.

Concomitantemente, o livro de registros das raças de búfalos submetidos à legislação vigente dos órgãos oficiais do país, como o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento), é implementado em 1962 e oficialmente administrado em 1970. Esse é o marco que representa a oficialização de todas as raças de búfalos presentes no Brasil.

Búfalo Jafarabadi posicionado com a cabeça para frente, com destaque para a sua pelagem negra e chifres proeminentes e espiralados
Apesar do potencial produtivo da raça Jafarabadi e da alta adaptabilidade em terras brasileiras, sua expressividade nos rebanhos ainda não é tão expressiva.

Apesar dos registros de mais de 50 anos de criação dos búfalos Jafarabadi no Brasil, a presença de rebanhos bubalinos ainda não é tão expressiva como ocorre com os bovinos. Essa realidade interfere de forma negativa na aplicação e adaptação de técnicas reprodutivas e de aprimoramento genético.

Em contrapartida, estudos têm sido cada vez mais relevantes no intuito de proporcionar o melhor aproveitamento desses animais, tendo em vista que apresentam eficiência tanto para a produção de leite, que é ricamente concentrado em gordura, como para carne de alta qualidade.

Confira tambémRaça de gado Devon é destaque na pecuária de corte

Principais características e padrão racial do Jafarabadi

Conhecidos também como diamantes negros da pecuária, é muito fácil identificar um búfalo Jafarabadi, já que as características são bem marcantes. Com pelagem totalmente negra, é raro notar manchas brancas, porém algumas dessas não desclassificam a raça para registro como PO (Puros de Origem).

Além disso, a pele, os chifres e os cascos também são totalmente negros, assim como os olhos. Os chifres são longos e grossos, curvados para trás e para baixo, terminando em formato espiralado, de forma que os chifres retos e para baixo não são aceitos.

Não existem exigências específicas para a raça, mas trata-se de um animal altamente imponente e herbívoro ruminante. Assim, devem compor a sua dieta fibras de alta qualidade a fim de promover a nutrição adequada. Quando bem alimentado, este animal pode alcançar um peso excelente, revertendo em ótimo rendimento de carcaça.

Jafarabadis são altamente especializados para a produção de leite

Um dos pontos de maior destaque da raça Jafarabadi é a sua capacidade de produzir leite, principalmente em território brasileiro. A sua grande caixa torácica e ótima conformação dos tetos, anatomicamente, conferem a excelente produção de leite, tornando-o uma raça diferenciada.

Vale a pena destacar que essas matrizes nos rebanhos bubalinos têm a capacidade de produção prolongada, chegando a 319 dias em um ano. A título de comparação, a raça Murrah apresenta um período ligeiramente menor, de apenas 305 dias.

Macho da raça Jafarabadi em destaque, com pelagem negra e mancha branca na cabeça, e outro búfalo deitado logo atrás
Outro ponto bastante favorável na criação desses animais é o fato de que é possível manter rebanhos de bovinos concomitantes, ou seja, criá-los nas mesmas áreas.

Além da persistência na lactação, os picos também surpreendem bastante. Há registros de produção que chegam a 2.150 litros de leite durante todo o período de lactação, enquanto a raça Murrah, por exemplo, tem cerca de ¼ a menos de litros por lactação.

Essa persistência e alto volume de leite elegem os Jafarabadi como uma das raças mais lucrativas para quem tem interesse em investir na atividade, inclusive com atenção aos subprodutos e derivados. Isso porque o leite de búfalo é mais gorduroso e, por isso, tem alto rendimento com sabor atraente.

Maior raça de búfalos no Brasil

Vale a pena destacar um ponto que torna a raça Jafarabadi ainda mais especial: sem dúvidas, é a maior raça de búfalo no Brasil atualmente.

Esse simples detalhe revela a necessidade de maior aprimoramento genético, já que animais maiores tendem a gerar mais lucro, especialmente no que se refere ao rendimento de carcaça, mas também demandam maior atenção ao aporte nutricional.

Embora não existam exigências expressivas, é notável que os cálculos para oferecer alimento em quantidade ideal serão sempre em alto nível. Por outro lado, existem criadores que já investem em cruzamentos industriais com touros Jafarabadi e búfalas comuns, obtendo, assim, animais precoces de dupla aptidão e com porte robusto porém menor.

Fêmea Jafarabadi de coloração preta e  chifres longos e grossos, curvados para trás e para baixo
As fêmeas podem chegar a ter entre 650 a 900 kg, enquanto os machos costumam ficar entre os 700 e 1.500 kg.

Esse tipo de manejo ressalta uma problemática existente: a proximidade sanguínea devido à falta de criadores da raça no Brasil. Em outras palavras, é difícil manter o sangue aberto dos rebanhos e isso interfere diretamente na qualidade do vigor hibrido das próximas gerações.

Cuidados que merecem atenção especial

É preciso dedicar-se não só à alimentação dos búfalos Jafarabadi, mas também aos manejos, especialmente os de ordem reprodutiva, uma vez que as búfalas de maneira geral têm particularidades que precisam ser respeitadas.

O fato é que os búfalos são animais rústicos, mas ainda assim necessitam de maiores cuidados em determinados momentos. Por exemplo, em situações em que os esforços são maiores, como é o caso do pré e pós-parto, as atitudes que dizem respeito à recuperação das fêmeas devem ser mais minuciosas. Então, esse processo acaba sendo mais penoso em relação à outras raças.

Para as categorias mais jovens também é importante que haja dedicação total. Exemplo disso é a recomendação da adição de cálcio aos búfalos quando mais novos, especialmente considerando o potencial alto de crescimento da raça. Acompanhar o ganho de peso das fêmeas, nesse caso, também é decisivo, pois a maturidade sexual está totalmente relacionada a esse quesito, condição corpórea ideal e homeostase.

O fator nutricional, portanto, é bastante importante para a espécie, em particular para a raça Jafarabadi, que tem altas demandas por ser o maior dos búfalos no Brasil. Baseado nesses conhecimentos, é necessário equilibrar de forma correta os níveis de gordura, carboidratos, volumoso e minerais, sendo recomendado o apoio de um especialista na área para essa tomada de atitude.

Gostou desse conteúdo? Conheça também mais detalhes sobre a raça Murrah e seu potencial produtivo. Boa leitura!

Post Relacionado