Não é nenhuma novidade que o Brasil é referência mundial quando se trata da produção de café. Graças ao cultivo distribuído por todo o país, nós somos o maior exportador da bebida no mundo.
Essa imensa paixão pelo café se deve ao fato do Brasil responder por um terço de toda a produção mundial de seu cultivo. Sendo assim, os processos desenvolvidos nas regiões brasileiras são realizados com extremo rigor e obedecendo leis que garantem o trabalho sustentável.
Portanto, nesse artigo você irá conhecer sobre as principais regiões produtoras de café no Brasil, além de compreender a importância que o nosso país possui na produção dessa bebida tão amada por nós, brasileiros.
E não se esqueça de acompanhar outros textos em nosso blog, onde você encontrará as melhores notícias sobre o mundo da agricultura.
Minas Gerais: onde o sabor do café não tem erro
Minas Gerais é conhecido por ser o maior estado produtor de café no Brasil. Localizado na região sudeste, Minas concentra cerca de 50% da produção brasileira, além de ser referência quando se trata dos cafés especiais do nosso país.
Outra característica da região mineira é o fato das plantações serem de café arábica. As principais regiões da atividade cafeeira em Minas são: Sul de Minas, Chapada de Minas, Matas de Minas e Cerrado de Minas.
Espírito Santo: importante fornecedor no Brasil
Sendo a segunda maior região produtora de café do país, o Espírito Santo é conhecido por possuir plantações de café Conilon nas regiões quentes do norte e de arábica ao sul.
Além disso, o estado é conhecido por ser um dos maiores fornecedores de café no Brasil, possuindo um extenso mercado de distribuição no porto de Vitória.
São Paulo: tradição e qualidade
Sendo um dos estados mais tradicionais quando o assunto é o cultivo de café, São Paulo possui uma produção 100% arábica. Seu cultivo é realizado em duas regiões: Centro-Oeste Paulista e Mogiana.
Além disso, o estado abriga o famoso Porto de Santos, que detém dois terços das exportações de café do território brasileiro.
Bahia: o sabor do café nordestino
Localizado na região nordeste do país e possuindo um clima acalorado, a Bahia possui duas regiões importantes na produção de café: Planalto da Bahia e Cerrado da Bahia.
No Cerrado da Bahia é cultivada a arábica, enquanto no sul do estado há lugares onde é produzido o café Conilon.
Paraná: eterna paixão pelo café
Localizado mais ao sul do Brasil, no Paraná há apenas o cultivo de café arábica e suas plantações adensadas refletem a preocupação com o clima frio da região.
O Paraná já foi o maior produtor de café do país, e recentemente vem voltando a mostrar o seu potencial produtivo com novidades, como a cereja descascada.
Rondônia: o sabor familiar
Situado ao norte do país, Rondônia possui uma produção anual de quase 2 milhões de sacas, produzindo exclusivamente o café Conilon.
Uma das principais características dessa região é o fato de sua produção ser baseada em uma cultura bastante tradicional e familiar.
E, então, gostou de conhecer mais sobre as principais regiões produtoras de Café no Brasil?
Aproveite para ler outro artigo sobre esse assunto em nosso blog, veja esta sugestão: Importância da ureia na adubação de café