Importância da qualidade da água para o gado

Importância da qualidade da água para o gado

A água é vital para todos os seres vivos: humanos, plantas e animais. Ela é a responsável por manter os órgãos e tecidos funcionando de forma saudável e satisfatória. A água é um dos elementos predominantes no corpo do gado, podendo variar entre 50% e 80% da composição do seu peso.

Dessa forma, o consumo dessa substância é tão importante quanto a quantidade e qualidade de matéria seca ingerida, temperatura do ambiente em que vive e condições de umidade. Quer saber mais sobre a importância da qualidade da água para o gado?

Confira a seguir alguns dos fatores que são influenciados e como melhorar a performance do animal.

Peso

A manutenção do peso é essencial para a saúde do gado. E a água é um dos principais fatores para garantir que ele seja controlado.

Para garantir a engorda do animal, o ideal é que ele consuma, em média, 45 litros de água diariamente.

Esse valor é calculado de forma simples: a cada três quilos de matéria seca ingerida, se acrescentam três litros de água na dieta do gado.

Nutrição

A nutrição do gado está diretamente ligada à quantidade de água que ele consome. Quando não há um abastecimento devido, os músculos sofrem com a perda de peso e força.

É importante associar a água de boa qualidade à pastagem ingerida nas melhores condições para os animais.

Evitando doenças

Se não houver renovação adequada para a água que vai ser ingerida pelos animais, ela pode perder propriedades importantes e transmitir doenças por meio da contaminação. Cistercose, neosporose, toxoplasmose, eimeriose, brucelose, salmonelose e botulismo hídrico são algumas das enfermidades que podem ser causadas pelo consumo de água imprópria.

Além das doenças, o gado pode sofrer com transtornos alimentares, falta de apetite e, quando os quadros são agravados podem levá-lo à morte. Dessa forma, o produto a ser extraído, seja carne ou leite, também sofre com a contaminação.

Como promover a melhor qualidade de água para o gado?

O que caracteriza a boa qualidade da água consumida pelo gado é, entre outros fatores, a sua temperatura, limpeza, odor, cor, sabor e abundância.

Vacas holandesas bebendo água
Todas as características da água oferecida ao gado devem ser avaliadas

Um dos primeiros pontos para garantir que essa água seja saudável é conhecer os aquíferos e verificar as vulnerabilidades apresentadas por eles. Isso é possível através da medição do número de bactérias presentes nos resíduos dos animais que ingerem esse elemento.

Em seguida, é importante estudar como funcionarão os sistemas de captação de água, reservação e distribuição. Por fim, fazer um levantamento sobre os processos de desinfecção antes do consumo.

A importância da infraestrutura

Para garantir que a água de boa qualidade seja consumida adequadamente pelo gado, a infraestrutura precisa passar por planejamento.

É importante considerar o comportamento do animal para chegar às fontes de água, que as instalações, ferramentas e equipamentos utilizados para o maneja sejam ideais e que a equipe passe por treinamento.

Quer saber mais sobre o assunto e como você pode fazer para cuidar ainda melhor do seu gado? Entre em contato conosco e visite o nosso blog para ter mais informações!