Senepol: criação da raça cresce no Brasil

Senepol: criação da raça cresce no Brasil

O Senepol é uma das raças de gado que mais crescem no Brasil, uma vez que é adaptado à diferentes condições de criação, além de ser resistente à várias doenças e também ao calor.

Essa espécie é destinada principalmente a melhorar a qualidade dos rebanhos de corte, proporcionando uma carne bem macia. No Brasil, é muito usado no cruzamento com Nelore, e tem se destacado nas vendas, ano após ano.

Para você conhecer essa raça bovina, preparamos este artigo, que aborda desde as suas origens, até suas características e principais vantagens. Aproveite a leitura!

História do gado Senepol

O gado Senepol é o resultado do cruzamento de duas outras grandes raças de animais: o N’Dama (senegalês) e o Red Poll (inglês). Afinal, o objetivo principal era criar uma raça que pudesse ser resistente à temperaturas altas, além de ser produtiva.

O Red Poll é um gado dócil e de fácil reprodução, enquanto o N’Dama apresenta características rústicas, fácil adaptação alimentar e resistência a parasitas e ambientes quentes, adaptando-se facilmente às pastagens escassas e ao calor do Senegal.

Além disso, resistia bem às doenças e parasitas da região, tornando-se popular. Com o tempo, apesar de ser uma raça forte, acabou surgindo a necessidade de torná-la mais produtiva, mas aproveitando todos os aspectos positivos que ela já apresentava.

Várias tentativas de cruzamento já haviam sido realizadas com o N’Dama, mas todas sem sucesso. Isso porque as raças novas não se adaptavam às pastagens escassas das Ilhas Virgens. Sendo assim, as próximas tentativas deveriam ser realizadas de maneiras estratégicas.

Dessa maneira, em 1918, o produtor de N’Dama, Henry C. Neltropp, decidiu utilizar o Red Poll para mesclar com a N’Dama, por seus altos índices de produtividade e fertilidade.

Gado da raça Senepol
Resultado do cruzamento de duas raças de animais, o Senepol é um animal que vem chamando a atenção dos pecuaristas em todo mundo.

Dessa vez, obtiveram excelentes resultados, conseguindo manter as melhores características de ambas as raças no animal mesclado. Uma nova tentativa de mescla aconteceu em 1942, novamente obtendo ótimos resultados. Surgia, então, o Senepol.

A oficialização da nova raça, já com o nome Senepol, foi feita em 1960. Os testes de desempenho agrícola só foram realizados em 1976, com o apoio dos Estados Unidos.

História do Senepol no Brasil

Em razão de sua popularidade que já atingia níveis mundiais, o Senepol acabou chegando ao Brasil, de fato, após uma criteriosa seleção. Isso aconteceu nos anos 2000. Desde então, a sua fama e procura desses animais só têm aumentado, com rebanhos cada vez maiores.

Características da raça senepol
O Senepol é uma raça de gado rústica que se adapta bem à altas temperaturas.

Por causa de sua resistência às intempéries e ao clima tropical do país, o Senepol se adaptou muito bem.

Conforme citamos no começo do texto, as principais razões da procura desses animais, entre os produtores nacionais, foram a sua grande resistência e o excelente índice de produtividade que a raça apresenta na produção de carne.

O gado Senepol do Brasil é descendente da raça que foi produzida nas Ilhas Virgens, na região do Caribe e de outros rebanhos norte-americanos de alto nível de excelência.

Qualidade genética

Antes de entrarem no Brasil, foram selecionados os melhores animais Senepol do ponto de vista genético. E, graças a essa minuciosa seleção prévia, o gado resultante apresenta uma grande expansão no território brasileiro.

Aliás, devido a qualidade genética dessa raça, diversos produtores estrangeiros têm procurado bons exemplares aqui, principalmente pecuaristas do Paraguai. A própria Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol mantém um programa de melhoramento genético.

Touro da raça senepol com suas qualidades
Os touros da raça Senepol têm elevado índice de prenhez e a qualidade genética é um dos destaques desses animais.

Em parceria com a Central Senepol, um programa de melhoramento genético está sendo realizado em Marília/SP, na Universidade de Marília (Unimar). Foi implantado o Centro de Avaliação e Performance para Reprodutores, com objetivo de aperfeiçoar as pesquisas nessa área, voltada a produção in vitro (FIV) de embriões bovinos.

São produzidos, na Fazenda Experimental da Unimar, cerca de 10 mil embriões por ano, com animais padronizados e de raça, com objetivo de melhorar a pecuária brasileira.

De acordo com as informações obtidas pela SCBA (Senepol Cattle Breeders Association – Associação dos criadores de gado Senepol), já existem no Brasil mais de 500 criadores dessa raça de animais.

Ademais, nossa sugestão é conhecer a criação de gado da Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, que é uma das pioneiras da raça Senepol no Brasil e conta com uma rigorosa seleção de animais. Confira no vídeo:

Fonte: Pecuária em Foco.

História do Senepol no mundo

A expansão do gado Senepol no mundo ocorreu de forma semelhante da ocorrida no Brasil. Todavia começou bem antes, na década de 1970, quando essa raça foi levada à diversos países. O número de produtores desse animal no mundo também só está aumentando.

A expansão dessa raça bovina pelo mundo teve início após os testes de desempenho, com ajuda dos Estados Unidos. Enfim, após os testes, 22 espécimes foram levados ao sul do país, e em decorrência suas características, acabou se tornando popular e ganhando cada vez mais espaço.

Com o tempo, o Senepol se tornou atrativo ao redor do mundo, estando presente em todos os continentes. Tem destaque na produção os seguintes países:

  • Estados Unidos;
  • Filipinas;
  • Austrália;
  • África do Sul;
  • Zimbabwe;
  • Botswana;
  • Namíbia;
  • Venezuela;
  • Paraguai;
  • Brasil;
  • Argentina;
  • Colômbia;
  • Panamá;
  • Porto Rico;
  • México;
  • República Dominicana.

Essa grande expansão e popularidade demonstram o quanto os resultados da criação têm sido positivos à todos os produtores, já que levou apenas algumas décadas para ganhar o mundo inteiro.

Características e vantagens dessa raça

1. Carcaça: corpo longo, de grande profundidade e largura, com pernas curtas. Dessa maneira, reduz o excesso de ossatura no restante do corpo, o que é uma grande vantagem ao gado de corte. Afinal, os animais Senepol são musculosos e possuem muita carne nas zonas nobres. O rendimento da carcaça é de 54%.

2. Carne: essa é uma das maiores vantagens da raça, possuindo maior qualidade entre as raças de corte. Países que produzem Senepol têm vantagem quando o critério é qualidade.

3. Baixo peso ao nascimento: embora os bezerros dessa raça sejam relativamente pequenos (cerca de 35 kg), em comparação com outras raças, logo ficam logo de pé, começando a mamar o colostro. Assim sendo, os problemas no parto diminuem consideravelmente. O desmame dos bezerros ocorre quando estão uma arroba mais pesados que os bezerros de outras raças.

Bezerro características e vantagens
Os bezerros da raça Senepol chamam a atenção dos criadores por apresentarem menos problemas após o parto.

4. Boa alimentação e rápido ganho de peso: uma vez que se trata de uma raça rústica, o gado possui facilidade em localizar alimentos em qualquer condição. O ganho de peso do Senepol é de 1,5 a 2,5 kg por dia. Comparando com outras raças (como Nelore, Aberdeen Angus e Composto Montana) o Senepol se destaca porque as demais citadas têm um ganho diário menor, em torno de 1,5 kg, conforme pesquisa.

5. Temperamento: é um gado dócil, de fácil criação e tranquilo. Isso garante segurança e faz com que o manejo diário seja mais facilitado, aceitando com facilidade o cocho.

6. Precocidade e fertilidade: o tempo de reprodução da raça de gado Senepol costuma ser longo, já que o garrote começa a cobrir a partir dos 14 meses, mesmo período para o início do cio às fêmeas. Como resultado, um touro adulto apresenta um índice de prenhez superior a 90%, cobrindo um número maior de vacas. A fêmea costuma ser muito fértil, além de apresentar baixa agressividade.

Conclusão

Portanto, como mostramos neste artigo, o gado Senepol ganha cada vez mais destaque entre os pecuaristas brasileiros devido a qualidade da carne produzida e pelas características desses animais.

Gostou do artigo? Confira também nosso texto sobre a raça Brangus.

Post Relacionado