Silvicultura: conceito e importância

Silvicultura: conceito e importância

A silvicultura é responsável por cerca de 10% das exportações do setor de agronegócio no Brasil, fornecendo ao mercado mais de 5 mil produtos e subprodutos, e empregando 3,7 milhões de brasileiros.

Quer entender melhor sobre essa área e sua importância econômica, social e ambiental? Então esse post é para você. Aproveite!

O que é silvicultura?

A palavra silvicultura é originária do latim e significa “cultivo de florestas”. É a área do conhecimento que trata da administração técnica das florestas, do seu manejo, visando a produção de madeiras e outros subprodutos, para atender a demanda da sociedade e ao mesmo tempo preservar o ambiente e a biodiversidade.

O manejo deve ser guiado por métodos que permitam a formação, a condução, a proteção, a exploração e a regeneração das florestas. Ou seja, silvicultura é a ciência responsável por acompanhar o crescimento e desenvolvimento das florestas, visando atender as necessidades do mercado sem causar impacto no ecossistema. Pode ser dividida em silvicultura clássica e moderna.

A silvicultura clássica cuida do manuseio das florestas naturais, tendo em vista o aproveitamento dos seus produtos, porém com restrições determinadas pela necessidade de não prejudicar a estabilidade natural do ecossistema.

Busca definir o momento e a forma correta de extrair o necessário da floresta com máxima eficiência e sem prejudicar o equilíbrio ecológico. Para isso, são necessárias informações sobre as condições do sítio ecológico, da capacidade de regeneração e crescimento das espécies, e da intensidade da exploração.

Vista de baixo de uma floresta natural, com foco em uma árvore Samauma
Das florestas naturais, podem ser extraídos produtos alimentícios, borrachas, ceras, fibras, óleos essenciais, madeiras, entre outros.

Já a silvicultura moderna refere-se ao manejo de florestas plantadas, que atualmente estão presentes em mais de 9,5 milhões de hectares no Brasil, sendo 7,4 milhões de hectares plantados com eucalipto, 1,8 milhão de hectares plantados com pinus, e mais de 350 mil hectares cultivados com outras espécies, como acácia, seringueira, teca, araucária, entre outras.

O manejo de florestas plantadas deve considerar o clima do local, determinar a espécie e material genético mais adequados, além de envolver as etapas de produção de mudas, preparo de solo, tratos silviculturais e colheita.

Plantação de eucalipto
O Brasil é líder mundial de exploração de celulose, além de ter uma das melhores produtividades de eucalipto e de pinus.

Qual a sua importância?

Ao mesmo tempo que existe uma grande demanda da sociedade por produtos de origem florestal, as florestas em si são a garantia da sobrevivência humana no planeta. Por isso, é necessário conhecimento e responsabilidade ao manejá-la.

Das florestas, extraímos madeira para construção civil, móveis, papel, celulose, fibras para fabricação de tecidos sintéticos, além de resinas e óleos essenciais. Ademais, a madeira também pode ser fonte de energia renovável na forma de biomassa e carvão vegetal.

Os produtos madeireiros são recicláveis, biodegradáveis, e além de sequestrarem carbono da atmosfera durante o desenvolvimento das árvores, também continuam a armazenar carbono durante toda a sua vida útil.

Pilhas de madeiras com plantação de eucalipto ao fundo
A produção de madeira por florestas plantadas leva a uma maior conservação das florestas naturais, além de proporcionar maior padronização dos produtos.

Dessa maneira, a utilização de produtos de madeira certificada (obtida de forma legal e produzida de forma sustentável) é muito melhor para a mitigação dos problemas climáticos do que o uso de materiais que deixam grandes pegadas de carbono, como o concreto, o aço, o alumínio e o plástico.

Neste cenário, a silvicultura desempenha um papel importante, pois é responsável por estudar e prover as informações necessárias para uma exploração racional das florestas.

A silvicultura que fornece o conhecimento técnico para o manejo correto de florestas plantadas e de florestas naturais, contribuindo para a diminuição do desmatamento por meio do plantio de florestas para exploração madeireira, reduzindo a pressão sobre as matas nativas, desempenhando também papel fundamental no processo de reflorestamento.

Além disso, em decorrência do cuidado com as florestas, a silvicultura também colabora com a proteção do solo e da água, e com o reaproveitamento de terras degradadas.

Veja, no vídeo abaixo, como o Vietnã conseguiu desenvolver sua silvicultura, revertendo o processo de desmatamento e se tornando um dos países com maior área de floresta plantada e natural.

Fonte: FAO Video.

E então, gostou do artigo? Para continuar por dentro do assunto, acesse também o nosso post sobre tratamento de madeira de eucalipto. Boa leitura!

Post Relacionado