Tipos de pimentas e seus benefícios ao organismo

Tipos de pimentas e seus benefícios ao organismo

Com diferentes tipos e cores, as pimentas são muito consumidas em todo mundo e compõem a base de temperos para diferentes refeições. Elas são benéficas ao nosso organismo porque suas substâncias picantes melhoram, por exemplo, a digestão, circulação sanguínea e ajuda a prevenir doenças.

Neste artigo, iremos apresentar os tipos de pimentas mais conhecidos e ao mesmo tempo os benefícios de cada uma delas ao nosso organismo. Confira!

Conheça a origem da pimenta

A pimenta é o segundo condimento mais usado no mundo, ficando atrás apenas do sal. Ela faz parte do gênero Capsicum, podendo ser das variedades doces (como é o caso dos pimentões) e picantes.

É um dos cultivos mais antigos do mundo, tendo sido domesticada pelo homem no ano 5 mil a.C. Há mais de 30 espécies de pimentas pelo mundo, mas, em cada nova região que são cultivadas, elas recebem nomes e características próprias, integrando-se à cultura local.

No Brasil, o cultivo de pimentas ocorre em praticamente todas as regiões, principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Sergipe. A maior parte da produção é processada e usada pela indústria.

A seguir, conheça os principais tipos de pimentas conhecidas e consumidas:

Pimentão vermelho

Os pimentões vermelhos, além de doces e deliciosos, são uma ótima fonte de vitamina “A”, o que ajuda a melhorar a visão, auxilia na formação de colágeno, além de ser importante visando o crescimento e desenvolvimento do tecido da pele. Também é rico em vitamina C e E.

Além disso, o pimentão vermelho contém alto teor de licopeno, que ajuda a prevenir problemas cardiovasculares. Ademais, possui betacaroteno, e é indicado para consumo por pessoas que tem diabetes ou psoríase.

Entre os tipos de pimenta, temos os pimentões vermelhos
Os pimentões vermelhos têm um sabor especial e são fontes de vitaminas importantes ao nosso organismo.

Pimentão verde

Os pimentões verdes, crocantes e com sabor ligeiramente amargo, uma vez que ainda não estão amadurecidos, contém 2,5 gramas de fibra em uma porção de 1 xícara, vitaminas E e B, além de antioxidantes.

É uma ótima opção à quem precisa fazer dietas por ser uma opção menos calórica entre os três tipos de pimentões. Ajuda a prevenir catarata e alguns tipos de câncer.

Características dos pimentões verdes
Os pimentões verdes são muito indicados na prevenção de doenças.

Pimentões amarelos

Para completar a lista dos tipos de pimentas doces, temos os pimentões amarelos. Ótimos para adicionar doçura e cor a qualquer prato, os pimentões amarelos são cheios de vitamina C, em 100 g contém 200% da dose diária que uma pessoa deve ingerir.

Além disso, é descongestionante, antibacteriano, antioxidante, ajuda na absorção de ferro e na dissolução de coágulos sanguíneos.

Pimentão amarelo benefícios à saúde
O pimentão amarelo é o mais doce de todos e sua cor é destaque em qualquer prato, além dos benefícios à saúde.

Leia também: Café: 24 curiosidades interessantes sobre o grão.

Pimentas Jalapeño

Agora vamos tratar especificamente dos tipos de pimentas picantes, mas que também dão muito sabor aos pratos e trazem muitos benefícios ao organismo.

Originária do México, o nome das pimentas Jalapeño prestam homenagem à cidade de Jalapa, capital do Estado de Vera Cruz.

Muito popular da América do Norte, elas são conhecidas por seu sabor picante, afinal são perfeitas numa variedade de pratos ou até mesmo para fazer conserva. Além disso, é considerada uma das melhores pimentas para molhos, em razão da grande espessura de sua polpa.

As pimentas Jalapeño obtêm seu tempero de um composto chamado capsaicina, considerado benéfico à saúde. Assim, podem ajudar na perda de peso, promover a saúde do sistema imunológico e até ajudar a amenizar dores de cabeça.

Entre os tipos de pimenta, destaque para a jalapeño
As pimentas Jalapeño podem ser usadas em conserva ou mesmo em molhos.

Pimentas Serrano

Na lista dos tipos de pimentas picantes está a Serrano, outra de origem mexicana. É possível consumir os frutos crus, fatiados, triturados (macerados), em purê, conserva, molho e até assados. É muito usada no preparo de guacamole, que é um molho a base de abacate oriundo da cultura asteca.

Aliás, com baixo teor calórico, essa especiaria pode melhorar a saúde do coração com a capsaicina (substância que dá ardência à pimenta) e promover um forte sistema imunológico com seus altos níveis de antioxidantes. Pimentas Serrano têm boas quantidades de vitaminas C e B6.

Pimenta serrano preparo
A Serrano é outra variedade de pimenta de origem mexicana e pode ser consumida de diferentes maneiras.

Pimenta Malagueta

Originária da Bacia Amazônica, a Malagueta também está entre os tipos de pimentas saborosas e picantes. Em pó ou pasta conferem um sabor especial a qualquer prato ao qual são adicionadas.

Essas pimentas também trazem benefícios ao nosso organismo. Conforme um recente estudo da American Heart Association (Associação de Cardiologia dos Estados Unidos), indica que comer pimenta Malagueta com frequência, pode reduzir risco de morte em até 25% por doenças cardiovasculares.

Além disso, a capsaicina tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e até anticâncer. Essas pimentas possuem vitaminas e minerais, incluindo C, B6, K1, A, e potássio.

Tipos de pimenta benefícios ao organismo
A Malagueta está entre os tipos de pimenta que trazem muitos benefícios ao nosso organismo.

Pimenta Caiena

De cores alaranjada ou avermelhada, a pimenta Caiena anteriormente era consumida somente como tempero visando dar sabor à uma refeição, mas recentemente está sendo usada também em sucos e outras bebidas.

A pimenta Caiena contém vitaminas A, E, C, B6 e K, além de manganês e potássio. O condimento é conhecido por seus benefícios anti-inflamatórios.

Aliás, se quer manter a boa forma, passe a usar a Caiena em suas dietas: ela ajuda a combater o ganho de peso, a reduzir os níveis de gordura do sangue e ainda acelera o metabolismo.

Pimentas Caiena em um recipiente branco
Pimentas Caiena têm sido muito utilizada em drinks.

Veja também:

Pimentas Poblano

Frequentemente usada na culinária mexicana, de onde é originária, a Poblano é mais suave do que outras variedades picantes. Visualmente, ela é muito parecida com o pimentão verde.

Está na lista de pimenta ótimas em fibras, e possui boas quantidades de ferro, cálcio, e vitamina A, C e E, além disso, ajuda no combate às inflamações. Também acelera o metabolismo e favorece o emagrecimento saudável.

Pimentas Poblano em cima de tábua de madeira
De origem mexicana, a pimenta Poblano é muito semelhante ao pimentão verde, mas com diferente sabor, além de outras características.

Pimenta Habanero

Considerada uma das pimentas mais ardidas do mundo, não se engane com o tamanho pequeno da Habanero, porque logo na primeira mordida você vai descobrir sua exagerada ardência.

Está entre os tipos originários do México, sendo muito saborosa, aromática e suculenta. No caso de receitas, o segredo está em saber utilizar a dose certa. Por isso, vá com calma quando for usá-la!

Essas pimentas trazem alguns benefícios à saúde, por exemplo:

  • Efeito anti-inflamatório, agindo no inchaço e dor associada;
  • Perda de peso – possui capsaicina que estimula a queima de gordura rápida pelo corpo;
  • Prevene o diabetes – funciona propiciando a redução do nível de insulina;
  • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares (aumento do fluxo sanguíneo) e age na redução do câncer (crescimento da célula cancerosa é significativamente lenta;
  • Alivia dores musculares – reduz a quantidade de substância P que ajuda na transmissão dos sinais de dor ao cérebro, quando aplicado diretamente à pele.
Pimentas habanero sobre mesa de madeira
Embora de tamanho pequeno, as pimentas Habanero estão entre as mais picantes do mundo.

Pimenta-de-cheiro

O nome pimenta-de-cheiro é usado para diferentes pimentas que tem em comum o aroma acentuado, e se diferem quanto ao formato, tamanho e picância. É muito consumida principalmente nas regiões Norte e e Centro-Oeste do Brasil, sendo usada no empadão goiano, nas pamonhas salgadas e em pratos com peixe.

Essas pimentas possuem vitamina A, B6, C, ferro, magnésio, potássio, tem ação anti-inflamatória, são boas para o coração para perda de peso e aumento da taxa de digestão.

Benefícios da pimenta-de-cheiro
A pimenta-de-cheiro tem baixa ardência, é muito usada na culinária e, como outros tipos de pimentas, também trazem benefícios ao nosso organismo.

Pimenta-do-reino

Usada desde a antiguidade em inúmeros pratos ao redor de todo o mundo, a pimenta-do-reino ou “pimenta preta”, é considerada a rainha das especiarias. Ela realça o sabor dos alimentos, conferindo um leve toque picante, sem comprometer o paladar.

A exemplo de outros tipos de pimenta, gera vários benefícios ao nosso organismo. Como contém uma variedade de compostos ativos, o seu consumo ajuda o sistema digestivo a funcionar corretamente e melhora a absorção dos nutrientes.

Dessa forma, esse condimento auxilia a evitar a prisão de ventre e a azia, atuando também como um termogênico natural, acelerando a queima de calorias e o metabolismo. É uma boa fonte de manganês, um mineral que pode ajudar na saúde dos ossos, na cicatrização de feridas e no metabolismo.

Pimenta-do-reino em grãos e em pó
A pimenta-do-reino é a “rainha das especiarias” por dar um sabor especial aos alimentos.

Pimenta Biquinho

Além de ter o benefício de ser muito saborosa sem ser ardida, a pimenta Biquinho tem esse nome devido ao seu delicado formato, ou seja, tamanho pequeno e cor vermelha. Com sabor levemente adocicado, é muito consumida na forma de conserva.

Assim como a pimenta Jalapeño, a pimenta Biquinho atua no combate de dores no corpo, além de ter ação anti-inflamatória, previne a diabetes, o colesterol alto e ainda acelera a queima de gordura.

Pimentas Biquinho no galho
A pimenta Biquinho é muito utilizada também na finalização de diversos pratos, como decoração.

Confira também: Maxixe: descubra seus benefícios e como plantar em casa.

Pimenta Dedo-de-moça

Com picância e aroma suaves, a pimenta Dedo-de-moça certamente é uma das espécies mais famosas no Brasil. Ela pode ser usada em conserva, crua, curtida, além de ser ingrediente de molhos e sobremesas. Uma dica: se for usá-la fresca, retire as sementes porque são ardidas.

A pimenta Dedo-de-moça é antioxidante e previne doenças crônicas do coração (inclusive facilita a circulação do sangue), diabetes, controla o colesterol, previne câncer e envelhecimento precoce. Facilita a digestão e acelera o metabolismo, auxiliando na perda de peso.

Benefícios das pimentas ao organismo
A pimenta-dedo-de-moça é uma das mais usadas no Brasil pelo seu sabor e traz uma série de benefícios ao nosso organismo.

Pimenta Cumari

Nativa do Brasil, essa pimenta também é chamada de “Comari” e é conhecida pelo forte ardor que provoca na boca. Ela dá um toque especial em pratos simples, a exemplo do tradicional “feijão com arroz”.

Em termos de benefícios à saúde, é rica em vitaminas A (ajuda na saúde da pele e no tratamento de acne), B6 (piridoxina) e C (ácido ascórbico), sendo naturalmente anti-inflamatória. Além disso, é fonte de ácido fólico, zinco, magnésio (importante para a saúde cardiovascular), ferro (previne a anemia) e potássio.

Pé de pimenta cumari
A pimenta cumari dá um sabor especial nos pratos e também traz benefícios ao organismo.

E então, gostou de conhecer os principais tipos de pimenta, suas características e benefícios ao nosso organismo? Convidamos você a acessar também o nosso artigo sobre os benefícios do gengibre e como plantá-lo. Boa leitura!

Post Relacionado