Tratamento da madeira de eucalipto: como é feito e para quê serve!

Tratamento da madeira de eucalipto: como é feito e para quê serve!

O uso da madeira de eucalipto para móveis e na construção civil passou a ser intensificado diante das demandas ambientais, principalmente acerca da importância de preservar as florestas nativas brasileiras e usar madeiras de reflorestamento.

Tendo isso em vista, o tratamento da madeira de eucalipto tem o objetivo de protegê-la de insetos, da ação do tempo e da exposição às variações climáticas. São muitos os motivos que podem provocar interferências na sua qualidade e na durabilidade e, portanto, precisa de cuidados especiais.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância e as vantagens de fazer o tratamento na madeira de eucalipto, bem como explicar como ele é feito. Boa leitura!

O que é o tratamento da madeira de eucalipto?

O tratamento da madeira de eucalipto é uma estratégia desenvolvida pelas madeireiras e indústrias do setor para garantir que os produtos provenientes dessa árvore sejam confiáveis e duráveis. Dessa maneira, se tornam potenciais substitutos de outras madeiras nobres.

Com diferentes métodos, o principal objetivo desse tratamento é garantir que os insetos e fungos não se estabeleçam na madeira de eucalipto, danificando sua estrutura e oferecendo risco à quem a utiliza, seja na composição de móveis ou mesmo em construções, por exemplo.

Além disso, é uma maneira eficiente de garantir que as toras resistam mais tempo às ações climáticas, como exposição à umidade e ao sol.

Características da madeira de eucalipto vistas em corte
O objetivo do tratamento do eucalipto é evitar a ação de insetos e fungos que podem comprometer a sua qualidade.

O tratamento é feito por meio da impregnação de substâncias químicas nas peças. Com elas, os fungos e insetos se tornam incapazes de se fixar no material, o que evita o seu apodrecimento e depreciação geral.

Quais são os tipos de tratamento de madeira de eucalipto existentes?

Se você está curioso para saber como esses tratamentos são feitos ou quais são os principais deles, é o que você vai descobrir agora!

Autoclave

O autoclave é utilizada no tratamento de eucalipto com bastante frequência em empresas que trabalham com madeira em larga escala, uma vez que costumam dispor de equipamentos desenvolvidos especialmente para essa finalidade.

O processo consiste na abertura dos poros da madeira, a vácuo, em uma câmara específica. Portanto, facilita a aplicação de produtos como inseticidas e fungicidas, que vão combater as principais infestações responsáveis pela degradação do eucalipto.

Sistema de autoclave no tratamento de eucalipto
O sistema de autoclave, no tratamento de eucalipto, é usado em larga escala pelas indústrias do setor porque facilita a aplicação dos produtos de proteção.

Uma das grandes vantagens do método é que reduz o contato dos trabalhadores com os produtos químicos, além de garantir uma aplicação impecável.

Gradeamento

O gradeamento também é uma estratégia eficiente de proteção e tratamento da madeira de eucalipto, pois diminui consideravelmente a umidade do material, o que serve, inclusive, para evitar o surgimento de cupins.

Gradeando o eucalipto, é possível aumentar a área de contato entre a madeira e o sol. Se for em um local arejado e com intensa incidência de raios solares, o processo se torna ainda mais eficiente. Desse modo, quanto mais tempo ficar nessa condição, menores são as chances de infestações.

Óleo queimado

O uso de óleo queimado também é um método bastante comum quando o assunto é tratamento de eucalipto. Ele é usado principalmente para evitar o ataque de cupins. Isso porque contém substâncias que são tóxicos ao inseto, tornando impossível a sua proliferação na madeira.

A grande vantagem é que o produto penetra em diferentes camadas da madeira, aumentando a sua eficiência. Dessa forma, o tratamento é feito a partir de três aplicações do óleo na superfície, tudo com o propósito de garantir que os cupins não terão chance caso tentem se estabelecer ali.

Leia também: Plantio de eucalipto: melhores práticas.

Vantagens de utilizar o eucalipto com tratamento

Quer saber quais são as vantagens de utilizar a madeira de eucalipto com tratamento? Então, confira abaixo:

Bom custo-benefício

Em um primeiro momento, o tratamento de uma madeira pode passar a ideia de que encarece a sua venda. No entanto, gera um ótimo custo-benefício ao usuário final que, apesar de pagar um pouco mais caro pelo produto, terá um item de maior durabilidade e confiança.

Mesmo esse “pouco a mais”, que será pago pelo consumidor final, ainda representa uma vantagem significativa em relação à outras madeiras menos duráveis.

Em geral, a madeira de eucalipto tratado pode competir com outras opções que costumam ter um custo maior e que não representam o mesmo nível de preservação ambiental, o que gera um valor único ao cliente.

Maior durabilidade e resistência

Quando expostas, as toras acabam sofrendo com o excesso de umidade e ficando vulneráveis à ação de agentes externos, que vão lentamente danificando as suas camadas, tornando-as frágeis e até quebradiças, o que pode oferecer risco, além de precisar ser substituída com frequência. Com o tratamento, a madeira apresenta maior durabilidade e resistência.

O interessante disso é que essa resistência não tira a versatilidade da madeira. Assim, ela pode ser usada desde para confecção de detalhes decorativos e arquitetônicos até para sustentação efetiva de construções, como é o caso das residências, por exemplo.

Uso de madeira como escoras em construções
O eucalipto é um tipo de madeira bem versátil. Pode ser usado, por exemplo, como escora em construções.

É importante lembrar que a madeira de eucalipto, quando recebe o processo de tratamento, tem durabilidade e resistência suficientes para serem comparadas a outros materiais não renováveis, como os metálicos ou o concreto.

Esse processo faz com que possa ser usada em construções urbanas ou até mesmo nas rurais, o que inclui:

  • cercas;
  • mourões;
  • pergolados;
  • residências;
  • celeiros;
  • postes;
  • entre outros.

Variedade de aplicações

Ou seja, o tratamento da madeira de eucalipto contribui também com a variedade de negócios que podem ser fechados pelo produtor rural. Em outras palavras, expande significativamente o mercado em que ele pode atuar, criando possibilidades de geração de renda.

Toras de madeira de eucalipto
O tratamento do eucalipto garante um maior valor agregado ao produto, proporcionando qualidade e durabilidade.

Por fim, esse também é um meio de aumentar a eficiência do empreendimento, reduzir desperdícios, melhorar a qualidade das entregas e aumentar a confiabilidade do seu produto. Ajuda a empresa e também a natureza.

Também precisamos mencionar o fortalecimento da marca, que passa a ser reconhecida pelas suas diversas funcionalidades, ajudando a manter a sua competitividade em relação à concorrência.

Com isso, o aumento de faturamento é uma consequência quase automática, o que possibilita o reinvestimento em melhorias no negócio e, é claro, a melhor distribuição de lucros aos interessados.

Cuidado com o meio ambiente

Como pôde conferir ao longo deste conteúdo, o tratamento da madeira de eucalipto não é apenas uma questão de preparação do material, mas também de cuidado com o meio ambiente e com a preservação das florestas nativas, uma vez possibilita o uso do eucalipto no lugar de outras espécies em extinção.

Plantio de eucalipto como fonte renovável
O uso da madeira de eucalipto é uma atitude mais sustentável, pois se trata de madeira de floresta plantada, e não nativa.

Veja também: Mercado de eucalipto em alta.

Qual a importância da tecnologia no tratamento de eucalipto?

Você sabia que a tecnologia também tem um papel muito importante nesse processo de tratamento da madeira de eucalipto? Pois é. Investir em máquinas modernas e com diversas funcionalidades pode realmente elevar a sua produtividade.

Com maior agilidade, precisão e menos erros nos processos, você reduz significativamente os desperdícios no tratamento. O aproveitamento das toras acaba sendo maior. Com isso, garante um maior volume de produção, o que certamente terá um impacto direto no seu faturamento e lucratividade.

Empresas que fazem o tratamento de eucalipto
As empresas do setor estão investindo em tecnologia com objetivo de fazer o tratamento da madeira de eucalipto.

Além disso, é preciso mencionar que o uso de um maquinário de alta tecnologia aumenta o padrão de qualidade dos produtos, elevando o valor agregado e tornando o seu empreendimento reconhecido pela credibilidade das suas madeiras.

Considere também a maior segurança aos trabalhadores, que interagem muito menos com as etapas de risco do tratamento. Aliás, outra consequência da modernização desse processo é a redução dos custos com mão de obra, já que a automatização acaba agilizando muitas etapas.

Porém, sabemos que nem sempre é possível ou viável ao proprietário tratar a madeira industrialmente. Levando isso em conta, a Embrapa adaptou metodologias viáveis e práticas para fazer esse tratamento do material destinado a uso nas propriedades rurais. Tanto que emitiu um comunicado técnico que ajuda o produtor nesse processo.

No vídeo abaixo, confira detalhes de como é feito o tratamento de eucalipto, proporcionando maior durabilidade dessa madeira:

Fonte: Agência Mais Unaí.

Conclusão

A partir de todos os conhecimentos obtidos ao longo deste conteúdo, você já teve condições de compreender a importância do tratamento da madeira de eucalipto, os benefícios que ele pode proporcionar e quanto a empresa tem a ganhar com essa atividade. Já o consumidor terá condições de escolher produtos seguros e ainda proteger o meio ambiente.

Se você está procurando serviços de tratamento de madeira, ou adquirir produtos necessários para este fim, acesse o site do MF Rural e veja os anúncios desse segmento. Mas, se quiser encontrar madeira de eucalipto tratado, clique aqui!

Post Relacionado