Sistemas de correção diferencial RTK e geoestacionário na agricultura

Sistemas de correção diferencial RTK e geoestacionário na agricultura

A agricultura está evoluindo a passos largos e, cada vez mais, os agricultores têm à disposição tecnologias que facilitam o dia a dia e auxiliam no aumento da produtividade. Os sistemas de correção diferencial RTK e geoestacionário fazem parte dessas tecnologias que vieram para auxiliar o produtor na redução de custos e otimização da produção.

Esses sistemas são responsáveis pela correção de posicionamento dos sistemas GNSS e melhoram a precisão para os processos de cultivo. Mas como esses sistemas funcionam na prática?

Neste artigo, vamos abordar as definições dos sistemas de correção RTK e geoestacionário, as principais diferenças e suas aplicações na agricultura. Confira!

Leia também: GPS agrícola: como funciona e quais as suas vantagens!

Importância da tecnologia na agricultura de precisão

A agricultura de precisão é a gestão da variabilidade espacial e temporal de uma propriedade, com objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais, com a utilização de ferramentas e tecnologias.

Essa prática auxilia o agricultor na tomada de decisões, desde a análise de solos até a colheita, utilizando os dados coletados para monitorar as condições do solo, do clima e da cultura.

Com esses dados é possível, por exemplo, elaborar mapas dos talhões de uma propriedade e, assim, planejar o melhor manejo para cada atividade agrícola.

Homem segurando tablet em campo
A agricultura de precisão possui ferramentas que auxiliam o produtor na tomada de decisão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Dentro das práticas de agricultura de precisão existem as ferramentas de correção de sinal RTK e via satélite geoestacionário. Ambas geram muitos benefícios às operações agrícolas.

Agora, vamos detalhar um pouco mais cada uma delas.

Sistemas de correção RTK e geoestacionário

Os sistemas RTK (Real Time Kinematic) e geoestacionário são sistemas de correção que fornecem aos agricultores dados de posicionamento mais precisos em tempo real.

Esses sistemas permitem que os produtores realizem operações com maior precisão, reduzindo falhas e sobreposições, otimizando assim a utilização de recursos e de tempo.

Saiba como cada um desses sistemas funciona na prática.

Sistema RTK

O sistema RTK foi a primeira tecnologia desenvolvida para correção de sinal e é utilizado na agricultura para fornecer um posicionamento com maior precisão das máquinas e equipamentos nas operações agrícolas. Nesse sistema, é necessário haver uma base fixa georreferenciada instalada na fazenda, que irá enviar sinais via rádio para os equipamentos no campo.

Esse sistema é muito utilizado na agricultura, principalmente em operações que necessitam de maior precisão altimétrica, pois oferece uma precisão melhor que 2 centímetros, podendo chegar a milímetros, com repetibilidade de posição ano após ano, o que permite uma maior eficiência no cultivo e no manejo da lavoura.

Trator com semeadora acoplada em operação
O sistema RTK foi a primeira tecnologia desenvolvida para correção de sinal, aumentando a precisão das operações.

Porém, apesar da boa precisão e repetibilidade, o RTK tem uma diminuição na precisão do seu sinal, entre a base e o receptor (rover), em cerca de 1mm km-1, o que acaba limitando sua operação a um raio de aproximadamente 20 km. Regiões com terrenos inclinados ou com obstáculos também podem causar perda de sinal, mesmo que em distâncias menores.

Existe também o RTK móvel, porém se não for realizada a configuração correta do aparelho, o produtor não conseguirá ter repetibilidade.

Sistema geoestacionário

O sistema de correção geoestacionário é um sistema que fornece sinais de correção diferencial fornecidos via satélite, podendo contar também com repetibilidade, não necessitando de instalação física na propriedade, nem aquisição de hardwares.

Esse sistema teve um crescimento exponencial nos últimos anos, uma vez que também garante uma boa precisão nas operações, aumentando a produtividade e por ter um custo de investimento menor do que o sistema RTK.

Pulverizador autopropelido em campo de soja
O sistema de correção via satélite também é um grande aliado no aumento da precisão das operações agrícolas.

A precisão desse sistema é de cerca de 3,8 centímetros, porém, novas tecnologias estão buscando uma otimização para esse sistema, podendo chegar a uma precisão melhor que 2,5 centímetros.

Com o sistema de correção via satélite, os agricultores podem realizar as operações de maneira mais precisa, aumentando sua produtividade. Dessa forma, esse sistema se tornou uma importante ferramenta para aumentar a eficiência na agricultura.

Veja também: O que são imagens NDVI e como elas ajudam na lavoura?

Principais diferenças entre os sistemas RTK e geoestacionário

Entenda um pouco mais sobre as principais diferenças entre os sistemas de correção RTK e geoestacionário.

  • Custo: uma diferença importante entre os dois sistemas é o custo. O sistema RTK demanda um alto valor de investimento inicial, devido a necessidade de instalação de base fixa na propriedade, aquisição de hardware e necessidade de instalação de rádio em todos os tratores. Já no sistema de correção via satélite, esse valor de investimento é diluído ao longo dos anos pois não necessita de instalação de hardware nem de implantação de base física. O sinal de correção é disponibilizado via serviço de assinatura.
  • Portabilidade: como mencionamos, o RTK requer uma estação fixa, diferente do sistema via satélite.
  • Precisão: o principal objetivo dos dois sistemas é fornecer uma posição com maior precisão para o usuário. O RTK é considerado o mais preciso dos dois, tendo uma precisão altimétrica maior. Já o sistema de correção via satélite utiliza um satélite geoestacionário para fornecer a posição do usuário, podendo resultar em uma margem de erro um pouco maior.

Os sistemas de navegação por satélite têm se tornado cada vez mais precisos, permitindo que os usuários realizem todas as operações agrícolas com maior precisão.

Aplicação dos sistemas de correção RTK e geoestacionário na agricultura

Os sistemas de posicionamento global (GNSS) são ferramentas básicas para a agricultura de precisão. A agricultura de precisão usa equipamentos especializados, sensores e softwares para monitorar, medir e controlar variáveis ambientais e de cultivo em tempo real. Essas informações são então usadas para guiar as operações agrícolas, resultando em maior produtividade e redução de custos.

Homem segurando celular, com conexão à colhedora em campo, via satélite
Os sistemas de correção possuem algumas diferenças porém suas aplicações podem ser complementares.

Os sistemas GNSS tradicionais fornecem um nível básico de precisão, mas os sistemas de correção RTK e geoestacionário oferecem uma precisão significativamente melhorada.

Mas, qual seria a melhor opção para sua propriedade? Algumas operações precisam de uma precisão altimétrica maior e para isso, o sistema RTK é mais indicado. Já para outras operações, o sistema via satélite pode ser apropriado. Essas duas tecnologias também podem ser complementares.

Portanto, é necessário verificar dentro da sua propriedade, com a ajuda de um profissional especializado, qual a opção mais adequada.

E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso artigo sobre sensoriamento remoto no monitoramento de doenças na agricultura. Boa leitura!

Post Relacionado