GPS agrícola: como funciona e quais as suas vantagens!

GPS agrícola: como funciona e quais as suas vantagens!

Considerado uma das ferramentas mais utilizadas pelos agricultores, o sistema GPS tem papel fundamental na melhoria do desempenho no campo.

Em conjunto com equipamentos e softwares, ele auxilia em diversos aspectos nas operações, como no controle e direcionamento de tratores, planejamento de plantio, mapeamento da propriedade, entre outras tantas vantagens que colaboram na tomada de decisões.

Neste post vamos explicar o que é o GPS, quais as suas aplicações na agricultura e o que considerar antes de adquirir um. Confira!

O que é o GPS?

O GPS (Global Positioning System) é um sistema GNSS (Global Navigation Satellite Systems) lançado nos Estados Unidos na década de 1960, inicialmente como um projeto militar, denominado NAVSTAR, com finalidade de captar a localização de pontos geográficos específicos durante as operações das tropas.

Depois, em 1983, o seu uso se tornou civil e gratuito. Isso permitiu que a tecnologia fosse aproveitada pelas pessoas em determinadas atividades e, com o passar dos anos, foi utilizada para definir melhores rotas na direção de veículos particulares, incluindo carros e maquinários agrícolas, com uma série de vantagens.

Trator com implemento e imagem com números binários indicando tecnologia
O GPS agrícola se tornou uma importante ferramenta tecnológica para o produtor rural, contribuindo com o aumento da produtividade.

Atualmente, além do GPS, existem outros sistemas GNSS em operação, como o sistema russo GLONASS, o europeu GALILEO e o chinês COMPASS.

Trata-se de uma ferramenta que fornece dados precisos sobre localização de pessoas ou equipamentos em qualquer lugar do mundo.

No caso da agricultura, essa ferramenta permite o mapeamento das áreas, auxilia na coleta de amostras, contribui para a precisão das atividades, monitoramento dos equipamentos em tempo real no momento das operações, aumentando a qualidade das práticas agrícolas e impactando o produto final.

Por isso, é um instrumento muito utilizado nas práticas de agricultura de precisão, auxiliando na busca por melhores resultados.

Como o GPS é usado na agricultura?

Além das utilidades que já citamos, o GPS também contribui para a obtenção de informações sobre o relevo da propriedade, por exemplo, incluindo a sua altitude, a inclinação do terreno entre outras informações.

Os aparelhos de GPS funcionam como um receptor dos sinais de rádio emitidos pelos satélites.

No meio agrícola, os sistemas DGPS (Sistema de Posicionamento Global Diferencial), GPS Absoluto e RTK (Real Time Kinematic) são os mais utilizados.

Aliado a softwares de sistemas de informações geográficas (GIS) é possível, por exemplo, gerar grades amostrais, mapas NDVI, mapas de linhas de plantio, mapas de aplicação, entre outros.

Homem com tablet na mão próximo à colhedora em campo de trigo
Por meio de sensores conectados às colhedoras é possível identificar trechos de alta e baixa produtividade na lavoura.

Por meio da telemetria, é possível acompanhar a velocidade e a posição dos maquinários na lavoura, as áreas de plantio, pulverização (incluindo a efetividade das aplicações) e colheita, onde um conjunto de dados mostra em tempo real a produtividade de cada talhão, gerando os conhecidos mapas de produtividade, que informam pontos de maior e menor produção na lavoura.

Assim, com essas informações em mãos, o produtor pode se orientar de maneira mais precisa para a próxima safra, analisando e corrigindo possíveis pontos de atenção.

Quais são as principais vantagens do GPS?

Não é à toa que o dispositivo é tão bem aceito no mercado. Ele realmente oferece muitas vantagens aos agricultores. Confira, a seguir, algumas delas:

Redução das despesas

Como os serviços realizados com a ajuda do GPS são muito precisos, acabam por ter menos desvios, falhas e, principalmente, reduzem desperdícios.

Diante dessa situação, os custos e as despesas caem bastante e o aproveitamento das culturas se torna muito superior.

Rastreamento das áreas agrícolas

Entre as principais funcionalidades do GPS está o mapeamento detalhado das áreas. Ele é bastante indicado para elaboração de mapas da lavoura.

Homem segurando celular com conectividade em satélite, monitorando colhedora em campo
Com o uso do GPS, o produtor pode mapear toda a propriedade e rastrear as máquinas, checando todas as atividades.

Assim, o produtor tem condições de saber com exatidão onde estão suas máquinas e equipamentos e como estão sendo realizadas as operações, evitando problemas como perdas e improdutividade durante o trabalho.

Sustentabilidade

Em termos de sustentabilidade, o GPS também tem uma forte contribuição. Em conjunto com softwares específicos e análise de um profissional capacitado, é possível identificar talhões da lavoura que estão demandando maior aplicação de defensivos agrícolas e de fertilizantes, por exemplo.

Assim, não é necessário aplicar os produtos de maneira homogênea em toda a área. A aplicação é feita em taxa variável e evita também a sobreposição, representando um ganho importante no que diz respeito à proteção e preservação ambiental.

Com menor utilização desses insumos, há menor desperdício de produto e os impactos ao meio ambiente são minimizados. O plantio se torna mais sustentável e todo o ecossistema fica mais equilibrado, possibilitando uma maior fertilidade do solo.

Pulverizador automotriz em campo de soja
Com o GPS agrícola, é possível controlar, por exemplo, as áreas e a quantidade de produto para pulverização.

Aumento na qualidade do serviço

Com maior controle sobre essas operações, a precisão e a qualidade do serviço são melhores. Na semeadura, por exemplo, é possível reduzir falhas nas linhas de plantio e monitorar a operação por meio de um sensor que mostra a qualidade da distribuição das sementes.

A precisão fornecida pelo GPS ajuda a minimizar as falhas em todas as operações, reduzindo erros quanto à distribuição de insumos, à velocidade inadequada das máquinas, entre outros aspectos.

Com a velocidade e o distanciamento corretos, o trajeto e o ritmo de todo trabalho agrícola se tornam muito mais eficientes e, consequentemente, o mapeamento da área de colheita se torna mais preciso.

Semeadora em sistema de plantio direto
Com GPS e outras ferramentas, é possível manter o paralelismo entre as linhas, realizando assim uma semeadura mais eficiente.

O que avaliar ao adquirir um GPS agrícola?

Agora, se já está convencido a adquirir um GPS agrícola para uso em sua propriedade, fique de olho nas dicas que preparamos com o intuito de ajudá-lo a fazer a melhor escolha:

  • utilização na propriedade: a princípio, você deve analisar para quais funções seu equipamento será utilizado. A partir disso, você pode direcionar sua escolha;
  • precisão nas informações: o equipamento deve ter a precisão necessária para o tipo de função que será utilizado . Isso levará você a tomar a decisão mais adequada. Certifique-se também de adquirir um produto de confiança. Se for necessário, peça sugestões à quem já usa esse tipo de dispositivo na sua região. Se preferir, faça pesquisas online e acompanhe as avaliações de cada item individualmente, compreendendo os seus pontos fortes e fracos, visando decidir o que se encaixa melhor nas suas necessidades;
  • facilidade na operação: um dos pontos importantes na hora de escolher o GPS agrícola é certificar-se da facilidade de sua operação. Busque por equipamentos práticos e com interface intuitiva. Faça uma escolha alinhada com as necessidades;
  • custo-benefício: outro fator relevante e que merece a sua atenção é o custo-benefício. Trata-se da relação entre o preço do produto e as vantagens que o equipamento oferece. Portanto, é preciso verificar se o GPS cumprirá com todas as funções e suprirá as necessidades da sua propriedade quanto ao tamanho da área, ao maquinário e assim por diante.
Homem segurando tablete com interface de software de agriculutra de precisão
O produtor precisa entender e conhecer o funcionamento dos equipamentos para que possa utilizá-los de maneira adequada.

Portanto, agora que você já sabe o que é e como escolher o melhor GPS agrícola, que tal ficar por dentro de todas as nossas novidades na área de tecnologia? Confira nosso artigo sobre o que é a Agricultura 4.0 e como ela impacta no campo. Boa leitura!

Post Relacionado