Suplementação: importância para o rebanho leiteiro

Suplementação: importância para o rebanho leiteiro

A nutrição e a suplementação da alimentação do gado leiteiro são aspectos importantes para garantir uma boa eficiência produtiva das vacas, além de influenciar na qualidade do leite.

Essas medidas são ainda mais importantes quando se trata de vacas de alta produtividade, uma vez que elas precisam de mais nutrientes para conseguir assegurar o rendimento esperado.

Dessa forma, é fundamental o fornecimento de alimentos capazes de atender às reais necessidades do gado, e a suplementação é a solução mais eficaz.

Entretanto, ela varia de acordo com uma série de fatores, como as fases da vida e a idade dos animais.

Portanto, ao longo deste artigo serão exploradas questões à respeito da suplementação mineral e vitamínica, com foco especial no rebanho leiteiro, destacando a sua importância para a produtividade e qualidade do leite.

Importância das vitaminas para o rebanho leiteiro

Embora o necessário para um bom funcionamento do organismo do gado esteja presente nas formas tradicionais de alimentação (água e pastagens), é preciso destacar que a quantidade desses nutrientes podem não ser suficientes para garantir uma boa produtividade.

Sendo assim, a suplementação desempenha papel importante na realização de processos variados no organismo do gado, que vão desde a manutenção básica da saúde, produção de leite, até a reprodução.

Pastagem com vacas leiteiras
A pastagem muitas vezes não é suficiente na nutrição dos animais, principalmente no caso de vacas leiteiras.

Por isso, o pecuarista não pode ignorar a importância dessa suplementação para o seu rebanho. A atenção precisa ser redobrada principalmente quando as vacas estão em período de lactação, visto que será exigido mais do seu corpo durante essa fase.

Principais vitaminas para uma boa nutrição do rebanho leiteiro

Com isso em mente, é importante conhecer quais são as principais vitaminas para uma boa nutrição do rebanho leiteiro antes de escolher a suplementação.

As vitaminas do complexo B, bem como as vitaminas K, ambas produzidas na microbiota ruminal, por exemplo, são fundamentais.

Entretanto, existem outras vitaminas das quais o organismo do gado depende para funcionar apropriadamente no período de lactação.

Nesse sentido, é possível destacar a vitamina C, originada a partir dos açúcares no sangue da vaca; e a vitamina D, sintetizada pelo sol, como partes fundamentais de uma boa nutrição.

Quantidade de vitaminas às vacas leiteiras
O pecuarista deve ficar sempre atento às quantidades de vitaminas na suplementação das vacas leiteiras.

Por fim, existem ainda algumas vitaminas exógenas, que não são sintetizadas pelo organismo do animal. Entre elas, destaca-se a vitamina A, que geralmente está em déficit nos rebanhos.

Portanto, para realizar uma boa suplementação vitamínica, deve-se garantir que essas vitaminas estejam presentes na dieta regular dos animais.

Veja também: Bem-estar animal: entenda a importância desse processo.

Importância da suplementação mineral em vacas leiteiras

A exemplo da suplementação vitamínica, a mineral também tem por objetivo aumentar a produtividade e a qualidade do leite. Elas atuam por meio da diminuição das células somáticas, da diminuição do intervalo entre os partos e, claro, proporcionando uma melhoria na sanidade animal.

Os minerais necessários para uma boa saúde podem ser divididos em duas categorias: os macrominerais e os microminerais. Essas categorias estão diretamente ligadas à importância que eles possuem ao bom funcionamento do organismo do gado.

Entre os macrominerais, são considerados essenciais o fósforo, o cálcio, o potássio, o sódio, o enxofre, e o magnésio. Abaixo, falaremos com mais detalhes sobre o fósforo e o cálcio.

Suplementação alimentar com o uso de mineral
Vacas leiteiras recebem suplementação mineral. O objetivo é aumentar a sua produtividade.

Cálcio e fósforo: macrominerais fundamentais na produção de leite

Embora cada elemento tenha o seu papel no organismo do gado, é preciso destacar que a produção leiteira possui mais relação com os índices de cálcio e fósforo.

Aliás, é seguro afirmar que os elementos em questão são cerca de 70% dos minerais no organismo do gado leiteiro e, em média, 90% deles estão presentes nos dentes dos animais.

Quando se fala especificamente do cálcio, é primordial ressaltar a importância que possui na produção de leite. Logo, manter os seus índices em dia é crucial para obtenção de um leite de boa qualidade.

O fósforo, por sua vez, está ligado à capacidade de absorver os carboidratos e manter os micro-organismos presentes no rúmen, a primeira camada do estômago de ruminantes.

Procure um profissional capacitado para elaborar um plano de suplementação

É importante destacar que um plano adequado de suplementação somente pode ser elaborado por um veterinário.

Isso porque os níveis de exigência vitamínica dependem do organismo de cada animal, além da categoria de criação a qual ele pertence e à fase da vida que está atravessando. Portanto, usar as mesmas dosagens à todo o rebanho pode acarretar em resultados negativos.

Suplementação alimentar de animais no estábulo
A suplementação alimentar deve ser feita a partir da orientação de um veterinário que vai definir as quantidades necessárias aos animais.

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) desenvolveu um programa de dieta destinado às vacas em lactação com objetivo de aumentar a produtividade. Confira no vídeo:

Fonte: Rio Grande Rural.

Considerações finais

Diante dos fatos apresentados, destacamos que a suplementação do rebanho leiteiro é crucial à produtividade dos animais como um todo. Assim, ela extrapola a qualidade de vida dos animais e também interfere em questões relacionadas ao volume e qualidade final do leite.

Portanto, elaborar um plano de suplementação adequado é fundamental aos pecuaristas que desejam evitar eventuais prejuízos causados pelo desgaste dos seus animais e garantir uma boa produção de leite.

Confira também: Manejo nutricional de novilhas leiteiras: saiba como planejar.

Post Relacionado