A vida no campo sempre foi marcada por duras e cansativas rotinas com o desgaste físico e atividades braçais intensas.
O mercado mudou. A exigência aumentou e produtor precisou se reinventar. O homem do campo passa a ser visto como gestor. Dessa maneira, o empresário vê seu sucesso ligado à capacidade de modernizar o seu sistema de produção.
Podemos dizer que o homem do campo não é mais o mesmo e as atividade e processos dento das propriedades não se comparam aos que se faziam a anos atrás.
Dizemos que foi necessária a quebra de paradigmas. Abrir-se ao novo e lançar-se na busca de condições, ferramentas que pudessem alavancar sua produtividade, qualidade nos processos e rentabilidade.
O homem do campo passa a ser visto como gestor. Dessa maneira, o sucesso do negocio esta ligado à sua capacidade de modernizar o seu sistema de produção.
Tecnologia em benefício do agricultor
Quebrando barreiras e ampliando negócios, a tecnologia no campo veio para mudar a forma de como o produtor se relaciona e gerencia os processos da produção.
Isso proporciona e contribui para a troca dos métodos antigos, demorados e onerosos para inovações que trazem agilidade, redução dos custos e maior produtividade.
Aliás, as tecnologias tem ajudado o produtor a minimizar falhas, controlar processos a distancia e em tempo real para que decisões sejam tomadas de forma assertiva.
As máquinas que surgiram na Revolução Industrial e que se modernizaram ao longo dos anos estão à disposição no mercado. Elas garantem maior produção o menor custo e com numero restrito de mão de obra.
Outras tecnologias estão a disposição: GPS agrícola, robótica na agricultura, internet, drones, irrigação automática, maquinários agrícolas (colheitadeira, tratores, pulverizadores etc.) uma vez que possuem tecnologia integrada ao seu sistema. Tudo isso melhora a produção e traz uma série de benefícios para o campo.
Planejar o investimento
Tecnologia é investimento. Envolve custos e dessa forma é necessário planejamento. Mediante os benefícios e o retorno financeiro com a implantação desses recursos vai se investindo em novas possibilidades.
É possível reduzir consumo de água, fertilizantes e pesticidas, diminuir impactos ambientais no ecossistema bem como menor escoamento de produtos químicos nos rios e lençóis freáticos.
Assim sendo, torna o negócio mais sustentável, aumentar a segurança dos funcionários e dos processos através de tecnologias altamente confiáveis que reduzem a probabilidade falhas além de outras vantagens.
Com um novo olhar, os produtores tem procurado aderir a novos produtos e serviços disponíveis no mercado. O resultado é a redução de preços dessas inovações e facilidade no financiamento.
Portanto, para o produtor tenha acesso à tecnologia no campo, é necessário pesquisar qual das inovações melhor se aplica à sua lavoura. Além disso, consultar os fornecedores para entender de que forma ocorre a implantação da tecnologia.
A tecnologia na agricultura permite total controle sobre a produção, processamento, estoque e distribuição.
Confira também nosso outro artigo: Gestão para certificação de qualidade agrícola.