Gestão para certificação de qualidade agrícola

Gestão para certificação de qualidade agrícola

Muito se fala em certificação de qualidade e sua importância visando ganhar competitividade no mercado, atrair novos públicos e fidelizar consumidores já existentes.

Consumidores tem se tornado mais exigentes. Não aceitam mais qualquer produto, ainda mais na área agrícola. Querem produtos de qualidade, com procedência reconhecida e de fornecedores que garantam que seus processos e procedimentos atendam a normas e padrões de qualidade.

Com isso, empreendedores se movimentam no sentido de atender esses anseios e sobressair-se a seus concorrentes. A certificação do seu produto/propriedade tem aumentado por entender a necessidade/ exigência de mercado.

Antes da certificação, cumpra alguns requisitos

Antes de ingressar no processo de certificação de qualidade do seu negócio, o produtor ou empreendedor precisa entender alguns requisitos, conhecer bem o seu ramo negócio, seu público e que traga consigo ética e princípios básicos de planejamento e organização.

É preciso também respeitar e preservar o meio ambiente, além de promover um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores além de oferecer a seus funcionários condições dignas de trabalho.

Certificação de qualidade dos alimentos
A qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores passa pela certificação.

Esses são princípios próprios de cada um, inerente ao negócio, mais incorporados a ele no processo de certificação.

O processo de certificação de qualidade é fácil: O produtor contrata uma certificadora, preenche os formulários para adesão.

Após aprovação do órgão certificador, é agendado a visita do(s) auditor(es) que avaliam quesitos de conformidades segundo normas de qualidade estabelecidos: estrutura, documentação, rastreabilidade, funcionários e meio ambiente.

A partir daí a propriedade e/ou produto recebe o certificado de qualidade ou é rejeitado caso não cumpra os requisitos básicos.

Com objetivo que todo esse processo de certificação tenha sucesso garantido, o empreendedor precisa entender que a organização e qualidade não chegam com a CERTIFICAÇÃO. A certificação é a garantia de que se está seguindo a direção certa.

Gestão do negócio

É fundamental aprender a gerir seu negócio com rigor e transparência em tudo que se faz.

  • Quanto a propriedade: precisa estar legalizada. Possuir documentos que comprovem a legitimidade de posse;
  • Meio Ambiente: possuir um plano de preservação ambiental atualizado segundo orientações de um profissional qualificado;
  • Segurança no Trabalho: Plano de segurança que garanta condições de segurança garantidas por lei; oferecer equipamentos de proteção individual para que desempenhem com segurança suas funções; atualização de exames conforme função e treinamento inerente a cada função;
  • Funcionários: garantir salários dignos levando-se em consideração cargos e funções correspondentes;
  • Instalações: banheiros, salas, escritório, áreas de trabalho em geral devem ser identificados, respeitando as condições de uso, oferecendo segurança a todos;
  • Documentos: Tudo o que comprar e vender solicitar Nota Fiscal (NF) para comprovar aquisição; documentos de funcionários devem se encontrar atualizados e arquivados de forma a localizar com facilidade.

Certificação é anual, mas qualidade é diária

O processo de certificação de qualidade é anual, porém os procedimentos e a qualidade dos processos precisam ser realizados diariamente.

Funcionário verifica qualidade de fruta
Após a certificação, a busca pela qualidade dos produtos deve ser diária e começa com uma equipe bem treinada.

Cabe a cada empreendedor a visão geral e sistêmica de seus processos. Visto a necessidade de apoio para gerir e capacitar sua equipe com o propósito de assegurar o cumprimento do que se propôs.

É possível a contratação de consultores, que são especialista que o ajudaram a gerir melhor os negócios no sentido de que juntos caminhem para estruturar a gestão da propriedade.

Alcançar 100% na avaliação de Auditores, quando ocorre a certificação, é o compromisso de trabalhar com mais qualidade no sentido de que os 100% continuem sendo 100% todos os dias.

Post Relacionado