Entenda mais sobre os tipos existentes de aves de criação

Entenda mais sobre os tipos existentes de aves de criação

Por se mostrar um sistema de fácil manejo e controle, a criação de aves demonstra um crescimento entre os seus adeptos.

Cada vez mais, observamos um aumento nesse mercado e, consequentemente, uma maior circulação de recursos e capital no mesmo.

Dessa forma, tem atraído novos e experientes investidores do setor agropecuário. Também se mostra um mercado muito ativo e com um excelente custo-benefício para sua manutenção.

Se tratando dos pequenos produtores, esse processo mostra um significativo aumento e uma boa taxa de aprovação pelos mesmos. Os grandes setores de produção também gostam de permanecerem ativos neste mercado, em razão do seu baixo custo de manutenção.

A avicultura em geral mostra um significativo aumento no mercado. Desse modo, tornou-se um investimento bastante interessante e rentável.

O certo que este é sim um mercado em ascensão e com uma excelente perspectiva a longo prazo. Mas claro, se você não possui experiência na área, esteja atento a pequenos fatores que podem, futuramente, interferir em seu trabalho.

Pequenos procedimentos de estrutura, manejo sanitário e veterinário precisam passar por um constante acompanhamento de sua parte.

Para quem já possui algum tipo de conhecimento no ramo, mesmo assim, é preciso uma atenção sempre redobrada. Cada vez mais, a tecnologia tem aparecido no setor, por exemplo.

Usar a tecnologia pode ser um ponto interessante a ser analisado na hora de iniciar ou evoluir o seu negócio. Como um fato que vem dominando entre todos os setores do mercado, a avicultura também não ficaria de fora de seus avanços.

Conheça outros artigos a respeito desse e de outros temas acessando o nosso blog.

O que é avicultura?

A avicultura é a prática destinada à criação de aves. O principal objetivo do manejo destes animais é para a produção de carnes e ovos.

Essa é uma cultura bem antiga entre a população. A criação de aves surge desde muito tempo, com o claro objetivo do homem se alimentar da carne e dos ovos que as mesmas colocavam.

O Brasil possui um grande mercado avicultor, junto com Estados Unidos e a União Europeia, nosso país desponta no ranking da produção de aves.

Avicultura de corte

Bom, é preciso entender os tipos de aves que são criadas e para quais fins elas são. O primeiro deles, que vamos tratar aqui, são as aves de corte.

Aviário repleto de frangos
Aviário repleto de frangos

Estas são aquelas criadas com destino de comercialização de sua carne, os frangos. O setor agropecuário utiliza muito esse sistema devido a rápida resposta à criação e processo final que os animais apresentam. Em aproximadamente 60 dias o processo é concluído.

O Brasil é líder neste setor de produção, tendo a região sul do país como a principal fonte dessa produção.

O processo de alimentação destas aves é à base de rações e proteínas. É importante também estar atento ao conforto nos espaços de criação e a possíveis predadores que estejam ao redor do criadouro.

É um processo, em prática, não tão difícil, mas requer um organograma comprometido e um cuidado especial ao local e alimentação dos animais.

Avicultura de postura

A avicultura de postura é aquela que tem como finalidade a produção de ovos para a comercialização.

Galinhas poedeiras se alimentando de ração
Galinhas poedeiras se alimentando de ração

As galinhas poedeiras são utilizadas, normalmente, para retirada de ovos para venda ou para reprodução de novos frangos.

Dependendo da escolha da produção que será feita, é necessário a presença de um galo. Se optar pela produção de ovos, é dispensável a presença do galo.

Porém, se o objetivo for a reprodução, é necessário que se tenha a presença do galo para que haja a fecundação e, posteriormente, se obtenha mais frangos.

Criação de aves ornamentais

Um fato verdadeiro entre as pessoas é de que admirar a beleza de um animal é algo fascinante. É comum entre todos de que ver um animal bonito e exuberante transmite uma sensação muito boa.

As crianças adoram, os idosos também e toda a família se diverte vendo um animal com uma beleza diferente.

Pensando nisso o homem iniciou a criação de aves ornamentais, que são aves decorativas e que chamam a atenção por sua beleza.

É comum ver este tipo de prática em grandes centros e cidades que ficam longe do campo e da natureza. Devido a falta de contato com estas espécies, é comum ter uma grande quantidade de pessoas interessadas em conhecer estes animais.

É importante ressaltar que para ter alguns desses animais em seu espaço é estritamente necessário a liberação do IBAMA, pois algumas espécies podem ser consideradas impróprias para criação pessoal.

Geralmente essas aves não são destinadas ao abate, mas algumas são apreciadas em restaurantes finos como é o caso do faisão.

O faisão é uma ave muito bonita, de pernas e asas curtas onde o macho é maior e mais colorido que a fêmea, característica comum, devido a necessidade do macho em “cortejar” a fêmea para o acasalamento. No Brasil o faisão se reproduz de setembro a dezembro e a postura é de 15 a 30 ovos. O período de incubação é de 22 a 27 dias.

Faisão em close
Toda a beleza do faisão

O pavão é um belo exemplo destas aves ornamentais. Por se adaptar facilmente a climas mais quentes, este é um animal popularmente conhecido em diversas regiões do Brasil.

Pavão com a cauda aberta
Pavão com a cauda aberta como um leque

É importante que estes animais tenham bastante espaço onde estejam sendo criados. E, preferencialmente, fiquem próximos a regiões com muita água, como lagos e lagoas por exemplo.

Outras duas espécies que são facilmente encontradas, principalmente, em fazendas e chácaras em todo o território brasileiro são o cisne e o ganso.

O cisne dispensa qualquer apresentação sobre sua beleza e exuberância. Mas é preciso ter muito cuidado com essa ave ornamental. É necessário que se tenha um lago com condições apropriadas para a criação do cisne

Cisne branco na água
Cisne branco em toda sua beleza

O ganso é outro animal muito bonito e ativo. Ele prefere ficar perto de regiões com bastante verde e um belo gramado e se adapta mais facilmente à região.

Ganso branco no campo
Ganso no campo

Vale a pena criar aves?

Bem, em um contexto geral, sim! Vale a pena investir na criação de animais.

Como citamos ao longo do artigo, este é um setor que apresenta um excelente custo-benefício e uma alta demanda de consumo.

E, em se tratando de Brasil, somos uma grande referência no ramo e, portanto, mostramos uma boa prospecção ao mercado.

Gostou deste artigo? Então visite o nosso site e fique atento a novos posts sobre o assunto. Procure os nossos produtos e serviços disponíveis, temos experiência no mercado e estamos à sua disposição!

Veja também: Vantagens na criação da galinha de angola

Post Relacionado