Escavadeiras: veja as melhores para cada tipo de trabalho

Escavadeiras: veja as melhores para cada tipo de trabalho

Para que a construção de uma grande obra na cidade ou na fazenda seja possível, o uso de determinadas máquinas pesadas se faz necessário. Uma delas é a escavadeira, útil em obras nas quais seja preciso remover ou escavar terra e outros materiais.

Em razão da sua importância para as obras civis, é válido conhecer os tipos de escavadeiras e saber quais são as melhores para cada trabalho. Por esse motivo, se você precisa usar esta máquina e tem dúvidas sobre ela, acompanhe as principais informações sobre o equipamento e garanta excelentes resultados para o seu negócio.

O que é uma escavadeira?

Em primeiro lugar, vamos definir o que é uma escavadeira. Também conhecida como escavadora, é uma das máquinas pesadas mais utilizadas em diversos tipos de obras e construções civis e faz parte da “Linha Amarela” de equipamentos. Na verdade, o nome é uma designação genérica para vários tipos de máquinas voltadas à escavação, revolvimento ou remoção de terra.

A escavadeira é montada sobre uma série de esteiras e sistemas hidráulicos, os quais permitem a movimentação da caçamba. Além de escavar diversos materiais, o equipamento possui outras funções extremamente úteis para os serviços em que é utilizado, como, por exemplo, içar e remover objetos, remover terras, minérios ou entulhos e retirar aterros.

Sendo assim, a máquina tem grande preferência tanto nas obras civis quanto na mineração, já que otimiza o tempo da construção e facilita o andamento de todo o serviço.

É, ainda, um equipamento muito utilizado em fazendas para formação de curvas de nível, limpeza de rios e lagos, deslocamento de materiais e manutenção de estradas rurais, facilitando acesso e escoamento da produção. Ainda há uso deste equipamento na linha florestal.

A seguir, você vai conhecer os 4 principais tipos de escavadeiras utilizadas: a escavadeira hidráulica, a escavadeira a cabos, a escavadeira de arrasto e a retroescavadeira. Entenda as características de cada uma delas e como são utilizadas nos mais variados tipos de trabalho.

Escavadeira hidráulica

A escavadeira hidráulica é uma máquina utilizada principalmente em construções longas e no setor da mineração. Além de sua função primordial, que é remover a terra dos locais determinados no projeto da obra, o equipamento contribui para otimizar o tempo de serviço dos operários.

Escavadeira hidráulica removendo terra
A principal função da máquina escavadeira é remover terra dos locais, em obras ou fazendas.

O funcionamento da escavadeira hidráulica se dá da seguinte maneira: a força do motor de alta potência é convertida em força hidráulica; em seguida, esta é transformada em força de elevação nos cilindros; por fim, um sistema de bombas hidráulicas é responsável por captar o óleo presente no tanque hidráulico, o que permite o bombeamento do líquido para os diferentes pistões do equipamento.

Aliás, é por meio destes mesmos pistões que a caçamba da máquina pode ser movimentada, o que ocorre quando a força das peças é aplicada nos braços e na lança do equipamento.

Sem dúvida, este é um dos tipos de escavadeira mais conhecidos e utilizados em construções. Isso porque o modelo hidráulico possui características bastante vantajosas, como um consumo extremamente pequeno de óleo diesel, o que gera economia de combustível, e o conforto e ergonomia que é capaz de oferecer ao operador da máquina.

Além disso, este tipo de escavadeira apresenta um sistema hidráulico potente o suficiente para levantar uma grande quantidade de material, isto é, se torna um equipamento extremamente útil nas escavações em massa. Também proporciona uma alta disponibilidade mecânica e já existem, até mesmo, modelos equipados com um motor silencioso.

A escavadeira hidráulica possui diversos componentes, entre eles as esteiras, a caçamba, o braço, a lança e os chassis. É a máquina ideal para quem busca segurança, economia e produção em serviços que exigem versatilidade e mais potência, além de ser multifuncional em qualquer tipo de obra.

Retroescavadeira

De origem inglesa e bastante semelhante a um trator, a retroescavadeira também é amplamente utilizada no dia a dia das construções civis. O seu sucesso se deve especialmente à versatilidade e à praticidade que a máquina oferece em serviços como escavação de valetas destinadas à tubulação de água e esgoto e carregamento de caminhões, bem como em obras de pequeno porte, tanto rurais quanto urbanas.

Retroescavadeira revolvendo solo em fazenda
Retroescavadeira trabalhando em fazenda

De fato, o equipamento não só se assemelha a um trator, como é derivado desta importante máquina agrícola. A diferença está na pá, ou caçamba, presente na retroescavadeira, cuja função é carregar e transportar variados tipos de materiais. A máquina, inclusive, é considerada por muitas pessoas como um “trator com pá”.

Vale destacar, ainda, três outros benefícios comumente associados à retroescavadeira: precisão, fácil manobragem e rapidez.

Escavadeira de arrasto

A escavadeira de arrasto, também chamada de “dragline” (literalmente “linha de arrasto”, em português), é utilizada, sobretudo, para a manipulação de solos, mas também na área de mineração e na abertura de canais. Certamente, é uma máquina que pode fazer toda a diferença em determinada obra.

Para puxar a caçamba, uma série de cabos são utilizados no trabalho. Isso facilita a execução da obra e faz com que a escavação ocorra de modo perfeito, apesar do elevado peso que a caçamba possui. Embora já tenha ocupado um significativo espaço nas mais variadas obras civis no passado, o uso desta máquina de alta qualidade é considerado uma raridade nos trabalhos atuais.

Uma das grandes vantagens deste equipamento é o seu elevado raio de escavação, por isso o modelo é indicado especialmente para obras de alta produção. Além do mais, é possível encontrar uma infinidade de tamanhos da escavadeira de arrasto no mercado, nos quais variam o comprimento da lança e o alcance dos cabos.

Escavadeira a cabos

O quarto e último tipo que você precisa conhecer é a escavadeira a cabos, que também possui lugar de destaque nas obras que demandam alta produção. Geralmente impulsionada por motores elétricos, esta máquina é ideal para a realização de escavações tanto em construções como na mineração.

O equipamento está disponível em diversos portes. Nesse sentido, é possível encontrar escavadeiras a cabos com carga útil de até 110 toneladas métricas.

Agora que você conhece os principais tipos de escavadeiras, ficou mais fácil escolher a melhor máquina para o trabalho que você deseja realizar. Acesse nosso site para descobrir excelentes oportunidades desta e de outras máquinas para o seu negócio!

Post Relacionado