Plantio de melancia: como garantir uma boa produção

Plantio de melancia: como garantir uma boa produção

Apesar de ser considerada uma das frutas mais populares do Brasil, o plantio da melancia depende de vários fatores para atingir uma boa produção. São detalhes importantes, como temperatura e clima, solo e também irrigação.

Aliás, o país se destaca na América do Sul na produção da melancia, uma fruta milenar, originária da África, que é apreciada em todo o mundo.

Confira nesse post todos os detalhes para o plantio dessa variedade agrícola.

Produção de melancia no Brasil

De acordo com a Embrapa (dados de 2019), a área colhida de melancia foi de aproximadamente 105.000 hectares, com produção de 2.314.700 toneladas.

Nesse sentido, entre as regiões, o Nordeste lidera em termos de área plantada e produção desse fruto (36.864 hectares e uma produção de 663.458 toneladas), seguida por Sul, Norte, Centro-Oeste e Sudeste do País. Dentre os Estados, o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional.

Já quando se fala em produtividade, a média brasileira é 22 toneladas por hectare, mas há regiões em que as médias são maiores, chegando a 33 toneladas/hectare.

O Estado do Ceará possui a maior produtividade média nacional graças aos cultivos irrigados, chegando a 34 toneladas/hectare do fruto.

Tipos e Variedades da Melancia

Existem quase 300 variedades de melancias, mas são 50 as variedades mais populares. Basicamente, são 5 os tipos:

  • Com semente
  • Sem semente
  • Mini (ou melancia baby)
  • Amarela
  • Vermelha

Como é feito o plantio da melancia?

A melancia é cultivada em todo o Brasil, principalmente com uso de irrigação, o que permite ao produtor ofertar frutos de maior qualidade.

Mas, em regiões onde o clima é quente, como no Nordeste, é possível plantar em qualquer época do ano.

Plantio de melancia no final de tarde
A melancia é uma das frutas mais populares do Brasil, mas depende de vários fatores para atingir uma boa produção.

O ideal, no entanto, é plantar de maio a setembro, porque chove menos, o que evita doenças. Mas, para o plantio da melancia, em escala de produção comercial, é preciso de três coisas importantes: sol, água e abelhas.

O fruto é produzido com a colaboração de insetos polinizadores, como borboletas, besouros e, em especial, abelhas.

A melancia pode ser cultivada em todo o território nacional, entretanto é preciso observar algumas condições, tais como:

  • Temperatura e clima
  • Solo
  • Espaçamento do plantio
  • Irrigação

Temperatura e clima

Uma região de baixa altitude é melhor para a produção dessa fruta, pois trata-se de um local em que o clima é quente, seco e sem chuvas fortes. A temperatura, por sua vez, deve estar variando entre 18°C e 25°C.

Detalhe do plantio com uma melancia em ponto de colheita
Por ser um país com clima tropical, o plantio de melancia no Brasil ocorre em praticamente todas as regiões.

O clima quente favorece o cultivo de melancia e, por isso, a região Nordeste é um local bastante promissor.

Em períodos chuvosos, não é indicado o plantio, uma vez que ela estaria mais propensa a ataques de pragas e doenças.

Solo ideal para plantio da melancia

Para o plantio dessa fruta, o ideal é um solo com textura média, que seja profundo, drenado e com bastante nutrientes. A acidez do solo deve ser, em média, com Ph entre 5,5 e 7, e saturação de 70%.

Se estiver abaixo do nível mínimo, será preciso que o agricultor se antecipe ao período de plantio em, pelo menos, três meses para que ele possa fazer a calagem, ou seja, o tratamento da terra com cal e outros materiais.

Além disso, o calcário e fertilizantes devem ser verificados para considerar a quantidade adequada a ser aplicada.

Espaçamento para plantio da melancia

De acordo com manual técnico elaborado pela Embrapa, o espaçamento do plantio, em metros, pode ser de 3×3, 3×2 ou 3×1. Afinal, quanto maior o espaçamento, maior será a ventilação, a polinização poderá acontecer melhor e a incidência de pragas e doenças será menor.

As covas devem ter uma profundidade de 4 cm, a terra deve ser regada para que fique úmida antes da colocação das sementes. Conforme explicamos acima, depois dessa preparação do solo, basta espalhar quatro sementes por cova e fechá-la.

Um pé de melancia pode alcançar três metros de comprimento e pode produzir até 30 quilos. Um hectare pode produzir de 20 mil a 50 mil quilos.

Irrigação

A irrigação é importante no plantio. Mas o excesso de água deixará a melancia sem gosto e pode provocar rachaduras na fruta. Sendo assim, alguns cuidados são necessários.

Área de plantio de melancia com irrigação
A irrigação é um dos fatores mais importantes na produção de melancia. É que a água representa 92% do fruto.

Confira quais são os momentos de fazer a irrigação:

  • Semeadura até a germinação, irrigação diária, mas com pouca água;
  • Da germinação até a frutificação, menor frequência, mas utilize muita água;
  • Da frutificação até a colheita, a irrigação deve ser menos frequentemente ainda e com pouca água;
  • Com os frutos quase maduros, pode suspender a irrigação. Entretanto, pode haver necessidade de irrigar em algum momento, para que as plantas não murchem.

Principais doenças

Dependendo do clima e do período de produção, diversas doenças podem afetar a cultura da melancia, limitando o seu cultivo, em especial em áreas com baixo nível tecnológico, onde medidas de controle adequadas não são utilizadas.

De acordo com levantamento da Emprapa, mais de 30 doenças da melancia já foram registradas na literatura Elas são causadas, principalmente, por fungos, bactérias, vírus e nematoides.

O estudo feito por esse órgão apresenta a maneira correta de diagnosticar essas doenças, bem como as melhores estratégias de manejo para seu controle.

Aliás, a Embrapa divulgou o Comunicado Técnico 58, com  informações que ajudem no diagnóstico correto de doenças que podem atacar a melancia e para o manejo integrado, visando prevenir perdas no sistema produtivo.

As medidas de controle aqui preconizadas para cada patossistema são ferramentas que procuram reduzir ao máximo os danos e perdas econômicas, com o menor impacto possível (…). Cultivares tolerantes e rotação de cultura também são importantes, apesar de muitas vezes serem negligenciadas pelos produtores, ou dificultadas pelas condições de exigência do mercado e de área disponível nas propriedades”, afirmou o pesquisador Daniel Terao, um dos autores da publicação.

Colheita da melancia

O tempo de colheita da melancia está entre 80 e 110 dias, após o plantio. Para saber se ela está pronta para ser colhida, observe a cor da terra abaixo do fruto. Se estiver amarelada, já poderá colhê-la.

Além disso, outra forma de fazer essa verificação é observar o som que sairá da melancia quando você bater nela com as pontas dos dedos ou com a mão fechada.

Assim, se o som emitido por ela for oco, será uma nova confirmação de que estará pronta para ser colhida.

Área com melancia colhida no chão
O Brasil colheu no ano passado mais de 2,3 milhões de toneladas de melancia. O Brasil é o maior produtor dessa fruta da América do Sul.

Mais um ponto a ser lembrado é que, ao colher a melancia, é importante manter o talo na fruta para retardar o apodrecimento.

Curiosidades sobre a melancia

Como escolher uma melancia na hora de comprar:

  • Levante a melancia para sentir seu peso. 92% da fruta é água
  • Olhe cuidadosamente a melancia e observe se ela é simétrica e se não possui marcas, cortes ou amassados.
  • A parte inferior da melancia deve ter um ponto amarelo a partir de onde esteve enraizada no chão. Quanto mais escuro for o amarelo, mais madura estará a fruta.
  • Bata nela com os dedos, com dando um peteleco e ouça o barulho que faz, se fizer barulho de bola de capotão meio murcha é por que está madura.

Mas, você pensa que desse fruto aproveita-se apenas a popa por ser saborosa? Está enganado.

Confira, no vídeo abaixo, uma receita de como fazer doce compota da casca de melancia:

Fonte: Manga com Pimenta.

Gostou do artigo sobre sobre plantio de melancia? Confira também nosso post o plantio de maracujá, outra fruta muito apreciada entre os brasileiros!

Post Relacionado