Girassol: veja o que pode ser feito com essa planta

Girassol: veja o que pode ser feito com essa planta

Desde quadros de Van Gogh até fotografias de pré-casamento, o girassol está entre as flores mais conhecidas e admiradas. Cultivado em cerca de 26 milhões de hectares por todo o mundo, essa planta é a quarta oleaginosa mais plantada. Mas, o seu uso vai muito além da ornamentação.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de girassol no período de 2019/2020 foi de 74,9 mil toneladas. Mas, você sabe para que essa produção é utilizada?

Neste artigo, vamos falar a respeito dos principais usos do girassol pela sociedade. Acompanhe conosco!

Alimentação

Existem muitas formas de utilizar o girassol como parte da alimentação diária, mas as principais são o uso das sementes e do óleo de girassol.

As sementes dessa planta têm alto valor nutritivo e vários benefícios ao corpo, em razão de ser rica em selênio, vitamina E, zinco, cobre, ferro, fitoquímicos e muitos outros nutrientes.

As sementes de girassol são inclusive parte essencial da multimistura, suplemento alimentar da Pastoral da Criança que tem ajudado a combater a desnutrição do Brasil.

Quem deseja incluir as sementes na alimentação, é possível colocá-la em massas de pão ou bolos, misturada em saladas ou em sucos.

Mas, você sabia que que das sementes de girassol também é possível produzir leite? Isso mesmo. Ele não é tanto popular, mas é nutritivo e econômico. Confira como produzir:

Fonte: Presunto Vegetariano.

O óleo de girassol também tem sido muito utilizado na culinária, por ter propriedades antioxidantes. Porém, como deve ser sempre utilizado a frio, não pode ser substituto do óleo de soja. É mais comumente utilizado visando temperar saladas ou em cozimentos, feitos em baixa temperatura.

Embora seja menos comum, as lígulas (nome das pétalas da flor de girassol) também são consideradas comestíveis, fazendo do girassol uma planta alimentícia não-convencional (PANC). E, finalmente, cada hectare de girassol pode gerar de 20 a 40 kg de mel.

Girassol na agropecuária

O girassol tem muita importância também nos processos agrícolas, em especial aos produtores que fazem rotação de culturas. As raízes pivotantes dessa planta promovem a reciclagem do solo que fica com uma boa quantidade de matéria orgânica no solo, após ser colhido.

Além disso, as sementes são utilizadas na produção de adubo verde, em razão da sua função alelopática contra as ervas daninhas, e na preparação do solo para a próxima cultura.

Outro uso do girassol na agricultura é como quebra-vento. Sua altura expressiva faz com que ele seja ideal no sentido de amenizar os efeitos negativos do vento em outros tipos de plantação.

Plantio de girassol
O girassol apresenta características agronômicas muito importantes, devido ao seu crescimento rápido, grande resistência à seca, temperaturas baixas e ao calor.

Na pecuária, as sementes de girassol são utilizadas na fabricação de ração de aves. Em ambientes domésticos também é usada como comida para passarinhos de estimação.

Em algumas regiões do país, a planta já está compondo também a ração do gado, já que a extração do óleo gera uma massa extremamente rica em proteína. Seu uso também é interessante na produção de silagem.

Biodiesel

O uso dos biocombustíveis, em especial do biodiesel, tem sido muito discutida nas últimas décadas. Isso porque apresenta algumas vantagens em relação ao diesel de petróleo, como maior rendimento e menos dano à natureza.

De forma geral, a produção do biodiesel está fortemente associada à produção de soja. Porém, o girassol tem despontado como uma alternativa bem interessante.

O fato de ser uma planta muito versátil, que cresce em virtualmente todos os climas e continentes, certamente trabalha a seu favor. O plantio do girassol é mais fácil do que o plantio da soja. É uma planta que, de forma geral, oferece maior aproveitamento de todas as suas partes.

Biodiesel produção com girassol
Na produção do biodiesel de girassol, os grãos da planta são prensados até que seja extraído o óleo puro, que, em seguida, sofre o processo de transesterificação.

Outro fator que faz o óleo de girassol ser uma alternativa mais viável, do que o produto extraído da soja, é o teor de óleo nos grãos da planta.

Enquanto as sementes de soja tem um teor médio de 20%, nas sementes de girassol essa porcentagem de óleo sobe para 40%, pois são ricas em ácidos graxos. Dessa forma, é possível produzir mais óleo com menos sementes.

Girassol também é usado na Medicina e estética

O consumo do óleo e sementes de girassol já oferece vários benefícios à saúde. Ele favorece o emagrecimento, melhora a circulação e o funcionamento do intestino e do estômago. Mas, suas propriedades fazem dessa planta também ter uma função medicinal.

O chá feito das folhas de girassol é muito indicado no tratamento de febres altas. Também pode ser usadas em um emplastro que ajuda a diminuir o inchaço e a dor em focos de inflamação.

Já as flores podem ser usadas no tratamento de doenças pulmonares e malárias, também em forma de chá. E as sementes também são úteis nas doenças pulmonares, pois são expectorantes.

No campo dos cosméticos, quem ganha espaço é o óleo. Ele pode ser usado na hidratação e nutrição da pele, ajudando até mesmo em processos de cicatrização.

A vitamina E presente no óleo ajuda a combater a acne, promovendo a limpeza da pele. Além disso, é utilizado nos processos de hidratação e umectação dos cabelos, especialmente os cacheados.

Ornamentação

Chegamos ao último uso do girassol: a ornamentação. Por ser uma flor muito vibrante e com uma cor forte, o girassol transmite uma ideia de luz solar e alegria.

Dessa maneira, a planta é muito escolhida na ornamentação de casamentos, festas de 15 anos e outros tipos de comemoração.

Cozinha com ornamentação de flores
O girassol também é muito usado na ornamentação, principalmente pela cor vibrante de suas flores flores.

Há quem prefira a flor em um ambiente mais doméstico e utilize o girassol como ornamentação no jardim ou em vaso. Nesse caso, existem muitos cuidados a serem tomados para evitar a quebra do caule ou a desnutrição da planta, que precisa da luz do sol para sobreviver.

A produção de girassol ornamental costuma ser uma das mais rentáveis do mercado. Outra fonte de renda ao produtor é o uso do espaço de plantio dos girassóis em ensaios fotográficos.

Como a planta está particularmente na moda no momento, os campos de girassol tem sido muito procurados por fotógrafos na realização dos mais variados tipos de ensaio. Assim, o aluguel do espaço pode ser uma ideia extremamente lucrativa ao produtor.

Agora que você já sabe tudo que pode ser feito a partir do girassol, entenda porque ele é uma ótima opção para os agricultores.

Se quiser saber mais sobre como plantar essa cultura, visite nosso artigo.

Post Relacionado