Palmeiras para seu jardim: confira os melhores tipos

Palmeiras para seu jardim: confira os melhores tipos

Que tal plantar palmeiras no jardim de sua casa, chácara ou fazenda? Aliás, esse tipo de planta possui diversas espécies que são usadas visando valorizar e ressaltar a beleza, podendo ser plantadas em vasos, parques e até mesmo em vias públicas.

Mas, você sabia que a palmeira é uma planta que possui mais de duas mil espécies registradas?

Observando a exuberância e o bem estar que elas oferecem ao jardim de sua casa, as palmeiras inegavelmente estão sempre na lista de opções de plantio em locais planejados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e confira os melhores tipos de palmeira para plantio no jardim de sua casa.

1. Palmeira areca

Esse tipo de palmeira é uma das mais encontradas para plantio em projetos de paisagismo interno e externo de uma casa. Essa espécie garante um crescimento rápido em relação às outras, podendo chegar a até 3 metros de altura.

Palmeira areca plantada em vaso decorando ambiente interno
A palmeira areca é muito utilizada na decoração do jardim ou interiores de uma casa, desde que plantadas em grande vasos.

Uma das vantagens da palmeira areca é que ela pode se desenvolver tranquilamente em ambientes com meia sombra ou até mesmo em sol pleno.

É geralmente colocada em vasos grandes, o que produz um charme ainda melhor no jardim de sua casa.

2. Palmeira azul

Tendo sua origem pela vasta vegetação de Madagascar, essa espécie de palmeira é extremamente exótica.

Conhecida por suas grandes folhagens, que de longe conseguem lembrar um leque, a palmeira azul é uma excelente planta que vai encaixar no paisagismo de seu jardim.

Palmeira azul plantada entre pedras
O efeito escultural da palmeira azul causa impacto na decoração do ambiente e se torna um ponto atrativo de plantio.

Por conseguir chegar a tamanhos de até 12 metros de altura, é super indicada aos ambientes externos da casa, já que ela consegue criar um ponto focal exuberante onde é instalada.

Gostou da palmeira azul? No vídeo, saiba como cuidar escolher o melhor local de plantio no seu jardim de sua casa e os cuidados necessários:

Fonte: Viva Decora – Casa, Decoração e DIY.

3. Palmeira fênix

Também conhecida como “mini palmeira”, essa espécie tende a crescer muito menos, em relação às outras palmeiras mais conhecidas. Portanto, é uma opção de plantio no jardim da sua casa.

Sua altura varia de dois a quatro metros. Apesar de preferir locais com bastante sol, ela consegue se desenvolver muito bem em ambientes com meia sombra.

Mulher apreciando uma palmeira tipo fênix
A palmeira fênix é um dos tipos mais populares no mundo da botânica. É uma verdadeira obra de paisagismo.

É usada na decoração de jardim, de forma isolada ou em pequenos grupos. Mas, evite locais com crianças por causa dos espinhos.

4. Palmeira garrafa

Garantindo pura elegância em seu charme escultural, a palmeira garrafa é bastante demandada na ornamentações de jardins.

Apesar de essa espécie garantir um crescimento mais lento, ela pode chegar a uma altura de até 6 metros.

Palmeiras garrafa plantadas lado a lado
No paisagismo, a palmeira garrafa, por sua aparência curiosa, pode ser aproveitada em plantio isolado, em grupos ou formando renques ao longo de caminhos.

Seu formato, que é bastante famoso, ocorre devido ao dilatamento do tronco da base, com o intuito de armazenar água.

Sendo assim, a palmeira garrafa pode ser plantada em jardins de casa ou chácaras, sobretudo com um solo rico em adubo.

5. Palmeira imperial

O termo palmeira imperial não foi dado a essa espécie por acaso. De acordo com a História, essa variedade foi plantada por Dom João VI, e acabou se tornando um símbolo de seu famoso império na época.

Possuindo uma estrutura robusta, essa espécie pode até chegar até 40 metros de altura.

Palmeiras imperiais plantadas em praça
A palmeira imperial até nos dias atuais é associada com um símbolo de luxo e requinte. Por isso, são encontradas em residências luxuosas, parques e prédios do governo.

Assim, é muito requisitada para acompanhar decorações de jardins em avenidas, edificações, grandes residências, propriedades rurais, e até mesmo em alamedas.

Como plantar uma palmeira para seu jardim

Portanto, agora que você já conhece os principais tipos de palmeiras e definiu qual delas pretende decorar o seu jardim, confira algumas dicas importantes ao realizar o plantio. A primeira dica é quanto ao local de plantio da palmeira.

Devido ao peso e a necessidade de utilização de material pesado para movê-las, portanto é melhor sempre optar por um local de fácil acesso. Plantá-la no jardim da frente da sua casa será muito mais fácil que no quintal nos fundos.

Tipo de palmeira plantada em jardim com grande espaço
Ao plantar uma palmeira é preciso levar em conta o espaço. Algumas espécies podem chegar a 40 metros.

Certifique-se que não há encanamentos no subsolo do terreno de sua casa onde a árvore será plantada. Se você não conheça, as prestadoras de serviços de telefonia, água ou gás, poderão confirmar estes pontos. Assim, estará evitando dores de cabeça na hora de abrir a cova para fazer o plantio.

Faça um buraco com aproximadamente 15cm a mais de largura e profundidade que a bola da raiz da planta. Em seguida, retire a embalagem da raiz, que normalmente vem embrulhada em plástico ou um saco de estopa.

É importante criar uma barreira de terra ao redor da área externa do buraco porque isso ajudará a reter água para a nova árvore. A barreira manterá umidade suficiente no buraco viando impedir que as raízes da planta endureçam.

Não chacoalhar demais as raízes porque isso poderá acabar matando aqueles ramos mais delicados, responsáveis por sugar os nutrientes.

Como as palmeiras não possuem grandes raízes, após o plantio é necessário segurá-las até que estejam totalmente estáveis no solo. Isso é feito usando estacas.

E aí, gostou das dicas sobre plantio de palmeiras? Confira também nosso artigo sobre plantas para jardim!

Post Relacionado