Alecrim: como plantar e seus benefícios

Alecrim: como plantar e seus benefícios

O alecrim é uma planta de muitas utilidades: além de ser usado na culinária como tempero de pratos variados, ele traz muitos benefícios à saúde e também serve como espécie ornamental.

Neste artigo, iremos apresentar todas as informações sobre o alecrim, como cultivá-lo, além das suas propriedades e benefícios à nossa saúde. Boa leitura!

Como plantar alecrim

O alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é uma planta de origem mediterrânea, perene, arbustiva, lenhosa e ramificada.

Suas folhas, acinzentadas na parte inferior e verdes na face superior, são pequenas e finas. As flores, por sua vez, podem ser rosas, azuis ou violetas, fazendo do alecrim uma planta também com fins ornamentais.

É uma espécie de clima temperado e tropical, não necessita de muita água, tolera ventos e baixas temperaturas e prefere solos areno-argilosos.

Para plantar, é mais vantajoso utilizar uma estaca do que sementes. Basta cortar um ramo de aproximadamente 10 centímetros da parte mediana da planta-mãe, retirar as folhas inferiores e plantá-lo.

Se for plantar o alecrim em um vaso, escolha um de tamanho médio ou grande, pois quando bem cuidado o alecrim pode atingir até 1,5 metro. No caso de canteiros, deixe um espaçamento de 80 centímetros entre plantas.

Plantio de alecrim em vasos
Devem ser feitas podas frequentes, com o fim de evitar o crescimento excessivo e a falta de formato.

Ademais, atente-se para que a planta receba sol pleno e evite excesso de água. Quanto mais desenvolvido o alecrim, menos água ele precisa.

Na colheita, evite retirar somente as folhas. É melhor cortar os ramos com uma tesoura ou faca bem afiada com o fim de não machucar a planta.

Leia também: Como plantar manjericão: aprenda dicas de cultivo.

Benefícios do alecrim à saúde

Por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim traz uma série de benefícios à nossa saúde. É rico em nutrientes, principalmente em vitamina A, essencial aos olhos e pele, e vitamina C, que ajuda a melhorar a imunidade, evita o envelhecimento da pele e proporciona maior resistência dos ossos.

A seguir, conheça outros benefícios:

Melhora a digestão

Por ser rico em minerais como potássio, cálcio, sódio e fósforo, o alecrim possui propriedades que ajudam no funcionamento do sistema digestivo e que reduzem a produção de gases intestinais, as cólicas abdominais e também remove as impurezas do fígado.

Além disso, a planta ainda possui ação antibacteriana, contribuindo com o tratamento da gastrite causada pela bactéria H. pylori. O chá de alecrim ajuda na perda de peso, através de sua ação diurética.

Benefícios do alecrim à saúde
No caso de problemas digestivos, corte alguns galhos de alecrim, usando uma tesoura. Coloque-os numa água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos tampado. Tome morno, sem açúcar, de três a quatro vezes ao dia.

Reduz o estresse

Na aromaterapia, o óleo essencial de alecrim – rico em pineno, cânfora, borneol, cineol, ácidos orgânicos, saponinas e taninos – é usado para redução da pressão arterial, controlando os batimentos cardíacos, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo os níveis de cortisol.

Essa planta aromática traz a sensação de tranquilidade e diminui o estresse e cansaço mental porque relaxa os nervos e acalma os músculos.

Além disso, contribui na prevenção do mal de Alzheimer devido às suas propriedades que reduzem os riscos de perda da memória. Ao melhorar o sistema nervoso, beneficia a concentração e o raciocínio.

Aliás, existem ainda estudos que comprovam a contribuição do óleo no controle de quadros de depressão e ansiedade.

Preparo de óleo para aromaterapia
Óleo de alecrim: coloque dois ramos secos em um pote de vidro. Adicione um óleo de base (de coco, amêndoas ou azeite), tampe e agite levemente. Deixe-o em um local quente e escuro por duas semanas, antes de usá-lo.

Alecrim tem ação antioxidante

Por ser rico em compostos fenólicos e ácidos como o rosmarínico, cafeico e carnósico, o alecrim apresenta ações antioxidante e anti-inflamatória, que estimulam o funcionamento do sistema imunológico, previnem infecções e melhoram a saúde da pele.

Além disso, sua capacidade antioxidante age no combate aos radicais livres, prevenindo patologias mais graves como o câncer, derrames e doenças cerebrais degenerativas. Ademais, por sua ação expectorante, alivia a tosse, gripe e problemas respiratórios, como é o caso da asma.

Veja também: Maxixe: descubra seus benefícios e como plantar em casa.

Consumo do alecrim

Enfim, depois de falar sobre os benefícios do alecrim, é preciso mostrar agora como utilizar essa planta que pode ser consumida no nosso dia a dia de diversas formas: desidratado ou in natura para tempero de carnes, sopas e molhos, e também no preparo de chás.

No caso de preparo de alimentos, geralmente é usado como tempero em pratos com tempo de cozimento mais longo. É ótimo para dar sabor sobretudo em sopas e guisados, batatas e carnes assadas (como frango e porco, pães, tortas e cozidos).

Batata assada com uso dessa planta
Outra opção de uso do alecrim é na culinária, como é o caso de batata assada e outros pratos. Experimente!

Outra dica é usar as folhas de alecrim em banhos de ervas e seu óleo essencial na aromaterapia – uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais visando estimular diferentes partes do cérebro.

O chá de alecrim, por sua vez, possui substâncias capazes de aliviar a dor, graças ao salicilato, um composto bastante parecido com a aspirina. Se estiver se recuperando de uma doença, cirurgia, lesão ou possui dor crônica, experimente usar o chá de alecrim e confira os resultados. No vídeo abaixo, veja como preparar o chá dessa planta:

Fonte: Tua Saúde.

Portanto, como mostramos neste artigo, o alecrim é um poderoso aliado à nossa saúde. Assim como ele, existem diversas outras plantas que proporcionam inúmeros benefícios, como o inhame. Confira!

Post Relacionado