Tratores com reversor: conheça os tipos e vantagens

Tratores com reversor: conheça os tipos e vantagens

A tecnologia tem avançado cada dia mais com o objetivo de facilitar e agilizar os processos em todos os setores, inclusive na agricultura. Com o intuito de otimizar ainda mais as operações agrícolas, a tecnologia no campo também tem evoluído a passos largos.

Os tratores com reversor são um ótimo exemplo disso pois, ao garantir maior mobilidade nas manobras, tornam o trabalho mais ágil e prático, além de proporcionar o aumento da produtividade se comparado com tratores comuns.

Neste artigo, iremos abordar como se dá o funcionamento desses tratores, os tipos de reversor e quais as suas vantagens. Continue a leitura e enriqueça os seus conhecimentos sobre esses maquinários.

Como funciona o trator com reversor?

Um trator com reversor pode alterar o seu sentido com o simples deslocamento de uma alavanca para frente ou para trás, dependendo do sentido que deseja seguir.

Operador dentro da cabine de um trator com as mãos na direção.
Os tratores com reversor facilitam as manobas do operador.

No que diz respeito a tratores sem essa função, o operador precisa realizar maior número de manobras, alterando alavancas, marchas, dentre outros movimentos, para realizar a mesma ação que o reversor executa sem maiores esforços. Além disso, as manobras são menos precisas e significativamente mais demoradas.

Os tratores com reversão contam ainda com o ajuste da sensibilidade do reversor, que permite ao condutor manobrar com facilidade para o engate de implementos ou para simples movimentação em garagens e pátios, por exemplo.

Leia também: Conheça a história e evolução dos tratores agrícolas.

Quais os tipos de reversor para tratores?

Existem dois tipos de reversores para tratores: o mecânico e o eletro-hidráulico.

reversor mecânico consiste em uma alavanca simples que reverte a função para frente ou para trás, como em uma troca de marcha, por exemplo.

Já o reversor eletro-hidráulico, por sua vez, permite que a mudança da alavanca seja feita sem o uso da embreagem, de maneira rápida e suave. Ela fica posicionada na coluna de direção, logo atrás do volante, gerando maior praticidade e melhor alcance. Atualmente, estão disponíveis em algumas marcas com ajuste de arrancada.

A sensibilidade da reversão também pode ser ajustada em alguns modelos eletro-hidráulicos, levando em conta a necessidade da manobra e do operador.

Volante de trator com reversor eletro-hidráulico.
A alavanca do reversor eletro-hidráulico fica logo atrás do volante do trator. Foto: John Deere.

Quais as vantagens de investir em um trator com reversor?

Além da redução no número de manobras já abordado, esses tratores apresentam menor raio de giro, aumentando a eficiência nas operações em até 10%.

A curto prazo, produtor e operador percebem a facilidade na troca de sentido do maquinário agrícola, favorecendo a sua movimentação e a agilidade nas tarefas. Outra vantagem passível de ser notada de imediato é a manutenção da postura ergonômica do condutor ao manusear a alavanca, uma vez que ela está localizada logo atrás da direção.

A médio prazo, torna-se evidente ao produtor rural a economia de combustível que o trator com reversor proporciona. Isso se deve ao fato de esse maquinário agrícola necessitar de menor quantidade de manobras para realizar os mesmos trabalhos de um trator comum. Portanto, além da economia de combustível, economiza-se tempo para a realização dos trabalhos.

Trator azul com implemento de preparo de solo acoplado. Ao fundo, vegetação.
Tratores com reversor otimizam as operações.

A longo prazo, todos esses benefícios já estarão consolidados em sua produção rural.

Dessa forma, utilizando-se tratores com reversor, a operação se torna mais ágil, otimizada e eficiente. Além disso, esse maquinário melhora a qualidade do trabalho devido à possibilidade de ajuste da suavidade dos movimentos e aumento das possibilidades de uso frente e ré das marchas.

Confira as opções de tratores com reversor com quem entende de tecnologia e está no mercado desde 2004. Acesse o agora o site do MF Rural!

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também o nosso post sobre tratores autônomos. Boa leitura!

Post Relacionado