Como assegurar a ergonomia no trabalho com tratores agrícolas

Como assegurar a ergonomia no trabalho com tratores agrícolas

Um assunto de grande importância no meio agrícola e que tem sido uma preocupação crescente no setor é a questão da ergonomia no trabalho com tratores.

Afinal, apesar da importância para o setor, essas máquinas apresentam grandes riscos e esse aspecto deve ser abordado com muita atenção. É preciso que os trabalhadores da área tenham equipamentos e espaço adequados para que consigam passar por sua carga horária sem prejudicar a saúde.

Nesse texto, abordaremos a definição de antropometria, níveis de fadiga, regulamentação do maquinário, a importância da localização dos comandos e como melhorar a ergonomia no trabalho com tratores agrícolas. Confira!

Estudo da ergonomia no trabalho com tratores

O correto dimensionamento do ambiente de trabalho do operador é determinado por uma parte da antropologia física chamada antropometria.

A antropometria estuda as medidas humanas, o que é essencial na determinação dos aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, inclusive ao ambiente do operador dentro da máquina, com o objetivo de manter a boa posição e postura do trabalhador.

Homem operando trator
O dimensionamento correto no interior das máquinas, aliado à operação consciente, evita riscos à saúde e resulta em bom desempenho no trabalho.

Fatores como postura, ruído, vibração, temperatura, umidade, poeira, iluminação, entre outros, quando em desconformidade com o que é adequado e em altos níveis, podem gerar desgaste e fadiga, comprometer a saúde do operador e aumentar o risco de acidentes.

Por isso, é necessário que todos esses pontos sejam regulados da melhor maneira possível, para que o operador possa trabalhar em um ambiente saudável, evitando assim problemas de saúde, acidentes e gerando, consequentemente, melhores resultados em sua função.

Formas de ergonomia

Existem três formas de ergonomia no trabalho em função do momento de aplicação:

1 Ergonomia de concepção: é uma intervenção realizada diretamente no desenvolvimento dos produtos, adaptando-os ao uso, sendo a prática de desenhar os produtos, sistemas ou processos, levando em consideração a interação entre eles e as pessoas que irão utilizá-los;

2 – Ergonomia de correção: trata-se das modificações parciais do ambiente físico de trabalho, visando resolver problemas relacionados à segurança, fadiga e outras doenças relacionadas ao trabalho;

3 – Ergonomia de conscientização: é a capacitação dos operadores, com o objetivo de conscientizá-los a atuar de maneira correta no ambiente de trabalho, conforme a ergonomia desenhada para a máquina.

A importância do maquinário adequado

A operação de um trator exige esforço físico e mental do trabalhador, resultando em um certo estado de fadiga após o trabalho. Nesse contexto, é importante pontuar que o nível desse cansaço vai depender muito da infraestrutura do trator, porque o posto de operação vai fornecer suporte para esse colaborador atuar.

Painel, monitor e comandos de trator
Tratores corretamente dimensionados são essenciais para um bom resultado da operação.

Tratores sem a devida estrutura aumentam o nível de fadiga e as possibilidades de surgirem acidentes e perdas econômicas. Por outro lado, se o posto de operação tem uma estrutura que acomode o trabalhador, projetado para trazer segurança e organização, os resultados, como mencionamos, são muito satisfatórios.

Toda a infraestrutura do maquinário é regulamentada

Os padrões estipulados para projetos de tratores são encontrados em instituições como ISO, ABNT e ASAE. São maneiras de proporcionar um ambiente mais confortável fisicamente, disponibilizando tudo o que o operador precisa para desempenhar bem o seu trabalho.

Os controles de comando, por exemplo, precisam estar posicionados de maneira que as mãos e os pés do operador consigam alcançá-los confortavelmente, sem prejuízos para ergonomia. Algumas zonas são inacessíveis e isso pode atrapalhar a rotina do trabalhador de maneira significativa.

Homem sentado corretamente em trator
A posição correta dos comandos no trator é imprescindível para a boa ergonomia no trabalho.

Portanto, é importante que as máquinas sigam os parâmetros das normas exigidas, para que o operador possa trabalhar de maneira correta, sem causar danos e esforços excessivos para o trabalhador e para a operação.

Leia também: Dicas de como operar tratores em terrenos inclinados.

Como melhorar a ergonomia no trabalho com tratores agrícolas

A ergonomia no trabalho com tratores agrícolas é de extrema importância tanto para operador como para empregador, visto que ambos colhem benefícios.

Ao colaborador, resulta na redução da fadiga e diminuição dos riscos de acidentes. Para o empregador, optar por maquinário com boa infraestrutura e investir em conscientização dos colaboradores são fatores que auxiliam no cumprimento da boa segurança do trabalho, além de garantir bons resultados nas operações e na produção final.

Assim, sempre será melhor entender quais são os maquinários que realmente atendem aos requisitos de infraestrutura adequada e segura.

Mulher operando trator
Maquinário adequado e operador capacitado garantem bons resultados nas operações e na produção final.

Ainda que toda a estrutura forneça os componentes na localização mais adequada, isso não substitui a necessidade da postura correta na rotina de trabalho. Por isso, é interessante que o operador seja instruído quanto à melhor forma de posicionar-se ao utilizar o trator.

Para isso, é de extrema importância que todos os operadores sejam capacitados, com cursos voltados para operações de tratores. Essas capacitações podem ser feitas por colaboradores que tenham, no mínimo, o sexto ano do ensino fundamental, ou seja, que tenham capacidade de leitura e interpretação de textos. Em caso de tráfego das máquinas em vias públicas, é condicionado também à posse de carteira de habilitação pelo condutor.

E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite e confira também nosso artigo sobre como fazer um checklist operacional do trator. Boa leitura!

Post Relacionado