As agroflorestas são uma alternativa para reduzir os impactos no meio ambiente, oferecendo muitas vantagens para o desenvolvimento rural sustentável.
Dessa forma, cada vez mais produtores rurais estão procurando otimizar o seu aproveitamento espacial, diversificar a produção, e atender uma demanda crescente da sociedade.
Mas, afinal, o que são agroflorestas e suas vantagens na implantação e quais os tipos existentes? É o que iremos mostrar nesse artigo.
Preocupação com o meio ambiente
Atualmente, as preocupações com o meio ambiente e com o aproveitamento do espaço crescem significativamente no Brasil e no mundo.
Estimativa da ONU aponta que população mundial atingirá 9,7 bilhões de pessoas em 2050, um aumento considerável em comparação com os 7,7 bilhões atuais.
Desse modo, as pessoas, instituições e corporações precisam reavaliar suas ações.
No caso da agricultura, hoje muitos produtores rurais estão buscando alternativas para reduzir os impactos no meio ambiente.
Além disso, procura otimizar o seu aproveitamento espacial, diversificar a produção, e atender uma demanda crescente da sociedade. Então, isso é possível graças a implantação do sistema agroflorestal.
Portanto, nessa conjuntura marcada por uma ampliação da preocupação com as questões ambientais e com a otimização produtiva, o sistema agroflorestal tem crescido aceleradamente no Brasil e em países de todo mundo.
Leia também: Fazendas: saiba tudo sobre o assunto!
O que são as agroflorestas?
As agroflorestas são alternativas em que há uma combinação entre a floresta e as plantações agrícolas de variadas culturas.
Assim, o agricultor cultiva uma série de produtos em um ambiente compartilhado com arbustos e árvores.
Nessa modalidade, a criação de animais também é articulada com a cultura de diversos gêneros agrícolas, bem como, com as diferentes espécies de plantas e árvores muitas vezes exóticas.
Essa combinação incrementa amplamente a produtividade e, consequentemente, a lucratividade.
Os diferentes tipos de agroflorestas
Aliás, existem algumas modalidades de sistemas agroflorestais, de forma que o produtor precisa avaliar uma série de detalhes para escolher a melhor alternativa.
Segundo o site da Associação O Eco, há três diferentes tipos de agroflorestas:
- Os sistemas agrossilvipastoris: articulam a pecuária e a agricultura com a floresta;
- sistemas silviagrícolas: associam a vegetação florestal com os cultivos agrícolas;
- sistemas silvipastoris : árvores são combinadas com a criação de animais.
Os sistemas agroflorestais como aliados da revitalização da terra
Um dos grandes benefícios dos sistemas agroflorestais é justamente a sua capacidade de contribuir com a recuperação de diferentes tipos de solo.
De acordo com o site culturamix, as agroflorestas são eficientes fontes de “adubo verde”, agente importante na otimização do solo.
Da mesma forma, as agroflorestas também protegem as culturas de pragas e ervas daninhas que podem ser altamente prejudiciais para os cultivos.
Confira como pode ser feita a implantação e o manejo de Sistemas Agroflorestais:
Agloflorestas otimizam espaço e ampliam o lucro
Dessa forma, por meio dos sistemas agroflorestais é possível articular áreas florestais com a cultura de vários tipos de produtos e com a criação de diferentes espécies de animais.
Essa combinação interessante possibilita a redução do espaço utilizado pelo produtor a partir dessa relevante diversificação da produção e com efeito amplia a lucratividade.
Embrapa faz boas recomendações sobre os sistemas agroflorestais
Com efeito, os sistemas agroflorestais têm contado com o respaldo de importantes organizações e entidades.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), por exemplo, afirma em seu site oficial que os Sistemas Agroflorestais otimizam o uso da terra, conciliando a preservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para a produção agrícola.
Portanto, podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas.
Confira no vídeo abaixo um exemplo de sistema agroflorestal de sucesso na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Epitaciolândia/AC. O projeto foi desenvolvido pela Embrapa Acre, em parceria com o agricultor familiar João Evangelista:
Agora que você já conhece mais sobre a importância da agrofloresta e como ela agrega valor à sua atividade, veja também nossa matéria sobre valorização das terras no Brasil.