O gado da raça Simental tem se destacado pela sua dupla aptidão, ou seja, a produção de leite e de corte. Com origem na Suíça, tem o segundo maior plantel no mundo. Esses animais têm como características principais a precocidade produtiva, reprodutiva e também de crescimento.
Os primeiros animais chegaram ao Brasil em 1904 e hoje essa raça é mais utilizada visando cruzamentos, principalmente com animais da espécie zebuína, proporcionando excepcional adaptabilidade, vigor e habilidade materna.
Neste artigo, vamos apresentar as principais características e os cuidados com a sua criação. Você também vai constatar o motivo dessa raça ser tão apreciada entre os pecuaristas brasileiros.
Características do gado Simental
A criação de gado tem diferentes níveis de produtividade porque depende muito da raça de bovinos escolhida pelo pecuarista. Entre as mais produtivas, está o gado Simental, que é excelente, seja para a produção de leite, seja para o corte. Sendo assim, é um dos principais atrativos aos produtores rurais.
Mais que esta dupla aptidão, o gado Simental tem outras características bastante positivas. Esta raça apresenta precocidade produtiva, reprodutiva e de crescimento, proporcionando, portanto, despesas menores na sua criação.
Quanto à produção do leite, apresenta um alto teor de sólidos totais e um baixo número de células somáticas, garantindo maior vida produtiva e um produto de alta qualidade.
No vídeo, conheça um laticínio, no interior de São Paulo, que utiliza apenas leite do gado da raça Simental na produção de queijo:
Por outro lado, quando destinada à pecuária de corte, a raça apresenta uma carne macia e marmorizada, com gordura entremeada entre as fibras, o que garante um bom mercado no Brasil e no mundo.
Gado de bom crescimento e musculatura
Como já mencionamos, o gado Simental tem um bom crescimento e boa musculatura, com vacas de aproximadamente 135 a 150 cm de altura e 700-900 kg e os touros de 150-160 cm e 1300kg.
O Simental pode ou não ter chifre. A cor desses animais varia de ouro a vermelho com branco, que pode ser distribuída uniformemente ou definida em manchas em fundo branco, assim como a cabeça, que também é branca, com exceção dos pigmentos ao redor dos olhos.
Vale ressaltar que, no Brasil, o Simental é bastante utilizado visando cruzamentos, sobretudo com a espécie dos zebus. Confira as principais características dessa raça:
- Fácil manejo do rebanho;
- Boa capacidade de pastoreio;
- Uniformidade no tipo e cor;
- Alta fertilidade a longo prazo e parto facilitado;
- Habilidade maternal;
- Bom crescimento e maturidade precoce;
- Alta produção de leite e carne – dupla aptidão;
- Boa raça para cruzamentos;
- Diferentes linhagens;
- Bom suporte para a criação no Brasil.
Como falamos anteriormente, essa raça tem origem europeia, veio da Suíça. Entretanto, existem diferentes linhagens. A seguir, vamos conhecer melhor cada uma delas.
Leia também: Senepol: criação da raça cresce no Brasil.
Linhagens da raça Simental
A raça Simental tem origem na Suíça, na montanhosa região do vale do rio Simen, de onde é derivado o seu nome. Devido ao interesse econômico, esse gado logo se espalhou à outros países da Europa como a Áustria, Itália, França e Alemanha.
Mas, hoje também existem outras linhagens, como americana e sul africana. No caso do Brasil, a criação teve grande influência da Suíça.
Confira as linhagens:
- Linhagem Simental Suíça: é formada por animais rústicos e compactos, de tamanho moderado, e que são ótimos produtores de leite, com grande eficiência de conversão. Também é uma linhagem de fácil e rápida reprodução, pois são sexualmente precoces e crescem em taxas aceleradas.
- Linhagem Simental Austríaca: o corpo dos animais é profundo, com grande capacidade digestiva e respiratória. Possuem boa caracterização e uniformidade racial e excelentes na produção de leite e de carne.
- Linhagem Simental Alemã – conhecida como fleckvieh, também foi desenvolvida visando a produção de leite e carne, além de apresentar uma alta taxa de crescimento e reprodução. Esta é a linhagem com mais exemplares nas criações brasileiras.
- Linhagem Simental Francesa: também são oriundos da linhagem suíça e também foi desenvolvida porque apresenta dupla aptidão.
- Linhagem Simental Canadense: foi selecionada para gerar animais maiores, de grande estatura corporal e com maior peso, exclusivamente na melhoria da pecuária do corte.
- Linhagem Simental Sul-africana: diferente da maioria, decorre da linhagem alemã e não suíça. Apresenta animais menores, evidenciando maior precocidade produtiva e reprodutiva.
- Linhagem Simental Americana: essa raça de gado é altamente popular nos EUA e compõe muitas das seleções de cruzamento no país, que trabalha com a linhagem voltada à produção de carne de corte.
Uma sub linhagem que se destaca é a Black Simental, composta por animais de coloração preta e excelente produção de carne.
Principais cruzamentos com a raça Simental
Devido as suas características bastante positivas, o Simental é amplamente utilizado no cruzamento com outras raças de bovinos, com o fim de se chegar a linhagens mais produtivas visando a produção de carne e de leite.
Por ser de fácil manejo e alta produtividade, proporciona ao pecuarista muitos ganhos na produção e muitas possibilidades de cruzamento com o intuito de chegar a animais ainda mais adaptados.
Entre os principais cruzamentos experimentados pelos pecuaristas, vale destacar os cruzamentos com todas as raças de zebuínos, além do cruzamento com fêmeas ½ de outras raças taurinas com ½ sangue de raças sintéticas.
Da mesma forma, considerando as diferentes linhagens do gado Simental, também são notáveis as possibilidades de cruzamento entre elas. Por exemplo: para se chegar a animais com maior peso de carcaça e alta habilidade maternal, o Simental de linhagem sul-africana pode ser o caminho.
Criação do Simental no Brasil
O Brasil conta com uma boa estrutura de apoio por parte do governo e de associações de pecuaristas, visando a sua criação. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), estima-se que exista um plantel com cerca de 800 mil animais, com principais polos em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Goiás.
Aliás, em 1945, a partir do Simental foi criada uma nova raça no Brasil: a simbrasil, através do cruzamento com o gado guzerá. Trata-se de uma raça sintetizada utilizando o cruzamento alternado que trouxe bons resultados e estimularam a experiência com outros zebus. Os primeiros animais foram registrados pelo Ministério da Agricultura em 1976.
Os animais simbrasil possuem boa produção de leite, assim como carcaças de boa classificação. Apresentam bom índice de crescimento, facilidade no manejo e docilidade dos animais, estes com pelagem curta, adaptando-se às regiões tropicais.
Além disso, possuem alta conversão alimentar tanto no sistema de criação a pasto quanto em confinamento, com silagem ou feno. O simbrasil vem se destacando cada vez mais na pecuária nacional com bom rendimento visando maior lucratividade e crescimento econômico.
E então, gostou do conteúdo? No Marketplace da MF Rural você encontra anúncios de gado de corte e de gado de leite.
Aproveite e acesse também o nosso post sobre o Gado Charolês. Boa leitura!