Couve: como plantar e seus benefícios à saúde

Couve: como plantar e seus benefícios à saúde

A couve (Brassica oleracea) é uma hortaliça consumida em todo o país, sendo muito usada, por exemplo, nos chamados “sucos detox”, assim como no caldo verde, além de ser acompanhamento obrigatório da tradicional feijoada brasileira.

A couve é tão “famosa” que recebe adjetivos como: “a nova carne”, “a rainha dos verdes” e “uma potência nutricional”, certamente por conta dos benefícios que proporciona à saúde.

Trata-se de um alimento rico em fibras, iodo, cálcio, potássio, enxofre, magnésio e ômega 3, além de vitaminas A, B1, B2, B6, C e K. Ademais, tem baixa caloria (100 gramas equivalem a 27 cal).

Neste artigo, vamos explicar como plantar e cultivar couve no quintal de casa ou em vasos, e também falar sobre os benefícios do seu consumo. Boa leitura!

Como plantar couve?

Primeiramente, é preciso destacar que existem diferentes variedades de couves. As mais conhecidas são: couve portuguesa, galega, lombarda, couve crespa ou de Sabóia, couve de Bruxelas, rábano e couve-flor, entre outras.

Aliás, independentemente da variedade que escolher, ter a couve à sua disposição e usá-la nas receitas do dia a dia ou em sucos verdes é mais fácil do que você imagina. Não precisa se preocupar com espaço, pois o seu plantio pode ser feito num canteiro amplo ou em lugares pequenos. Funciona em ambos os ambientes!

Cultivo de plantas em vasos
Se não tiver espaço ou morar em apartamento, é possível plantar pés de couve inclusive em vasos.

No caso de ter uma varanda pequena ou morar em um apartamento, por exemplo, a opção de plantio da couve é em recipientes, como garrafa pet (que tal reciclar?) ou vasinhos de plástico.

Se for plantar as mudas, existem duas opções. A primeira delas é comprar diretamente de um viveiro, porém, se você já tiver plantas adultas, basta tirar os brotos da base, com 20 cm de altura, no mínimo.

Se for utilizar os brotos, coloque num copo contendo água até que as raízes nasçam. Depois, elas poderão ser plantadas na terra.

Já no caso de sementes, o plantio pode ser feito diretamente na terra, com 1 cm de profundidade, sendo que normalmente, ocorre a germinação num prazo de 15 dias.

É importante também obedecer a um espaçamento entre as sementes e mudas no momento do plantio. A depender do espaço, você coloca:

  • 50 cm a 1 m entre as linhas;
  • 25 cm a 50 cm entre as plantas.
Canteiro com o cultivo de couve
O plantio da couve pode ser feito em canteiros e o cultivo é bem simples. O importante é ter um solo rico em nutrientes.

Leia também: Horta urbana: o que é e como implantá-la.

Cuidados no cultivo e colheita

O plantio da couve pode ser feito ao longo de todo o ano. Isso porque ela se desenvolve bem em climas quentes e frios. No entanto, os climas amenos proporcionam melhor desenvolvimento no seu cultivo.

Além de observar o clima, é importante fazer uma boa adubação do solo. Nesse sentido, o mais indicado é adubo orgânico, usando esterco bovino ou de galinha, incorporando de dois a cinco quilos por metro quadrado.

Entretanto, também existe opção de usar adubo químico, tipo NPK, de acordo com a análise de solo.

Vale considerar que a qualidade da muda ou da semente também vai impactar no bom desenvolvimento da planta. Por isso, procure molhar bem a muda enquanto estiver criando raízes. E se for usar sementes, dê preferência às certificadas.

Detalhe de um pé de couve com irrigação
Além de cuidados com o solo, que deve ser bem adubado, a couve também precisa de uma boa irrigação.

A couve cresce bem em solo úmido, mas não encharcado, podendo colocar cobertura morta para mantê-lo em condições ideais.

No que diz respeito às pragas, fique atento às lagartas e pulgões, pois são os que mais causam prejuízos nas plantações de couve.

Ademais, seguindo todas as recomendações que passamos acima, em cerca de três meses, já poderá colher as primeiras couves.

Mas, uma dica: ao fazer a colheita, recomenda-se deixar a planta com pelo menos cinco folhas, com o fim de que possa se desenvolver novamente e por um bom tempo.

Benefícios da couve à sua saúde

A couve apresenta vitaminas e minerais em sua composição, a saber: ferro, cálcio e potássio, além de antioxidantes que contribuem para prolongar o tempo de vida das células.

Uso de couve na culinária
A couve é um alimento rico em ácido fólico, sendo muito indicada para grávidas, uma vez que contribui para a formação da medula óssea do bebê.

Confira também: Hortelã: como plantar em casa e os benefícios à saúde.

Os principais benefícios da couve à saúde são:

  • Contribui na regulação do intestino e combate a prisão de ventre;
  • No tratamento de anemia;
  • Combate a retenção de líquido;
  • Fortalecimento dos ossos e dentes;
  • Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer.

Uso na culinária

A couve pode ser consumida crua, em forma de salada ou refogada. Porém, uma dica: se for refogar, o ideal é deixar o menos tempo possível “no fogo” pois assim vai preservar as enzimas, cofatores, fitoquímicos e micronutrientes.

Além disso, conforme citamos no início do texto, a couve também é muito usada para fazer suco detox. Confira, no vídeo abaixo como prepará-lo:

Fonte: Receitas de Pai.

Enfim, agora que você já sabe como plantar a couve e conhece os seus benefícios à saúde, fica a dica de incluir esse vegetal na sua horta em casa ou mesmo plantá-la em um vaso.

Aliás, para aumentar a variedade de alimentos na sua horta, indicamos também a leitura do nosso texto sobre como plantar quiabo. Confira!

Post Relacionado