Horta urbana: o que é e como implantá-la

Horta urbana: o que é e como implantá-la

Você já pensou em ter no seu bairro uma horta urbana? Isso mesmo! Plantar verduras, legumes e até árvores frutíferas em espaços coletivos subutilizados é uma ótima forma de disponibilizar alimentos saudáveis para serem consumidos por muitas famílias.

Neste artigo, iremos explicar o que é uma horta urbana, seus benefícios e como fazer uma! Confira!

O que é uma horta urbana?

Durante muito tempo, o conceito de horta era apenas de alimentos cultivados na zona rural, sobretudo na agricultura familiar e que abasteciam varejões e supermercados.

Porém, ultimamente vem se popularizando o conceito de horta urbana ou comunitária. Nela, a produção de verduras, legumes, e até frutas é feita por pessoas da comunidade que decidiram se unir e aproveitar os espaços coletivos (terrenos, praças, parques, condomínios, etc) para produzir alimentos para consumo da própria comunidade.

Horta urbana espaços
Uma horta urbana pode ser implantada em pequenos espaços disponíveis dentro de uma cidade, como um terreno.

Uma das vantagens da horta urbana é o fato de que a sua implantação não precisa ocupar grandes espaços, o projeto pode ocupar qualquer local disponível, e ser feito no modelo tradicional ou também na vertical.

Se forem áreas muito pequenas, a opção de estrutura é contar com o uso de vasos, latas, potes de plástico e outros objetos. Se os espaços forem um pouco maiores, o ideal é fazer o plantio em canteiros. Veja a seguir como fazer para criar uma horta urbana.

O que é preciso para criar uma horta urbana comunitária?

No que diz respeito ao uso de um espaço público ou privado (terrenos particulares ou condomínios), o primeiro ponto visando implantar um projeto de horta comunitária é ter autorização para o uso do local para este fim.

Reúna um grupo de pessoas interessadas e crie um projeto, com planejamento e execução muito bem estruturados, e então formalize o pedido junto aos responsáveis.

Praça usada para produzir alimentos
Uma horta poderá ser implantada até numa praça, desde que os interessados consigam autorização. Aliás, cria um novo visual que chama a atenção de todos.

Outro passo importante, visando a implantação de uma horta, é avaliar as condições físicas do local escolhido.

Considere fatores como: se a área recebe sol, tem fácil acesso à água, a fertilidade do solo do local, a necessidade de limpeza, como será feita a disposição dos canteiros e os tipos de vegetais que serão plantados.

Como plantar uma horta urbana

A criação de uma horta urbana depende inicialmente de uma palavra-chave: planejamento. Veja o passo a passo:

  • Busque por ambientes que tenham incidência de sol por, pelo menos, quatro horas ao dia. Isso será fundamental para a boa produção dos vegetais;
  • No caso de pouco espaço, duas saídas: usar latas, vasos e até garrafas pets ou outros recipientes para fazer o plantio; ou apostar na criação de hortas verticais;
  • Escolher sempre uma terra com boa fertilidade, de preferência aquelas ricas em nutrientes. Caso isso não seja possível, invista num boa adubação. A opção é usar adubo orgânico;
  • A escolha das hortaliças é variada. O cultivo pode ser a partir do plantio de sementes ou por meio de mudas. Aos iniciantes, a segunda opção é recomendada. Isso porque o plantio será feito diretamente no local escolhido, sem usar bandejas visando germinar as sementes;
  • O local escolhido deve ter uma fonte de água. Sem isso, o plantio poderá ficar comprometido ou representar uma despesa que eventualmente inviabilizará o projeto;
  • Fique atento também ao ataque de pragas. Existem legumes e verduras que são mais suscetíveis. A dica é sempre variar as espécies cultivadas e também plantar espécies repelentes;
  • Considere sempre o momento ideal ao plantio e colheita. Caso tenha dúvidas, consulte um profissional da área que poderá assessorar no desenvolvimento da horta urbana. O cultivo pode variar de acordo com a região.

Leia também: Temperos em vasos: veja como plantar e cultivar.

Principais benefícios de uma horta urbana

Conforme citamos acima, implementar uma horta urbana ou comunitária pode ser algo bastante vantajoso à todos. Mas, afinal, quais são os grandes benefícios de cultivar os próprios alimentos? Fizemos uma lista com alguns deles:

Economia de dinheiro

Embora seja importante à nossa saúde, grande parte dos brasileiros não consome a quantidade ideal de alimentos naturais em sua alimentação. Uma das principais razões alegadas é o preço. Em tempos de inflação, com a feira encarecendo, as famílias estão tendo que cortar esses tipos de produtos de sua lista.

Produção de alimentos numa horta urbana
Com uma horta urbana, é possível produzir alimentos mais saudáveis e ainda economizar dinheiro.

Com o poder de compra comprometido, a implantação de um projeto de horta urbana acaba sendo uma solução prática e viável às pessoas, principalmente de baixa renda.

Melhora na qualidade de vida das pessoas

Além de possibilitar o aumento do consumo de legumes, verduras e frutas, uma horta urbana pode ser conduzida de acordo com as regras de um manejo orgânico.

Dessa maneira, as pessoas têm fácil acesso a produtos livres de agrotóxicos, diminuindo o risco de desenvolver doenças relacionadas, proporcionando uma a melhora na saúde da população.

Recuperação do meio ambiente

Locais abandonados, degradados e que podem acabar se tornando alvo de despejos de materiais inadequados podem se transformar em hortas urbanas. Além de beneficiar toda comunidade, trazem mais beleza às cidades.

Conscientização ambiental

As hortas urbanas também proporcionam um senso comunitário maior entre as pessoas, além de contribuir para a criação de um senso de união e cuidado com os espaços públicos, respeito maior com o meio ambiente, e um estilo de vida mais saudável.

Comunidade aproveitando os alimentos da horta urbana
Se envolver em um projeto de horta urbana desperta o senso coletivo da comunidade.

É o primeiro passo, por exemplo, na criação de uma associação de moradores que poderá desenvolver outras ações em prol daquela comunidade.

No vídeo, confira um exemplo de horta comunitária. O projeto reúne um grupo de mulheres em Bauru/SP, e é fonte de renda e de nutrição:

Fonte: TV Unesp.

Conclusão

Portanto, como mostramos neste artigo, a implantação de uma horta urbana traz uma série de benefícios à população, qualidade de vida e meio ambiente.

Aliás, além de hortaliças e até frutas, é possível plantar outros vegetais, inclusive plantas medicinais que fazem tão bem à nossa saúde. O importante é ter iniciativa, conhecimento e criatividade.

Que tal reunir vizinhos ou amigos e criar uma horta naquele espaço que estava abandonado? Então, mãos à obra! No site da MF Rural, você encontra anúncios de mudas, sementes e todos os outros insumos necessários para a criação de uma horta.

Aproveite e acesse também o nosso artigo sobre estufa para plantas. Boa leitura!

Post Relacionado

Como plantar tomate-cereja

Como plantar tomate-cereja

Apesar de os tomates Salada Longa Vida e Italiano dominarem o mercado brasileiro, o tomate-cereja está ganhando cada vez mais…