Hortelã: como plantar em casa e os benefícios à saúde

Hortelã: como plantar em casa e os benefícios à saúde

Considerada uma erva medicinal bastante popular, a hortelã apresenta diversos benefícios à nossa saúde. Um dos mais conhecidos é o seu efeito tranquilizante, ajudando a reduzir sintomas de estresse e ansiedade no dia a dia.

Além das inúmeras qualidades, que iremos apresentar neste artigo, primeiramente é interessante destacar que se trata de uma planta resistente e de fácil cultivo, que pode ser feito até mesmo em vaso. Aliás, o aroma todo especial dela vai “tomar conta” do ambiente.

Neste post iremos apresentar o passo a passo para plantar e cultivar a hortelã em casa, de forma simples e fácil, além dos seus benefícios à nossa saúde. Confira!

Afinal, o que é a hortelã?

A hortelã, de nome científico Mentha spicata, é uma planta da família Lamiaceae, do gênero Mentha, originária da Europa e do sul da Ásia. Existem diversas espécies, embora a mais utilizada seja a hortelã-verde ou hortelã-da-horta.

Conforme já citamos, trata-se de uma erva popular e, além de ser usada em forma de chá, está presente em doces (balas e chicletes, por exemplo), drinks e pode ser usada como tempero.

Origem da hortelã uma das ervas mais antigas do mundo
Nativa da Europa e do Sul da Ásia, a hortelã é cultivada em todo o mundo. Está entre as ervas mais antigas utilizadas na culinária e medicina, com inúmeros benefícios à saúde.

Leia também: Temperos em vasos: veja como plantar e cultivar.

É difícil encontrar uma pessoa que não conheça ou que ainda não tenha provado o sabor da hortelã. Isso porque é uma planta muito difundida e que oferece diversos benefícios, incluindo fatores que podem melhorar a saúde.

Que tal plantá-la em casa? A seguir, vamos mostrar como cultivá-la em canteiros e em vasos.

Passo a passo de como plantar hortelã em casa

Se você mora em um apartamento, por exemplo, e não tem espaço para plantar fazer um canteiro, a melhor opção são os vasos.

É necessário usar um recipiente com 30 cm ou 40 cm de diâmetro, porque é preciso ter espaço para que as raízes se desenvolvam bem e as folhas cresçam fortes.

Plantio realizado em vasos
Que tal plantar hortelã em vasos? Com alguns cuidados simples, ela se desenvolve muito bem.

Confira outras dicas:

1- Escolha uma boa terra: a hortelã precisa de solo fértil e rico em matéria orgânica. Sendo assim, preencha um terço do vaso com composto orgânico e plante a muda. Complete o espaço ao redor dela com terra, que vai ajudar na sustentação da planta;

2- Coloque apenas uma muda da hortelã: por ser uma planta que cresce muito, não divida o espaço no vaso com outras espécies porque poderá prejudicar o desenvolvimento delas;

3- Cuidados com a iluminação: a hortelã se desenvolve melhor em ambientes com uma boa incidência de luz. Dessa maneira, coloque o vaso em local que tenha exposição à luz solar;

4- Regar regularmente: essa planta se desenvolve melhor em solo úmido. Dependendo da localização do vaso e se for em dias quentes, a rega pode ser feita duas vezes ao dia. Mas, atenção: o solo não deve ficar encharcado porque pode prejudicar seu desenvolvimento;

5- Proteja do vento: a hortelã é uma planta que tem seu crescimento prejudicado quando recebe muito vento e suas folhas tendem a ficar muito pequenas. Por isso, busque proteger o vaso com a hortelã.

Confira também: Estufa para plantas: tipos e funções.

Plantar em canteiros

Mas, se você mora numa casa com quintal ou jardim, provavelmente poderá fazer um cultivo maior diretamente na terra, sem a necessidade de um vaso.

Canteiro com o plantio de hortelã
Caso tenha quintal em casa, experimente fazer um canteiro com hortelã. Terá muitos benefícios à saúde e bem perto de você!

As recomendações de plantio e desenvolvimento da hortelã são praticamente as mesmas em relação ao cultivo em vaso. Aliás, lembre-se do detalhe da iluminação, ou seja, escolha uma área que receba incidência da luz solar durante boa parte do dia, e também que tenha um solo fértil.

Em cerca de um mês, sua hortelã já deverá pronta para ser colhida. Nesse sentido, basta cortar as hastes acima do primeiro ou segundo par de folhas.

A colheita de todas as hastes poderá ser feita até três vezes por ano, por até seis anos sem que seja necessário o replantio.

Vantagens de ter essa planta em casa

Agora que você já sabe como plantar e também fazer o cultivo, é o momento de conferir seu uso na culinária e alguns dos benefícios da hortelã ao nosso organismo.

Nos pratos principais, por exemplo, vai muito bem com carnes vermelhas e massas. Nas sobremesas, sempre dá o charme pontual e o frescor necessário.

Também é comumente utilizada em bebidas, como o suco de abacaxi com hortelã, ou até mesmo em caipirinhas e mojitos.

Culinária libanesa com quibe cru e frito
A hortelã é bastante utilizada na gastronomia. Na culinária libanesa, por exemplo, é usada em quibe cru, frito ou grelhado.

Benefícios da hortelã para a saúde

Além da utilização na gastronomia, é comum usar as folhas de hortelã para fazer chá, que ajuda em situações de indisposições, como náusea, dor de cabeça, má digestão, cólica menstrual e insônia. Basta ferver a água e acrescentar algumas folhinhas. Em poucos minutos o chá está pronto.

A hortelã contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e riboflavina. De acordo com estudos, essa erva tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.

Chá como benefícios à nossa saúde
O chã de hortelã é um poderoso aliado ao nosso organismo. Traz uma série de benefícios.

Veja também: Amora: confira como plantar e seus benefícios.

Outro benefício é no tratamento de doenças respiratórias (como asma e alergias), porque ajuda a desobstruir as vias aéreas. Basta fazer inalações com hortelã ou beber seu chá.

Além disso, alivia os sintomas da gripe, resfriado, dor de garganta e tosse seca.

No vídeo abaixo, confira algumas receitas práticas que utilizam essa erva medicinal e os seus benefícios à nossa saúde:

Fonte: Tua Saúde.

Conclusão

E então, gostou do conteúdo? Já está pensando em plantar hortelã na sua casa? Não perca tempo! No site da MF Rural você encontra todos os insumos necessários para dar início à sua horta.

Aliás, para você que gosta de ter em casa plantinhas como a hortelã, aproveite e acesse o nosso artigo sobre como plantar alecrim, que também traz vários benefícios à nossa saúde. Boa leitura!

Post Relacionado