Agritechs: o que são e como podem beneficiar a produção agrícola

Agritechs: o que são e como podem beneficiar a produção agrícola

A tecnologia tem desempenhado um papel crucial no agronegócio, permitindo que os produtores aumentem significativamente a produtividade da lavoura. A mecanização das tarefas agrícolas, por exemplo, foi um grande avanço que permitiu aos agricultores a possibilidade de produzir mais com menos mão de obra.

Além da mecanização, outros avanços tecnológicos nos últimos anos têm contribuído para o aumento da produtividade agrícola, como o sistema de sensoriamento remoto, telemetria, rastreabilidade, entre outras ferramentas de agricultura de precisão.

Nesse contexto, as agritechs podem fornecer várias soluções tecnológicas com o objetivo de melhorar a gestão das propriedades rurais.

Sendo assim, neste artigo vamos ajudar você a compreender melhor as agritechs, conhecer suas inovações e as melhorias que podem proporcionar ao seu agronegócio. Confira!

Leia também: Desafios e tendências para o mercado de Agricultura de Precisão no Brasil

O que é agritech?

As agritechs (ou agtechs) são startups de tecnologia voltadas a oferecer soluções inovadoras para o dia a dia do campo, contando com auxílio de ferramentas de Agricultura de Precisão, Inteligência Artificial (IA), Internet of Things (IoT) e Big Data, com o intuito de melhorar o gerenciamento e modernizar os processos produtivos nas propriedades agrícolas.

Sendo assim, essas empresas estão se tornando cada vez mais populares entre os agricultores – e também entre investidores – pois oferecem uma série de inovações em relação à gestão agrícola tradicional. Confira a seguir.

Homem no campo segurando tablet com software de gerenciamento agrícola
As agritechs oferecem soluções tecnológicas para gestão, monitoramento e melhoria dos processos produtivos nas lavouras.

Veja também: Panorama atual da indústria de máquinas agrícolas

Quais as principais soluções oferecidas pelas agritechs?

As agritechs têm se destacado como uma das principais forças motrizes da inovação no setor agrícola. Elas criam soluções com intuito melhorar a gestão agrícola, reduzir o uso de insumos e produzir mais alimentos com o mínimo impacto ambiental.

Existem várias áreas de atuação das agritechs, como biotecnologia, tecnologia em maquinário agrícola, armazenamento de alimentos, logística, gestão financeira e rastreabilidade, possibilitando aos agricultores o aumento da produtividade, a redução de custos e do impacto ambiental, a melhoria da qualidade dos produtos e a garantia da segurança alimentar.

Nesse contexto, as tecnologias mais comuns fornecidas pelas agritechs são as ferramentas de automação, que podem ajudar os agricultores a realizar suas tarefas diárias de forma mais eficiente. Além disso, elas podem oferecer soluções para monitoramento de solo e plantas, o que permite um melhor controle da qualidade da produção.

Confira algumas das principais soluções desenvolvidas pelas agritechs:

Sistemas de monitoramento climático

Os sistemas de monitoramento climático permitem ao agricultor coletar dados climáticos de forma automática e precisa na área desejada, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas e assertivas.

Manejo da irrigação

Os sistemas de irrigação inteligentes monitoram o solo e as plantas para determinar o momento e a quantidade de água necessária para cada área cultivada. Isso permite que os agricultores reduzam significativamente o consumo desse insumo em suas plantações.

Sistema de irrigação por pivô
O manejo da irrigação é uma das soluções oferecidas por agritechs.

Biotecnologia

Desenvolvimento de cultivares geneticamente modificadas, criadas para resistir a pragas e doenças, tolerar condições climáticas extremas e melhorar a qualidade das culturas, aumentando assim seu rendimento. Além disso, são desenvolvidos biofertilizantes e biodefensivos para o controle de pragas e doenças.

Agricultura de precisão

Algumas agritechs fornecem serviço de consultoria em agricultura de precisão, com uso de tecnologias para gerenciar a variabilidade espacial das lavouras.

Além da redução de utilização de insumos e otimização das operações, os agricultores podem identificar problemas pontuais mais rapidamente e com isso tomar medidas para corrigi-los antes que afetem significativamente a safra.

Gestão de propriedades

Empresas que fornecem soluções de gerenciamento de propriedades, podendo incluir o monitoramento de equipamentos e operações, gestão de estoque, entre outros.

Homem com tablet nas mãos em campo e colhedora ao fundo em operação
Algumas agritechs fornecem soluções de gerenciamento de propriedade que podem incluir o monitoramento de equipamentos e operações.

Monitoramento de pragas e doenças

Por meio do monitoramento via satélite, o agricultor pode acompanhar com maior precisão a evolução da sua lavoura e identificar áreas com possíveis problemas com pragas, doenças, estresse hídrico ou até mesmo deficiência de nutrientes e que necessitam de ação corretiva ou preventiva.

Alguns softwares são capazes de gerar mapas da área monitorada, permitindo a identificação de pontos com maior ou menor desenvolvimento vegetativo.

Confira também: O que são imagens NDVI e como elas ajudam na lavoura?

Rastreabilidade

As agritechs de rastreabilidade utilizam a tecnologia para monitorar todo o processo produtivo de alimentos e outros produtos agropecuários. Por meio de sensores, IoT, blockchain e IA, é possível identificar como e onde o produto foi produzido, garantindo assim sua qualidade e segurança alimentar.

Além disso, a rastreabilidade auxilia na gestão da cadeia produtiva pois facilita a identificação de possíveis problemas na produção, permitindo assim tomadas de decisões mais rápidas e assertivas.

Mulher segurando celular com sistema de rastreabilidade
A rastreabilidade garante não só a segurança alimentar como também a rápida identificação de possíveis problemas nos produtos ou no processo produtivo.

Qual o panorama das agritechs no Brasil?

A agricultura no Brasil continua em plena expansão. O setor representa cerca de um terço da economia do país. Segundo a Embrapa, a ciência e a tecnologia tornaram o Brasil um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Nesse contexto, de acordo com dados da Apex e Embrapa, nosso país atrai 90% dos investimentos em agritechs na América Latina. Além disso, entre 2019 e 2022 houve um aumento de 51% no número dessas empresas no Brasil, passando de 1.124 para 1.703.

Esse cenário mostra o potencial de crescimento dessa modalidade e o interesse externo de investimento em startups do agro no Brasil. A adoção das soluções das agritechs pode trazer diversos benefícios para os agricultores brasileiros, como redução dos custos com mão de obra, maior produtividade das lavouras, melhor qualidade dos produtos, menor impacto ambiental e aumento da lucratividade.

Veja no vídeo abaixo uma breve explicação sobre as agritechs:

Fonte: Guto Quirós – Ovinocultura e Agronegócio.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e deixe mais pessoas bem-informadas sobre as agritechs! Aproveite e acesse também nosso artigo sobre o que é e como implementar o ESG no agronegócio. Boa leitura!

Post Relacionado