Aplicativos facilitam o trabalho de produtores rurais

Aplicativos facilitam o trabalho de produtores rurais

Os avanços tecnológicos no agronegócio deixaram de ficar limitados apenas às máquinas e implementos utilizados no campo.

Hoje chega à mão e bolso do produtor através dos muitos aplicativos para tablets e celulares disponibilizados por diversas empresas que se dedicam a criar esses facilitadores.

São ferramentas úteis que podem simplificar muito o trabalho e dar suporte em diversas atividades do ambiente rural.

Selecionamos alguns aplicativos gratuitos e em português que podem equipar os telefones de produtores e facilitar a detecção de pragas até o planejamento agrícola.

agricultora com ipad observando colheitadeira trabalhando
Novos aplicativos agropecuários surgem a todo momento

AccuWeather

A previsão meteorológica é essencial para o campo, e o AccuWeather é um dos melhores apps do gênero. Com previsão do tempo precisa, relatórios ao vivo, alertas de chuvas e outras funcionalidades, esse aplicativo é uma ferramenta de uso diário em lavouras e na pecuária.

O AccuWeather está disponível na Google Play e App Store.

AgroMercado

Além de ficar por dentro do tempo, o produtor rural também precisa ficar atento às cotações agropecuárias. E com o AgroMercado, é possível acompanhar a maior parte delas com atualizações diárias de centenas de itens. É bem mais prático que ter que navegar pela internet atrás dessas informações.

Ele está disponível na Google Play e, segundo os desenvolvedores, deve ganhar uma versão para iOS em breve.

Adama Alvo

O Adama Alvo é um app que ajuda a identificação de pragas no campo por meio de um extenso banco de imagens e informações sobre as principais ameaças às lavouras brasileiras. E se o produtor não encontrar a praga que está em sua produção, pode enviar uma foto pelo app que a equipe ajudará na sua identificação.

Baixe o Adama Alvo na Google Play e App Store.

Jacto SmartSelector

O Jacto SmartSelector é o aplicativo da Jacto que ajuda na escolha dos bicos de pulverização ideais. A definição do bico de pulverização mais adequado para uma lavoura varia de acordo com clima, cultura, produto e outras variáveis. O app avalia todas elas e sugere os bicos mais adequados.

O Jacto SmartSelector está disponível na Google Play, App Store e Microsoft Store

BNDES Agro

O BNDES Agro é um app informativo com as principais linhas de crédito do BNDES para o setor. É interessante para ter uma visão completa das opções de financiamento para o produtor rural e, além disso, ele também conta com um calendário de eventos de agricultura e pecuária.

Baixe na Google Play e App Store.

Lynx Dashboard

Esse é um dos apps mais interessantes para gestores que gostam de ficar por dentro dos dados e indicadores da propriedade rural. Com base em dados que podem ser obtidos em sistema ERP ou, até mesmo, em planilhas do Excel, ele disponibiliza as informações de forma visual e bem prática.

O Lynx Dashboard está disponível para download na Google Play e App Store.

FieldNET

O FieldNET é um app de gerenciamento de equipamentos e monitoramento de irrigação. Com ele, é possível controlar remotamente pivôs e outros mecanismos de irrigação, acompanhar a umidade do solo e outras funcionalidades.

O FieldNET está disponível na Google Play e App Store.

AEGRO

O AEGRO é um app de gerenciamento rural que facilita a vida do produtor com sistemas de fácil usabilidade que podem auxiliar na lavoura. Ele conta com funcionalidades para planejamento e orçamentos de safras, monitoramento de pragas, controle de estoque, controle de custos e muitas outras.

O AEGRO está disponível na Google Play e App Store.

CUSTO FÁCIL

O aplicativo Custo Fácil é voltado para criadores de suínos e aves e conta com ferramentas para estimar o custo da produção de frangos de corte, suínos em creche e produção de leitões.

Desenvolvido pela Embrapa, está disponível na Google Play.

JETBOV

O Jetbov é um app de gestão pecuária que registra todo tipo de informação sobre os animais da propriedade, como peso, vacinas, procedimentos veterinários e lote. Mais eficaz que um caderno de anotações, ele agiliza os processos do setor.

Está disponível na Google Play e App Store.

PASTO CERTO

Também voltado para a pecuária, o Pasto Certo é um app com informações completas sobre os principais tipos de pasto do país, os cuidados e a melhor utilização de cada um deles. É desenvolvido pela Embrapa.

Baixe na Google Play.

GENERAL DO CAMPO

Voltado para a gestão de equipamentos agrícolas, o General do Campo é um app que funciona como uma calculadora para auxiliar os processos de mecanização agrícola.

Está disponível para download na Google Play.

$UPLEMENTA CERTO

Feito em uma parceria da Embrapa com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o $uplementa Certo é um app que permite que produtores de bovinos comparem rendimentos de produtos de suplementação com eficiência e praticidade.

Pode ser baixado na Google Play.

WEBGIS

O WebGIS é uma plataforma de visualização de mapas e dados no campo. Permite a criação de mapas customizados da propriedade e pode ser utilizado para potencializar a gestão agrícola com uma organização melhor das áreas cultiváveis.

Disponível na Google Play.

APPLEITE

Mais um app da Embrapa, o AppLeite é uma biblioteca de informações úteis para produtores de leite. Recheado de conteúdo produzido por especialistas, ele é baseado em trabalhos de pesquisa no setor.

Baixe na Google Play.

CONSÓRCIO ANTIFERRUGEM

O app do Consórcio Antiferrugem é uma ferramenta no combate à ferrugem asiática, uma das piores pragas para produtores de soja. Com ele, é possível acompanhar a dispersão da doença no Brasil e verificar onde foram registradas ocorrências.

Baixe na Google Play e App Store.

AGRITEMPO

O Agritempo é mais um app de previsão meteorológica, que pode ser uma opção interessante para produtores. Além de monitorar o tempo, ele também apresenta mapas de índice de seca e histórico de chuvas.

O Agritempo está disponível na Google Play.

DOUTOR MILHO

O Doutor Milho é um app da Embrapa voltado para cultura do milho. Além de contar com informações sobre sua produção, o aplicativo também permite o cadastro e acompanhamento de talhões.

Está disponível para download na Google Play.

REVISTA GLOBO RURAL

Com todo conteúdo da revista impressa Globo Rural, esse aplicativo pode ser uma alternativa mais prática que navegar pela web em busca de reportagens ou vasculhar pilhas de revistas antigas.

Ele está disponível na Google Play e App Store.

Veja no vídeo abaixo, um aplicativo que auxilia o produtor de leite:

Fonte: Embrapa.

Acompanhe nosso blog e veja outras matérias importantes do mundo do agronegócio.

Precisando comprar ou vender produtos rurais? Acesse nossa plataforma de vendas.

Post Relacionado